Prepare-se para o Vestibular de Inverno e conheça os critérios avaliados na redação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Prepare-se para o Vestibular de Inverno e conheça os critérios avaliados na redação

Laura Scheren Dalpiaz

Elaborar uma redação para o vestibular é algo que sempre preocupa os candidatos. Desde o Ensino Médio, na verdade, os jovens já começam a se preparar para este momento durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Mas o que deve ser, de fato, observado? Neste 10 de junho, Dia da Língua Portuguesa, a coordenadora da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques e coordenadora da redação no Vestibular Unijuí, Laura Scheren Dalpiaz, dá dicas para quem precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo.

“No 3º Ano do Ensino Médio, os professores já enfatizam este tipo de texto, que é o que a Unijuí utiliza como parâmetro de redação em seus vestibulares. Ele tem uma estrutura formal, que pode ser inclusive consultada na internet ou em livros clássicos, como ‘Do texto ao texto’, de Ulisses Infante, e ‘Lutar com palavras: coesão e coerência’, de Irande Antunes”, explicou a coordenadora, lembrando que ambos os livros estão disponíveis para consulta na Bumom.

Especialmente no Vestibular de Inverno, que conta somente com uma prova de redação, o texto é extremamente importante. O tema, um dos quatro critérios avaliados, tem peso 200. “O candidato precisa demonstrar compreensão ao enunciado proposto e desenvolver o texto adequado ao tema. Todos os temas do Vestibular de Inverno pedem uma proposta de intervenção, que segue a linha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do próprio texto dissertativo-argumentativo”, reforçou Laura.

O segundo critério, que tem peso 360, refere-se à clareza de ideias, à consistência argumentativa. Neste ponto é avaliado o quanto o sujeito sabe sobre o tema. Já no terceiro critério avalia-se a qualidade da abordagem, com peso 200. “Nesse ponto, o candidato precisa mostrar a sua criatividade, trazendo questões pertinentes ao texto.”  Por fim, no quarto critério, com peso 240, é avaliado o uso adequado da linguagem escrita, respeitando o código linguístico e os padrões sintáticos da Língua Portuguesa.

“O candidato pode zerar a redação se fugir do tema, se apresentar muitos erros ou não desenvolvê-la adequadamente, escrevendo, por exemplo, apenas um parágrafo. É necessário ter cuidado: realizar uma introdução, desenvolver e concluir o texto”, ressaltou.

Outro ponto importante é o plágio. Laura lembra que no Vestibular de Inverno, como as provas acontecem de forma online, os candidatos preenchem uma autodeclaração de que não vão usar pesquisas, mas a própria memória, na produção do texto. “Se a banca entender ou desconfiar que o texto não é de autoria da pessoa, e se isso for confirmado, é possível zerar a redação”, observa.

A Unijuí está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno até o dia 9 de agosto. Para mais informações, basta acessar unijui.edu.br/vestibular-presencial.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.