Apaixonada pelo estudo do desenvolvimento humano, a egressa do curso de Pedagogia da Unijuí, Letícia Eduarda Pereira Bottker, acredita que a neurociência tem muito a contribuir com a educação, pois permite compreender os processos cerebrais subjacentes à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil. Não por acaso, ela levou esse interesse para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “O desenvolvimento das funções executivas na Educação Infantil: a prática pedagógica como mediadora do processo de aprendizagem”.
“Ao estudar as funções cognitivas, emocionais e sociais, a neurociência ajuda a identificar fatores que favorecem ou dificultam a aquisição de habilidades essenciais, como as funções executivas — determinantes para o controle inibitório, a flexibilidade cognitiva e a tomada de decisões. Essas habilidades são fundamentais ao longo de toda a vida, influenciando o sucesso acadêmico, as relações interpessoais e a capacidade de adaptação a diferentes desafios”, explica a egressa, que contou com a orientação da professora Marta Estela Borgmann.
O TCC foi caracterizado como uma pesquisa de natureza qualitativa, com uso de revisão bibliográfica e investigação empírica. As fontes bibliográficas foram selecionadas com base em sua relevância e atualidade. A etapa empírica foi realizada por meio de um questionário aplicado via Google Forms a professores da Educação Infantil, tanto de escolas públicas quanto privadas. O objetivo foi avaliar o nível de conhecimento dos docentes sobre o desenvolvimento cerebral na infância e, em especial, sobre a importância desse período para o desenvolvimento das funções executivas.
“Por se tratar de um Trabalho de Conclusão de Curso, houve momentos em que me senti nervosa e ansiosa quanto aos resultados. No entanto, por ser um tema que me encanta e desperta meu interesse, cada avanço na pesquisa me motivava. Além disso, com o apoio e as orientações da minha professora, pude aprimorar minhas ideias e me sentir cada vez mais animada com o que estava produzindo”, relata Letícia.
Os principais resultados da pesquisa indicaram que as professoras da Educação Infantil reconhecem a importância do desenvolvimento das funções executivas na infância e já utilizam estratégias pedagógicas intencionais para estimulá-las. Entre essas estratégias, destacam-se jogos e brincadeiras que promovem o controle inibitório, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva, como rodas de conversa, jogos de espera, atividades motoras e resolução de conflitos.
Entretanto, a pesquisa também revelou um conhecimento ainda superficial sobre conceitos do neurodesenvolvimento, como a poda neural e o funcionamento do cérebro na primeira infância. Embora as docentes demonstrem familiaridade com alguns aspectos da neurociência, a maioria relatou ter apenas um conhecimento intermediário sobre o tema, com variações nas respostas.
“Outro achado relevante foi que todas as professoras relataram conseguir identificar atrasos no desenvolvimento por meio da observação e da comparação com os marcos esperados. No entanto, elas também reconheceram a necessidade de apoio de especialistas, como psicólogos e neuropsicopedagogos, para encaminhamentos mais precisos”, complementa Letícia. Ela afirma que, por fim, os dados reforçam a importância da formação continuada dos professores, com foco no neurodesenvolvimento, como forma de enriquecer ainda mais as práticas pedagógicas e torná-las mais alinhadas às necessidades das crianças e ao seu potencial máximo de aprendizagem na primeira infância.
Agora graduada, Letícia pretende continuar se aprofundando no tema por meio de especializações, sempre buscando qualificar estratégias que favoreçam o desenvolvimento das crianças em sala de aula.
Na última terça-feira, dia 22 de outubro, estudantes do curso de Pedagogia pelo Parfor da Unijuí realizaram uma viagem de estudos à Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. A visita, coordenada pela professora Fabiana Ritter Antunes, contribuiu, como aponta, para a formação dos futuros pedagogos, oportunizando o contato direto com a realidade do ensino infantil e com um projeto educativo diferenciado.
A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) é, desde 2022, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Maria, que desenvolve de maneira indissociável as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com foco nas inovações pedagógicas e na formação docente, a partir do atendimento de crianças de 0 a 6 anos, com ingresso por meio de edital público e de acesso universal à comunidade em geral, com sorteio de vagas por meio eletrônico. Em sua proposta educativa está o foco no contexto de vida coletiva, o que, na UEIIA, tem se mostrado potente ao contribuir para as ações formativas na Educação Infantil.
A equipe da unidade explicou que trabalha no sentido de mobilizar o grupo para uma atitude responsiva com as crianças e suas infâncias, propondo diálogos e reflexões projetivas sobre a prática pedagógica na Educação Infantil. A equipe acredita que a relação ensino, pesquisa, extensão e inovação pode ser construída a partir e com as crianças, reverberando na qualificação de profissionais que com elas atuam.
Durante a visita, os acadêmicos da Unijuí puderam observar práticas pedagógicas, interagir com educadores e conhecer o dia a dia das crianças. “Cada momento foi uma rica troca de conhecimentos, que nos ajudará a refletir sobre a importância da teoria na prática e vice -versa, e sobre uma formação qualificada para a atuação na educação infantil”, reforçou a professora Fabiana Ritter.
A Unijuí formou no sábado, 3 de agosto, a primeira turma do curso de Pedagogia pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). No total, foram 25 pedagogos formados na solenidade ocorrida no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. A coordenadora institucional do Parfor, professora Taise Neves Possani, celebrou a graduação da primeira turma.
“Estamos muito felizes em poder concretizar a formação deste grupo de professores fazendo a sua segunda licenciatura. É uma grande alegria e também uma sensação de dever cumprido, pois a primeira turma do Parfor foi bastante desafiadora, por se tratar de um programa que, até então, era novo para nós. Porém, agora ele nos mostra um caminho muito frutífero e produtivo”, destacou.
O Parfor é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação da formação inicial de professores que estão em atuação junto à rede pública da Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondam à área em que atuam, além de estimular o acesso à pesquisa, a atualização e a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.
A coordenadora avalia a importância do Programa em duas dimensões. “Com o Parfor reafirmamos o compromisso da Unijuí como Instituição Comunitária que está comprometida com a formação na nossa região. Além disso, ele possibilita a qualificação de professores para que possam seguir atuando em escolas de Educação Básica, ainda mais qualificados”, finalizou.
A Pedagogia é uma ciência do educador. É assim que define a área a coordenadora do curso na Unijuí, professora Taíse Neves Possani. De acordo com ela, há uma ciência por trás de todo o contexto envolvendo a formação, que busca compreender os processos pedagógicos com foco na educabilidade humana e no quanto isso é imprescindível para a organização social.
Conforme a docente, o curso de Pedagogia abre um leque de possibilidades e tem um grande diferencial, que é a oportunidade de atuar em diversas frentes. “Muitas pessoas pensam e reduzem a Pedagogia a atuar junto a crianças, mas há vários espaços sociais em que os pedagogos atuam e transmitem um olhar pedagógico e educativo dentro das mais diversas organizações. É possível atuar em hospitais, em organizações não governamentais, entre outros tantos espaços”, destaca.
Taíse ressalta que a atuação profissional do pedagogo tem uma demanda alta, em especial na educação infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que é a principal atuação. De acordo com ela, as famílias estão trabalhando cada vez mais, o que influencia na inserção das crianças no meio escolar. “Os alunos estão indo cada vez mais cedo para a escola, então o curso de Pedagogia da Unijuí tem se adequado a essa nova realidade e buscado repassar aos acadêmicos as formas de ensinar e desenvolver a partir do cuidado e sobre esse processo que da educação”, comenta
Com intuito de formar profissionais capacitados, o curso de Pedagogia conta com espaços educativos como a Brinquedoteca e o Núcleo de Estudos das Licenciaturas, os quais possibilitam atividades práticas e de aprendizagem. Além disso, a formação incentiva e possibilita aos graduandos a realização de estágios e contratos já a partir do terceiro ano de curso, mesmo antes de se formar, com oportunidades de uma carreira sólida e com progressão salarial.
O curso está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno da Unijuí. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho, pelo site unijui.edu.br/vestibular/. Mais informações sobre o curso, detalhes sobre atuação, oportunidades e possibilidades ofertadas para o ensino na graduação podem ser obtidas no site da Unijuí.
Na manhã do último sábado, 22 de junho, aconteceu o Seminário de Estágio na Educação Infantil, realizado pela Turma 2 do curso de Pedagogia da Unijuí, ofertado por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Realizado no Centro de Eventos, o seminário teve como tema “Currículo e Docência na Educação Infantil”.
Coordenado pela professora Eulália Beschorner Marin, do curso de Pedagogia, e pela professora convidada da rede municipal de ensino, Aline Copetti, o seminário contou com a apresentação das vivências dos estudantes nas escolas, por meio dos seus estágios. “O dia foi dedicado ao brincar, à contação de histórias, mas também a um bate-papo sobre educação e sobre o fazer docente. Sobre o que podemos fazer para continuar tendo uma educação de qualidade”, explicou a professora Aline, destacando que os trabalhos apresentados, contando com fotos e relatos, demonstraram a rica vivência dos estudantes em sala de aula.
Na mesma linha, a professora Eulália elogiou a produção dos estudantes e o esforço que todos estão demonstrando ao cursarem a segunda graduação em Pedagogia. “Todos aqui já têm uma graduação, possuem especializações, e decidiram se desafiar a cursar Pedagogia, buscando dar um retorno ainda maior ao sujeito em sala de aula. O esforço que todos tiveram para manter a qualidade do trabalho é o que torna este sábado ainda mais rico”, completou.
No próximo sábado, dia 29, às 8h30, ocorrerá o Seminário de Estágio dos Anos Iniciais da Turma 1 do Parfor, também no Centro de Eventos.
Estudantes da primeira e segunda turma do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foram recepcionados no sábado, dia 2 de março, com uma aula inaugural. A atividade ocorreu no Centro de Eventos da Universidade, localizado no campus Ijuí.
Com o tema “Reflexões sobre crianças e educadores constituindo-se no cotidiano da Educação Infantil”, o evento contou com a palestra do Grupo de Estudos Pensadores da Infância, com Aline Copetti, Bruna Amorin, Diovana Silva, Géssica Hermes, Lúcia Friedhein e Taciele Fidêncio.
Iniciando a programação, os acadêmicos foram convidados a pintar uma faixa que simbolizava o momento de acolhida. A coordenadora do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Parfor, professora Marta Estela Borgmann, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou o planejamento para a formatura da primeira turma e a busca constante pelo aperfeiçoamento do curso.
Já a coordenadora institucional do Parfor, professora Taise Neves Possani, desejou um ótimo ano e destacou a importância do Programa para o aprimoramento dos educadores. “O Parfor tem um impacto social muito grande porque ele oportuniza que professores que já estão em atuação nas redes de ensino da Educação Básica possam seguir se qualificando. Para isso, ao longo da graduação, são oportunizadas muitas atividades, experiências e contatos com práticas exitosas, além de capacitações e viagens de estudos”, pontuou.
Logo após, o Grupo de Estudos Pensadores da Infância realizou uma dinâmica com música e interação entre os participantes, antecedendo a palestra que debateu o cotidiano da Educação Infantil.
O Parfor é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação da formação inicial de professores que estão em atuação junto à rede pública da Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondam à área em que atuam, além de estimular o acesso à pesquisa, a atualização e a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.
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