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EFA realiza simulado para o Enem

A EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, dando continuidade aos preparativos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, realizou nos dias 27 de maio e 3 de junho o primeiro simulado com os alunos do 2º e 3º Ano do Ensino Médio. As iniciativas visam reforçar as aprendizagens dos estudantes que farão o exame, que é considerado uma porta de entrada para o Ensino Superior. Este ano, o ENEM será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. 

O simulado teve a parceria da SOMOS Educação, seguindo os mesmos moldes adotados para a prova oficial, sendo realizado em dois dias, de acordo com as áreas do conhecimento e a redação, com vistas a simular este momento aos alunos e prepará-los para os futuros exames que cada um vir a realizar. 

A estudante Cindy Goettems, do 3º ano, fala da importância de aproveitar a oportunidade que a escola está proporcionando. “O simulado me proporcionou um momento de autoconhecimento em relação aos conteúdos propostos, além de me preparar para os futuros desafios acadêmicos, tendo uma experiência realista das condições que um exame formal impõem. Uma experiência desafiadora, mas estimulante! Agora eu sei em quais áreas devo intensificar meus estudos. O simulado me ajudou a aprender que administrar o tempo é essencial, e que essa habilidade  será crucial nas próximas avaliações. Oportunidades como essas são essenciais para que os alunos possam ter um contato com o futuro. São estas iniciativas que trazem diferenciais para a proposta pedagógica da EFA”, destaca.  

Os alunos já participaram, no dia 24 de maio, de um aulão de redação no Profissional do Futuro da Unijuí, considerado o maior evento da Universidade, voltado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Neste dia, os jovens também puderam conhecer os diversos cursos de graduação ofertados pela Instituição. Ambos os momentos foram de grande aprendizado, mostrando as possibilidades futuras que se apresentam aos alunos da Escola. 

“A EFA sempre busca oferecer aos seus alunos inúmeras oportunidades para melhor prepará-los para os processos de ensino e aprendizagem, fazendo uso dos diferentes espaços que temos à disposição e de parceiros que se somam nestes processos”, destacou a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais e Ensino Médio, Vivian Belter Lunardi.


Alunos da EFA têm aulas práticas no Laboratório de Microscopia da Unijuí

Com o objetivo de potencializar o processo de ensino e aprendizagem e proporcionar aos estudantes uma familiarização com o ambiente acadêmico, a turma 221 do Novo Ensino Médio da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, teve aula no Laboratório de Microscopia da Unijuí nesta semana. Acompanhados pelo professor de Biologia Murilo Antonio S. Miquelucci, os estudantes foram recepcionados pela técnica e bióloga Isabela Franciscatto, que explicou como utilizar os equipamentos e os cuidados necessários ao manusear as lâminas histológicas. 

A tarde de estudos no laboratório proporcionou a análise de diferentes tipos de tecidos do corpo humano (conjuntivo, ósseo, epitelial e adiposo). Segundo o professor Murilo, abordar a diversidade celular dos vertebrados durante as aulas sempre é um desafio, exigindo que os alunos muitas vezes tenham que apenas idealizar algumas estruturas na sua imaginação, mesmo com o auxílio de recursos digitais e livros. “Podendo utilizar estes espaços e materiais, o processo de aprendizado dos alunos se torna muito mais rico, uma vez que eles conseguem vivenciar os conceitos teóricos trabalhados anteriormente, de uma forma prática, se aproximando de situações reais em que os conteúdos abordados durante as aulas são tão necessários”, disse.
Essa já é uma prática utilizada na escola por todas as etapas de ensino, porém neste ano, as turmas do Novo Ensino Médio da EFA contam com um turno fixo de atividades no campus da Unijuí, tendo como objetivo qualificar o ensino e, assim, ampliar as aprendizagens dos estudantes através da utilização da infraestrutura disponível no campus, bem como oportunizar a eles o acesso ao ambiente acadêmico ainda durante a Educação Básica.




EFA promove roda de conversa sobre alimentação saudável na infância

Na última quarta-feira, 24, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, recebeu na turma A31 da Educação Infantil, a  professora Karina Ribeiro Rios, do curso de Nutrição da Unijuí. Na roda de conversa a nutricionista trouxe alguns comportamentos, possibilidades e indicações de uma alimentação mais saudável, demonstrando também o que é importante e o que é dispensável na alimentação.

Desde pequenas as crianças precisam ser incentivadas a conhecerem e terem hábitos alimentares saudáveis. De acordo com a BNCC, os objetivos gerais para o ensino de alimentação saudável na Educação Infantil, priorizam o conhecimento sobre os grupos alimentares e suas funções nutricionais, desenvolvendo nas crianças o gosto pelos alimentos, principalmente in natura.

A atividade integra a Jornada de Pesquisa cinematográfica proposta para esse ano na Escola, em que as crianças estão trabalhando ações e conhecimentos a partir do filme Ratatouille, uma comédia que narra a história de um rato que sonha ser chef de cozinha.


Conexões EFA promove debate sobre a desinformação e crimes virtuais

Na tarde da última quinta-feira, 25, o projeto Conexões EFA promoveu para os estudantes do ensino médio um debate sobre a desinformação e crimes virtuais da atualidade com os professores universitários Tiago Protti Spinato e Fernanda Ribeiro Spinato. Na oportunidade, foram debatidos os alertas para os inúmeros tipos de problemas que colocam em risco a segurança das pessoas por meios digitais.


EFA/Unijuí Três Passos promove a Semana da Enfermagem

Na segunda, quarta e nesta quinta-feira, o curso Técnico de Enfermagem da EFA/Unijuí Três Passos realiza a Semana da Enfermagem 2023, tendo como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Caridade de Três Passos.

O mês de maio é marcado pela história da enfermagem, sendo mundialmente lembrado pelos trabalhos realizados pela precursora, Florence Nightingale, enfermeira britânica que dedicou sua vida para cuidar da vida dos soldados feridos na guerra da Criméia. Florence acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes, e é este preceito que fundamenta sua teoria - a Teoria Ambientalista. Assim, a teórica tornou-se conhecida pelos seus atos que trouxeram resultados inovadores ao tratamento de doentes, e que são utilizados até os dias atuais.

Neste evento, a abordagem vem refletir o autocuidado de cada profissional da área da saúde. A enfermeira Dorotheia Orem ensina, em sua teoria do autocuidado, que é necessário realizar atividades de autocuidado e a exigência terapêutica de autocuidado. Para ela, o autocuidado é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar.

“Neste sentido, o evento tem como principal objetivo incentivar os profissionais de saúde no seu autocuidado, lembrando que se não estamos bem com nós mesmos, não conseguiremos cuidar do outro. Enfermagem não é vocação e, sim, a realização e desejo de cuidar de si para poder cuidar do outro e se realizar profissionalmente”, destacou a professora e enfermeira Sandra Leticia Righi Furini.

A conversa com a médica ginecologista e obstetra Fabiana G. F. Sartori trouxe a reflexão com o tema “Um olhar para dentro de si”. Ela apresentou exemplos de motivação, cuidado e realização pessoal entre equipes de enfermagem no combate à pandemia de Covid-19. Também propôs uma reflexão sobre a importância da empatia consigo mesma e com aquele que irá prestar o atendimento. 

Ao longo do evento, serão abordadas várias questões ligadas a cuidados. Ontem, o médico José Chaves Ortiz falou sobre Ansiedade x Depressão e hoje, dia 18, acontece a palestra da professora de Direito, Janaina Machado Sturza, sobre Direito à Saúde.

Conforme lembra a professora Sandra, a enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidade básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação. É recuperar, manter e promover sua saúde, contando, para isso, com a colaboração de outros grupos profissionais.


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