Unijuí organiza calendário de recuperação de atividades presenciais com protocolos de segurança - Unijuí

A Unijuí, desde o dia 19 de março, em razão da pandemia, está cumprindo o calendário acadêmico dos cursos presenciais de forma online. O primeiro semestre já está se encaminhando ao final desta forma, porém, algumas disciplinas que envolvem atividades práticas ou estágios, precisam ser realizadas presencialmente. Desta forma, a Universidade está organizada para atender estas demandas, no intuito de garantir que os estudantes não tenham prejuízo acadêmico e possam realizar estas atividades com segurança.

As primeiras práticas iniciaram nesta quarta-feira, dia 24 de junho, para estudantes de Agronomia e Engenharia Civil, seguindo a Portaria do MEC nº 544/2020 que regulamenta diversas situações e também autorização dos Governos Estadual e Municipal, a partir de um Plano de Contingência e calendário apresentado pela Universidade.

As atividades vão acontecer de forma gradual, escalonada, evitando aglomerações, dando preferência, neste momento, para turmas de formandos. Cada curso está organizando um calendário de recuperação de aulas práticas e, segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, nem todas as turmas vão conseguir recuperar de imediato estas aulas, o que também deve ocorrer ao longo do segundo semestre. Outras medidas de segurança adotadas são medição de temperatura, uso obrigatório de máscara e outros EPI’s, além da disponibilização de álcool em gel.

A Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, gravou um vídeo comentando estas questões. Confira na íntegra:

Atividades presenciais e online

Considerando a Portaria MEC nº 544/2020, publicada no dia 17/06/2020, que autorizou a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, bem como o Plano de Distanciamento Controlado implantado no Estado do Rio Grande do Sul, autorizando o retorno ao presencial apenas dos estágios e das atividades práticas de laboratório de pesquisa e ensino, a Unijuí publicou portaria própria, regulamentando diversas situações, entre elas:

A Portaria MEC nº 544/2020, ao autorizar a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, ressaltou que essa é uma opção da instituição de ensino. Neste sentido, reafirmamos que nossa real expectativa é de retornarmos à presencialidade de todas as atividades dos cursos de graduação tão logo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul permita, o qual semanalmente está reavaliando a política de enfrentamento ao COVID-19 e atualizando as normativas e protocolos. De qualquer maneira, as atividades acadêmicas do 2º semestre começam no dia 03 de agosto, conforme previsto nos calendários institucionais.

Cada curso de graduação está construindo o cronograma de retorno e de recuperação das atividades práticas presenciais e de estágio, o que acontecerá a partir do dia 24 de junho de 2020, priorizando o retorno gradual e escalonado ao presencial das turmas que têm estudantes formandos nos 1º e 2º semestres deste ano e somente daqueles cursos que possuem a necessidade de realizar tal atividade neste momento.

Alguns cursos irão recuperar as atividades práticas e estágios somente em meados de agosto, considerando especialmente o cenário de redução ou agravamento da pandemia e os critérios estabelecidos no Plano de Distanciamento Controlado. Isso será comunicado a cada turma.

Confira Nota oficial sobre esta situação na íntegra neste link