Estudantes e professores participaram, na noite desta terça-feira, 11 de março, da aula inaugural do curso de Fonoaudiologia da Unijuí. A atividade, que aconteceu no Centro de Eventos, contou com o tema "Construindo Caminhos de Trans(formação) na Fonoaudiologia".
“É uma grande alegria receber uma turma tão numerosa para este momento. O expressivo número de estudantes reflete a relevância do nosso curso, a busca dos alunos por uma formação de excelência e a alta expectativa da nossa comunidade em acolhê-los", afirmou a coordenadora do curso de Fonoaudiologia, professora Vanessa Araújo.
Para trabalhar o tema, foi convidada Glória Charão, que é fonoaudióloga, doutora em Administração e pós-doutora em Desenvolvimento Regional. Ela compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional, enfatizando como os diversos caminhos que percorreu foram possíveis graças às inúmeras possibilidades que a Fonoaudiologia oferece.
Na próxima terça-feira, 11 de março, o curso de Fonoaudiologia da Unijuí promoverá a sua aula inaugural. A atividade acontecerá no segundo andar do Centro de Eventos, a partir das 19h30.
Em debate, estará o tema “Construindo caminhos de trans(formação) na Fonoaudiologia”, que estará a cargo da doutora Glória Charão Ferreira, fonoaudióloga, doutora em Administração e pós-doutora em Desenvolvimento Regional. A mediação será da professora Vanessa Deuschle-Araújo.
O estudante do curso de Fonoaudiologia da Unijuí, Leonardo Dias Schreiber, recebeu uma menção honrosa e teve seu trabalho selecionado entre os 10 de destaque do II Congresso Brasileiro de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, realizado de forma on-line em dezembro de 2024. O trabalho de destaque do acadêmico foi um resumo expandido, que recebeu o título de “Distúrbios da Comunicação em Idosos: a Intervenção Fonoaudiológica na Área da Gerontologia sob Pacientes Afásicos”.
O trabalho, segundo Leonardo, abordou a afasia, que se trata de um distúrbio da comunicação, que afeta a capacidade do sujeito se comunicar e de se expressar, sendo prevalente em idosos. “No último semestre, durante a disciplina de projeto integrador, trabalhamos com o público idoso. Isso foi uma peça chave para que eu pudesse escolher esse tema tão importante para desenvolver a escrita. Também, por estar iniciando no curso, acredito que seja uma das áreas que mais me chame atenção, e por isso preferi elaborar e submeter um trabalho acerca dessa temática”, destaca.
Para o acadêmico, ganhar uma menção honrosa e estar entre os 10 trabalhos destaques em um congresso com mais de 80 trabalhos submetidos, foi uma grande surpresa e alegria. “Sempre gostei de escrever e na graduação não está sendo diferente. Fiquei muito contente pois tive o auxílio da professora Vanessa Deuschle-Araújo para revisar a minha escrita, visto que seria o meu segundo trabalho submetido em menos de um ano de curso. Mas não esperava que pudesse estar entre os melhores”, comenta Leonardo.
Segundo o estudante, que está indo para o terceiro semestre, a conquista é um marco, e um incentivo a outros estudantes. “Acredito que todo acadêmico deveria iniciar a sua graduação e pensar, não só no momento em que está vivendo, mas também no seu futuro tanto pessoal quanto profissional. O ato da escrita é muito importante para a nossa vida e para a nossa carreira, sendo algo que só tende a aprimorar as habilidades e o currículo, por isso incentivo a outros estudantes também buscarem participar, se arriscar a escrever e enriquecer seus currículos, pois assim vamos aprimorar nossos conhecimentos”, completa.
Na noite desta segunda-feira, 4 de novembro, o curso de Fonoaudiologia da Unijuí realizou a abertura da sua primeira Semana Acadêmica. O evento representa um importante avanço para o curso, proporcionando aos estudantes da primeira turma uma experiência enriquecedora e diversificada, marcada pela troca de conhecimentos e vivências.
“É com muita satisfação que damos início à nossa primeira Semana Acadêmica. Um evento que representa a consolidação de um curso que foi muito sonhado, esperado, e que hoje é uma feliz realidade. Temos um curso estruturado para atender à carência de profissionais da nossa região, capaz de graduar fonoaudiólogos com excelência, éticos e comprometidos, com aguçado raciocínio clínico”, destacou a coordenadora do curso, professora Vanessa Deuschle Araújo.
O evento contou com um agradecimento especial às professoras Edina Linassi Coelho, Diane Hartmann, Vanessa Deuschle Araújo e Fernanda Sartori, que foram fundamentais para a criação do curso de Fonoaudiologia na Unijuí, dedicando-se à elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A noite contou, ainda, com a palestra sobre “Transtornos do Neurodesenvolvimento”, a cargo da médica neuropediatra Helga Porsch, sócia-proprietária do Centro de Medicina Especializada.
“É uma alegria estarmos aqui para celebrar esse primeiro encontro, este início de curso. Nosso objetivo é suprir a crescente demanda por profissionais nessa área, entregando a expertise e a excelência que só a Unijuí pode oferecer”, reforçou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi.
Hoje, a discussão será em torno do “Currículo Lattes: descomplicando o preenchimento e a atualização”. À frente da palestra estará a fonoaudióloga Gabriele Bastilha, que é doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM e professora coordenadora do LABDISFAGIA da UFSM.
O tema “Empreendedorismo em Fonoaudiologia: a história de sucesso da marca PróAudi” será discutido no dia 6 de novembro, com a fonoaudióloga Tânia Wallau, atual diretora técnica da empresa PróAudi Clínica de Audição, onde atua há 34 anos.
Entre os dias 4 e 6 de novembro, acontecerá no Centro de Eventos da Unijuí a 1ª Semana Acadêmica de Fonoaudiologia. A atividade, organizada pelo Centro Acadêmico do curso, terá início às 19h30, na sala 201.
Abrindo a programação, no dia 4, será discutido o tema “Transtornos do Neurodesenvolvimento”, a partir da fala da médica neuropediatra Helga Porsch, sócia-proprietária do Centro de Medicina Especializada.
No dia 5, a discussão será em torno do “Currículo Lattes: descomplicando o preenchimento e a atualização”. À frente da palestra estará a fonoaudióloga Gabriele Bastilha, que é doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM e professora coordenadora do LABDISFAGIA da UFSM.
O tema “Empreendedorismo em Fonoaudiologia: a história de sucesso da marca PróAudi” será discutido no dia 6 de novembro, com a fonoaudióloga Tânia Wallau, atual diretora técnica da empresa PróAudi Clínica de Audição, onde atua há 34 anos.
Interessados em participar da Semana Acadêmica podem se inscrever neste link.
Em reconhecimento à sua trajetória profissional, a professora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí, Vanessa Deusche-Araújo, recebeu do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul o título de Embaixadora da Fonoaudiologia de 2024. Essa conquista foi evidenciada na sessão solene da Câmara de Vereadores de Ijuí, na segunda-feira, 15 de abril, quando Vanessa foi homenageada pelo feito, com indicação do vereador Rodrigo Noronha.
Para a professora, receber o título foi uma honra. “O Conselho nomeia o profissional que mais se destacou no ano e foi muito legal receber essa indicação, pois é um prêmio dado pelos próprios colegas. Fiquei muito contente, foi uma grata surpresa. Também agradeço a homenagem feita pelo Poder Legislativo evidenciando a profissão”, destacou.
Segundo ela, seu trabalho na comissão que implantou o curso de Fonoaudiologia da Unijuí contribuiu para isso. “Acredito que a indicação tenha relação com a implantação do curso de Fonoaudiologia na Unijuí. Trabalhar para isso foi uma experiência inovadora e o resultado é magnífico. Conseguimos montar um curso bem estruturado para formar profissionais de excelência”, relatou.
Com quase duas décadas de experiência profissional, Vanessa comenta sobre a sua fase atual e sobre o fato de ser a primeira professora fonoaudióloga do curso da Unijuí. “É algo fenomenal. Sinto que estou em um momento especial da minha carreira com 18 anos de atuação, sendo 10 deles em Ijuí e agora, professora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí e embaixadora”, finaliza.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.