
Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda desenvolveram um conjunto de ações para a Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), para qualificar a comunicação sobre o autismo e desmistificar conceitos ainda pouco compreendidos pela sociedade. A demanda chegou aos acadêmicos por meio da plataforma Sou Mais e foi trabalhada no componente curricular, na disciplina Projeto Integrador: Criação de conteúdo e narrativas, com a orientação da professora Rúbia Schwanke, e que envolveu também outras disciplinas do módulo 3 da Comunicação.
O trabalho incluiu desde a criação de uma nova marca, planejamento de comunicação digital e desenvolvimento de site www.teamorautismo.com.br até a produção de conteúdos educativos para redes sociais, vídeos em formato storytelling e até mesmo mascotes personalizados, pensados para representar diferentes características do espectro autista. A proposta foi oferecer não apenas materiais prontos, mas também orientações para que a associação pudesse seguir produzindo e compartilhando informações de qualidade por iniciativa dos próprios acadêmicos.
Segundo a professora Rúbia, a experiência foi marcante justamente por unir propósito social e prática profissional: “Quando a gente trabalha em nome de causas sociais, contribuindo e agregando o nosso conhecimento da área da comunicação para somar na vida das pessoas, esse sempre é o maior aprendizado. Cada causa social, cada problema ou dor que a gente consegue auxiliar a resolver é sempre muito valoroso e um novo aprendizado. E ver o brilho nos olhos dos alunos ao desenvolver esse trabalho e o orgulho que eles sentiram do resultado final é maravilhoso. É um trabalho maravilhoso, que me encheu de orgulho como professora”.
Além de atender necessidades imediatas da associação, o projeto impactou os estudantes ao proporcionar contato direto com famílias atípicas, especialistas e realidades até então pouco conhecidas. Essa vivência prática somou técnica, empatia e reflexão sobre como a comunicação pode transformar realidades.
Para Laura Dornelles Farias Coracini, uma das alunas participantes, a vivência trouxe aprendizado técnico e sensível. “A gente acaba aprendendo muita coisa na prática, mas também aplicou bastante conteúdo de aula. Também aprendemos a trabalhar com cliente real, com prazo apertado, com trabalho em grupo, que nem sempre é fácil, com produção de conteúdo de verdade. Mas um momento marcante foi a apresentação final, ver tudo pronto e a reação do demandante, dava pra ver que eles ficaram tocados, fez todo esforço valer a pena”.
O projeto se destacou não apenas pelo volume e qualidade das entregas, mas pela forma integrada como uniu diferentes áreas do conhecimento, alinhando estratégia, criação e tecnologia. O resultado foi um conjunto consistente de soluções que fortalece a comunicação da TEAmor e contribui para qualificar o debate público sobre o autismo, ampliando alcance, clareza e impacto social.
.jpeg)
Estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, participaram, nesta terça-feira, 17 de junho, de uma série de oficinas promovidas pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, e pelo projeto de extensão Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo.
As oficinas tiveram a proposta de ensinar elementos da comunicação aos estudantes da escola, que participam do projeto “Pequenas Grandes Histórias”, o qual visa a produção de curtas-metragens pelos próprios alunos. As oficinas foram realizadas nos turnos da manhã e da tarde e englobaram fotografia, edição, áudio e vídeo. Também foram feitas oficinas maiores sobre dicção e oratória e stop motion.
Conforme a coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí, professora Nilse Maldaner, este é um momento ímpar para estes estudantes, pois eles se aproximam mais dos elementos da comunicação audiovisual e, também, da Universidade. “Esperamos que essas oficinas possam agregar conhecimento e gerar mais ideias no processo de criação deles”, comenta.
De acordo com a coordenadora do projeto, a professor Alessandra Ribas, este é o quarto ano de projeto e de parceria com os cursos de Comunicação da Unijuí. “É um momento único, que merece atenção de todos pelo que foi dito, feito e falado e, depois, ocupado no trabalho final. É hora de colocar a mão na massa a partir de agora”, completa.
Ao todo, mais de 130 alunos da escola participaram das atividades e oficinas.

Créditos: Lucas Heck, estudante de Publicidade e Propaganda.
Na segunda-feira, 25 de novembro, foi realizada a abertura da Exposição “Fragmentos”, no hall de entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus Ijuí. O projeto, de autoria de Gabriel Cortes, estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, marca o produto final de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Gisele Noll.
Segundo o estudante, a exposição é um projeto experimental que tem como objetivo retratar, de forma única, as sensações e emoções vividas por pessoas com ansiedade por meio da fotografia artística. “O projeto fala sobre processos internos que eu mesmo vivenciei e ainda vivencio, sobre a convivência com a ansiedade e sobre encontrar a si mesmo através do autoconhecimento”, explica.
Outro ponto que motivou Gabriel a abordar a ansiedade em seu trabalho está relacionado à importância do tema, visto que o Brasil é um dos países com maiores índices de pessoas afetadas. “Realizar um projeto para alertar e sensibilizar as pessoas sobre o tema não poderia ser mais pertinente”, completou.
Para produzir a exposição, foram realizados três ensaios em diferentes locações, nos quais Gabriel explorou o contraste entre luz e sombra para transmitir maior profundidade e imersão às imagens. “Busquei trazer o conceito filosófico no qual acredito muito: somos feitos de sombra e luz”.
Entre as fotografias da Fragmentos, ele destaca como favorita uma em que o modelo olha para o horizonte, com o céu dominando a maior parte do enquadramento. “Apesar de simples acredito que ela comunica muito sobre o processo de encontrar a si mesmo e quando percebemos que na realidade somos um pouco de tudo, partes de um todo que compõem nossa personalidade, somos fragmentos”.
Por Martina Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
.jpeg)
.jpeg)
Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí realizaram o seu tradicional evento de Boas-Vindas “Trajetórias na COM”, na noite de quinta-feira, 14 de março, no Centro de Eventos do campus Ijuí.
A ocasião reuniu estudantes, dentre eles veteranos e calouros, egressos, professores e técnicos dos cursos. Com o objetivo de realizar a integração entre o grupo e promover um momento de networking e de troca de experiências e conhecimento.
Dessa forma, compareceram egressos que começaram sua trajetória profissional cursando Jornalismo ou Publicidade na Unijuí, para compartilharem momentos vivenciados durante a graduação e os caminhos que seguiram desde a formação.
A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, explica a motivação para realizar o evento. “Eu sempre busquei manter esse contato com os egressos, saber das vivências, das experiências deles e eu acreditava que era super importante aumentar essa integração”.
Na integração, os convidados compartilharam suas experiências, como a jornada de Caroline Costa, egressa de Publicidade e Propaganda, que contou como foi ser premiada pela Global Korea Scholarship (GKS) para realizar o seu mestrado em Relações Públicas e Publicidade na Coreia do Sul, e deu um conselho aos estudantes:
“Consigam experiências, qualquer tipo de estágio, e não tenham medo de aprender e ir atrás, de aprender novas habilidades. Vão e conquistem o seu lugar, porque isso vai ajudar muito, depois, quando vocês se inserirem em uma posição efetiva”.
A também egressa de Publicidade e Propaganda, Caroline Pizzutti, relatou como esse momento pode impactar os estudantes: “É ir além do que a gente um dia imagina poder fazer. Faz muita diferença esse tipo de evento, justamente para que a gente consiga visualizar e ter dimensão de onde o nosso curso nos faz chegar e de todas as possibilidades que a gente tem”, contou.
Nesse sentido, a estudante de Jornalismo, Keila Rosa, reafirma que o evento traz confiança para seguir a jornada após a graduação. “Inspira para ter uma noção de onde vamos chegar, quais são as possibilidades, e quais caminhos a gente pode traçar até lá.”
No evento também foi feita a entrega de troféus, como o intuito de homenagear os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no ano de 2022, conquistando no ano seguinte, em 2023, a nota máxima para o curso de Publicidade e Propaganda, e tornando a Unijuí a única universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, que obteve o conceito 5 no curso.
Para finalizar a noite, os calouros receberam as Boas-Vindas através do trote, que dá início à vida acadêmica.
A coordenadora Nilse demonstra empolgação para os próximos eventos, para reforçar essas interações entre estudantes e egressos e valorizar quem fez e faz parte da história dos cursos.“Já formamos em torno de 800 profissionais da área da comunicação, é muita gente e é muito bacana ver como cada um constrói a sua trajetória”.
Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias

De 11 a 14 de setembro, será realizada a “ComCafé”, Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A programação conta com uma grade diversificada de assuntos para os estudantes.
Ao longo da semana, os acadêmicos terão a oportunidade de participar de palestras que serão conduzidas por profissionais de diferentes áreas da comunicação. Abrangendo temas que vão desde o mundo do cinema até os bastidores do jornalismo, da publicidade à assessoria. O evento irá proporcionar a discussão de assuntos da contemporaneidade, das interpretações do conhecimento e das práticas sobre as tendências e desafios da indústria.
O primeiro dia da ComCafé, na segunda-feira, 11, às 19h30, será realizado no Centro de Eventos da Unijuí, sobre “Produção cinematográfica no Brasil hoje a partir da perspectiva de um diretor independente”, com o cineasta Luiz Alberto Cassol.
Na terça-feira, 12, no Centro de Eventos da Unijuí, a partir das 19h30, os convidados serão Everson Dornelles e Gherusa Cassol, que apresentarão o Projeto Primeira Pauta RBS.
Dia 13, na quarta-feira, às 19h30, Iana Furst abordará em sua fala “Criatividade e personalidade, essa é a receita de uma comunicação única”, sobre os segredos por trás de stories que conquistam e vendem, no Centro de Eventos da Unijuí.
Na quinta-feira, 14, às 19h30, no prédio da biblioteca, sala BIB 203 A, campus da Unijuí, Lara Elisane Silva irá falar sobre a área da Assessoria de Comunicação.
O evento é uma realização dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, do Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom), com apoio da Usina de Ideias e dos patrocinadores Sabor da Praça e Quitutes da Lu.
A inscrição pode ser feita pelo valor de R$ 30,00 pelo site unijui.edu.br/eventos.
Por Martina Dutra Neubauer, estudante do curso de jornalismo da Unijuí.
.jpeg)
A disciplina de Projeto Integrador (PI) de tema gerador “Empreendedorismo e Inovação”, ministrada pelas professoras Fernanda Pasqualini, Nilse Maldaner e Roselaine Filipin, realizou uma Feira de Empreendedorismo na segunda-feira, dia 26, com o objetivo de demonstrar os projetos desenvolvidos pelos estudantes de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. As apresentações aconteceram no Centro de Eventos do campus Ijuí e foram destinadas a demandantes, mentores, comunidade empresarial e de gestão pública.
O PI “Empreendedorismo e Inovação”, do primeiro módulo das graduações, tem como demandante a Criatec (Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica Unijuí). A professora do curso de Administração da Unijuí, Fernanda Pasqualini, explica que os trabalhos foram desenvolvidos a partir da ferramenta Canva, que engloba todos os aspectos de uma empresa.
“O PI de Empreendedorismo e a inovação buscou atender à demanda de estimular o empreendedorismo nos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, PP e Jornalismo. Para tanto, os estudantes foram desafiados a pensar em ideias de negócios”, explica Fernanda.
Para organizar as turmas, envolvendo mais de 50 estudantes, foram formados 11 grupos, que buscavam reunir conhecimentos das quatro áreas de conhecimento. Considerando que um dos aspectos requisitados no desenvolvimento do projeto era exercitar os conhecimentos transdisciplinares, aproveitando da interação entre as áreas, conforme explica a professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner.
“A importância desse olhar conjunto e dessa convivência com profissionais dessas áreas está relacionada ao entendimento de que a comunicação, a gestão e a área financeira são fundamentais para o olhar sobre novas propostas de negócios de atuação empreendedora e nesse sentido essas áreas se complementam”, comentou Nilse.
A estudante de Ciências Contábeis, Eduarda Almeida, conta que a experiência, ao possibilitar ter contato com outros cursos, a incentivou a pensar fora da caixa para desenvolver em conjunto uma ideia inovadora. "Ao trabalhar com colegas de cursos distintos, cada componente do grupo pode se destacar na sua área de conhecimento e dividi-lo com os demais colegas”.
Os estudantes foram orientados pelos mentores: Aline Guarda, do Sebrae, Matheus Bassi, da PlanejarMKT, Marjana Gasparetto Casarotto da ACI, Rafael Sarmento Ferreira, do Mais 1 Café Ijuí, e Maria Odete Palharini, da Criatec.
A apresentação final foi realizada no formato de uma Feira de Empreendedorismo, abrindo possibilidade para defenderem a própria ideia de forma diferenciada e inovadora. “Cada um dos 11 grupos se organizaram para estar expondo as suas ideias de uma maneira que eles procurassem vender a ideia do seu negócio para pessoas convidadas de fora, gerando então esse envolvimento, a experiência, um engajamento com a proposta que eles estavam apresentando”, explicou Nilse.
O grupo da estudante de Jornalismo, Carolina Gomes, idealizou uma agência de marketing de influência, com o propósito de facilitar contatos e ligar criadores de conteúdo às marcas. Durante a feira, o grupo apresentou a proposta utilizando o Canvas, representando a identidade visual e compondo o cenário com uma ring light, para elucidar do que se tratava o projeto. “Também produzimos um protótipo de Instagram e site, canais que a empresa trabalharia, para possibilitar a melhor idealização do projeto”.
Os negócios desenvolvidos pelos estudantes foram apresentados na Feira de Empreendedorismo, contando com a presença de avaliadores que compartilharam suas considerações às ideias de negócios dos estudantes. Entre os avaliadores, além dos mentores já mencionados, houve a participação dos convidados Rodrigo Bernardi Rodrigues, do Sindilojas Ijuí, Diego Ferreira, da PlanejarMKT, Luciane Fabrin Schneider, representante do Sindicato dos Contadores de Ijuí e o diretor da escola Senac Ijuí RS, Paulo Krüger.
Egresso de comunicação da área de Publicidade e sócio fundador da PlanejarMKT, Matheus Bassi incubou sua empresa na Criatec e foi um dos mentores e avaliadores do projeto. “Durante o processo, pude orientar os alunos, fornecendo insights para aprimorar suas abordagens”, conta Matheus. “Na Feira de Empreendedorismo, os estudantes apresentaram seus trabalhos de forma excepcional, com qualidade e profissionalismo”, afirma.
A egressa de comunicação social, a relações públicas Marjana Gasparetto Casarotto, representou a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), e foi uma das mentoras que acompanhou a turma no início do semestre e esteve presente na avaliação das propostas. “Agora, tive a oportunidade de assistir as apresentações dos planos desenvolvidos ao longo do semestre, e posso dizer que os resultados foram muito satisfatórios. Os alunos fizeram pitchs nota 10”.
Representando o Sebrae, a egressa de Administração, Aline Guarda, destaca que o PI coloca os estudantes em uma postura mais ativa, saindo da posição de expectadores. “Poder ouvir e contribuir com o desenvolvimento dessas ideias e alunos foi um momento muito especial e também comprovou a importância deste novo modelo de atuação onde o aluno tem seu comportamento e sua visão mais voltado ao empreendedorismo”.
“Foi um desafio bom, que me levou a ver o mundo empreendedor de uma maneira completamente diferente, me levou a olhar como um empreendedor”, destacou o estudante de Administração Gustavo Porazzi, que está cursando o primeiro semestre da graduação. “Foi uma ótima experiência, que me trouxe muito aprendizado e amizades que vou levar. Estou muito ansioso para os próximos PIa que vão vir”, completou.
Por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.