Rede de solidariedade produz materiais para o trabalho de profissionais da Saúde - Unijuí

Em meio a crise provocada pela pandemia, ações solidárias vêm sendo realizadas em todo o mundo. Com o objetivo de unir-se a essa corrente e contribuir no combate ao Coronavírus, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), por meio do curso de Design, e o Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da Unijuí aliaram esforços para produzir máscaras e aventais aos profissionais da saúde.

As professoras Diane Johann, do curso de Design, e Heloísa Eickhoff, do DCVida, coordenam a ação. “Pensamos em como poderíamos ajudar, enquanto curso. Então surgiu a ideia da confecção de máscaras e aventais, pois temos em nossos laboratórios e máquinas de costura que poderiam servir para essa produção”, relata Diane.

Ao mesmo tempo, a professora Heloísa estava mobilizando professores e voluntários para atender a uma solicitação da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), para onde os materiais serão destinados após a confecção. “Em função dessa necessidade, nos preocupamos também em organizar questões técnicas: quais são os critérios? Como vamos produzir?”, conta a professora Heloísa. Em 15 dias de trabalho mais 1,6 mil materiais foram produzidos e já estão em uso pelos profissionais de saúde da região.

Dessa forma, as ideias se encontram. O HCI fornece o material e estudantes dos cursos realizam os cortes das peças nos laboratórios de Design, que são encaminhados posteriormente a costureiras voluntárias, entre elas o grupo “Máscaras do Amor”. Os equipamentos e espaço também estão disponíveis para pessoas da comunidade em geral, que desejam doar seu tempo e habilidade para confecção das máscaras e aventais, por meio de agendamento pelo telefone 55 9 9119 6396 (Laura).

A professora Heloísa destaca a importância da união entre as pessoas, do voluntariado e da atuação da Universidade em demandas comunitárias. “Assim se constrói alternativas e conseguimos vencer os obstáculos. Estamos juntos nessa luta e tentando contribuir da melhor maneira possível”. Por sua vez, a professora Diane ressalta: “além de ajudarmos quem está precisando nesse momento, está sendo um grande aprendizado para todos os envolvidos. Vários alunos que se dispuseram a ajudar tinham pouco ou nenhum conhecimento de corte ou costura e estão lá tentando, fazendo, aprendendo”, complementa.