.jpeg)
Na última semana, acadêmicos do Projeto de Pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos (Plamedic) e do curso de Farmácia da Unijuí receberam estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental da EFA. A visita integrou os estudos sobre plantas medicinais realizados pelos alunos, que participaram de diversas atividades práticas na Universidade.
Segundo a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Collet, a experiência teve caráter sensorial e educativo. “Realizamos uma oficina onde os alunos puderam cheirar, tocar e identificar diferentes plantas. Eles também receberam amostras, compreendendo que nem todas as plantas podem ser ingeridas, pois algumas têm uso apenas externo, apresentando, ainda, odores e compostos químicos distintos”, destacou.
Durante a atividade, os estudantes acompanharam a extração de óleos essenciais, sentiram os diferentes aromas e conheceram alguns de seus efeitos farmacológicos. “Promovemos ainda uma oficina de identificação de cheiros, em que os alunos testaram sua percepção ao relacionar os óleos essenciais às plantas de origem. Ao final, confeccionaram um sachê com plantas e óleos essenciais, percebendo como esses recursos podem ser utilizados no cuidado com a saúde”, acrescentou a professora.
Para Christiane, a iniciativa foi bastante positiva, pois aproximou as crianças do universo acadêmico. “Atividades como esta nos permitem abrir as portas da Universidade para estudantes desde as séries iniciais, apresentando tanto o trabalho desenvolvido nos cursos de graduação, como o de Farmácia, quanto nos grupos de pesquisa, como o Plamedic”, concluiu.

.jpeg)

