
Na Unijuí, o curso de Medicina segue a tendência nacional e está entre os mais procurados pelos estudantes. Isso se deve não apenas ao desejo de muitos em seguir a carreira médica, mas também aos diferenciais que a Universidade oferece em sua formação.
Com duração de seis anos e funcionamento em turno integral, no campus Ijuí, o curso prepara o futuro médico para compreender e intervir no processo saúde-doença em todas as suas dimensões, da promoção da saúde e prevenção de doenças à assistência e reabilitação, tanto no cuidado individual quanto coletivo, da atenção básica à alta complexidade.
A estrutura da Unijuí conta com laboratórios modernos, biblioteca atualizada e espaços que favorecem o aprendizado. O corpo docente é formado por professores com ampla experiência acadêmica e prática, garantindo uma formação sólida, humanizada e alinhada aos avanços da Medicina e às políticas públicas de saúde.
Diferenciais garantem uma formação completa ao estudante
Um dos grandes diferenciais do curso está na metodologia de ensino, baseada em metodologias ativas de aprendizagem. Desde os primeiros semestres, o estudante participa de atividades práticas em uma ampla rede de laboratórios e em diferentes cenários de atenção à saúde, como hospitais e unidades básicas. Essa vivência proporciona uma formação integrada, que alia teoria e prática de forma contínua e significativa.
A formação é interdisciplinar, valorizando o papel de cada área da saúde no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes que fazem do médico um agente transformador em sua prática profissional e na sociedade.
Outro destaque é o sistema de matrícula integral, que proporciona mais tranquilidade e organização ao estudante. O modelo permite o acesso e a confirmação da matrícula diretamente pelo portal, garantindo o cumprimento do percurso formativo no tempo previsto e a integralização de todas as disciplinas obrigatórias, salvo em casos de aproveitamento.
Preparação para o mercado: da atenção à gestão em saúde
Ao concluir a graduação, o egresso estará preparado para atuar com excelência na atenção à saúde, tanto no plano individual quanto no coletivo. Terá competência para realizar avaliações clínicas completas, formular diagnósticos, planejar e acompanhar tratamentos, além de desenvolver ações voltadas à melhoria das condições de vida e saúde das comunidades.
O profissional formado também estará apto para atuar na gestão e na educação em saúde, identificando e solucionando problemas nos processos de trabalho, promovendo a formação continuada das equipes e contribuindo para a construção coletiva do conhecimento e do cuidado.
Ao longo da graduação, o estudante passará por diferentes áreas da Medicina, adquirindo experiências para escolher com clareza a especialidade que pretende seguir.
Mais do que formar médicos, a Unijuí forma profissionais comprometidos com a ciência, com as pessoas e com o futuro da saúde.
E como participar do processo seletivo?
As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unijuí estão abertas e podem ser realizadas até o dia 1º de dezembro, às 17h, pelo endereço unijui.edu.br/vestibular-medicina. Ao todo, são ofertadas 40 vagas, sendo 30 para candidatos que farão a prova e 10 para quem optar pelas notas do Enem (edições de 2020 a 2024).
A prova presencial será realizada no dia 7 de dezembro, às 13h, no campus da Unijuí em Ijuí, composta por redação e 40 questões objetivas nas áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens.
Mais informações estão disponíveis na página do vestibular. Dúvidas podem ser encaminhadas para estude@unijui.edu.br ou pelo WhatsApp (55) 3332-0200.