.png)
O curso de Fonoaudiologia da Unijuí passa a contar, a partir desse semestre, com a Clínica Escola. O espaço, localizado no campus da Universidade em Ijuí, recebeu grandes investimentos e será um espaço destinado à prática real, com atendimentos à população regional e supervisionado por professores.
Conforme explica a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí, a professora Vanessa Deuschle Araujo, a Clínica Escola será um local onde os acadêmicos terão as práticas mais reais possíveis dentro do campus. “O MEC preconiza que 30% da carga horária total do curso seja de estágio supervisionado por professores e aqui temos a garantia que isso irá acontecer”, ressalta.
A Clínica Escola de Fonoaudiologia conta com laboratório de Audiologia/Audiometria, laboratório de Motricidade Orofacial e de Voz. Nesses locais será possível fazer exames e fazer diagnósticos audiológicos na Universidade; trabalhar a voz cantada e patologias vocais; além de deglutição, alimentação e tratamentos com pacientes que usam aparelhos ortodônticos.
“Nosso estudante tem oportunidade de vivenciar tudo isso. Vamos ter seis salas de atendimento novas, equipadas, onde os acadêmicos do 7º e 8º semestre possam atender a comunidade, via Sistema Único de Saúde (SUS), e aprender a tratar vários tipos de patologias, sendo acompanhados por professores”, destaca Vanessa.
Outro ponto importante para a presença de uma clínica escola no campus é que o estudante pode vivenciar isso dentro da estrutura da Universidade. “Sabemos, assim, que eles terão uma formação de excelência. Outro fator é que este poderá ser um espaço onde a pesquisa e o ensino possam funcionar da melhor forma possível”, completa.

Na terça-feira, 30 de setembro, o Curso de Fonoaudiologia da Unijuí campus Santa Rosa realizou sua primeira Cerimônia de Entrega dos Jalecos, evento que marca oficialmente o início da formação acadêmica da primeira turma, que iniciou no segundo semestre de 2025.
A cerimônia ocorreu no Auditório do campus, com a presença de professores, familiares, profissionais convidados e do Prof. Tiago Pereira, fiscal do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Estado do Rio Grande do Sul. Os jalecos foram entregues pelos próprios familiares dos estudantes, simbolizando o compromisso com a ética, o cuidado e a responsabilidade exigidos pela prática profissional na área da saúde.
Durante a abertura, a coordenadora do curso, professora Vanessa Araújo, destacou o papel do jaleco na formação dos futuros fonoaudiólogos: “Esse momento marca o início de uma jornada de dedicação, aprendizado e compromisso com a vida. O jaleco representa o conhecimento, a ética e a responsabilidade que acompanham o exercício das profissões da área da saúde. Este jaleco também é um EPI, essencial para garantir a segurança de vocês e de seus futuros pacientes.”
A programação do evento incluiu ainda uma apresentação artística da Escola de Dança Izabel Neis, com uma atividade cultural voltada à integração da comunidade acadêmica.
.jpeg)
Na próxima terça-feira, 30 de setembro, o Curso de Fonoaudiologia da Unijuí Campus Santa Rosa realizará sua primeira Cerimônia de Entrega dos Jalecos. O evento acontece às 19h no Auditório do campus e marca um momento simbólico na trajetória dos estudantes da primeira turma, iniciada neste segundo semestre de 2025.
A cerimônia representa o início oficial da formação acadêmica e profissional dos futuros fonoaudiólogos, com o jaleco sendo entregue pelos próprios familiares dos estudantes. O ato simboliza o compromisso com a ética, o cuidado e a responsabilidade que a prática da Fonoaudiologia exige.
O evento contará com a presença do Prof. Tiago Pereira, fiscal do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Estado do Rio Grande do Sul, além de professores, familiares e profissionais convidados. A noite também será marcada por uma apresentação artística da Escola de Dança Izabel Neis.
.jpeg)
A Unijuí realizou, na última terça-feira, 26 de agosto, a primeira Aula Inaugural do curso de Fonoaudiologia no Campus Santa Rosa. O evento, que marca oficialmente o início das atividades da graduação lançada neste semestre, reuniu estudantes, professores e profissionais da área.
A abertura contou com a participação especial do grupo de Cantoterapia da Escola de Música Recital. O momento também foi enriquecido pela presença de fonoaudiólogas atuantes em Santa Rosa, que prestigiaram o evento e contribuíram com suas experiências e olhares sobre os desafios e oportunidades da profissão na região.
A coordenadora do curso, professora Vanessa Deuschle-Araújo, conduziu a mediação da aula e destacou, em sua fala de abertura, a importância do evento para o curso recém-implantado em Santa Rosa. “O expressivo número de alunos nesta turma demonstra a grandiosidade do nosso curso, a busca dos alunos por formação de excelência e a esperança da comunidade da nossa região por recebê-los no campo profissional”, diz a professora.
Com o tema "Empreendedorismo em Fonoaudiologia: como construir uma história de sucesso", a Aula Inaugural teve como convidada a fonoaudióloga Tânia Ferrari Wallau, formada pela UFSM, especialista em Psicopedagogia pela URI Santo Ângelo e diretora da Pró-Audi, referência regional em serviços fonoaudiológicos. Com uma trajetória marcada por inovação e dedicação, Tânia compartilhou sua experiência no empreendedorismo em saúde, inspirando os futuros profissionais com sua história e visão de futuro para a área.

A Unijuí promove, nesta terça-feira, 26 de agosto, a primeira Aula Inaugural do curso de Fonoaudiologia, lançado neste semestre no campus Santa Rosa. O evento acontecerá às 19h30, no Auditório do Campus Santa Rosa.
Com o tema "Empreendedorismo em Fonoaudiologia: como construir uma história de sucesso", a Aula Inaugural contará com a presença da fonoaudióloga Tânia Ferrari Wallau, profissional com ampla experiência na área. Formada pela UFSM e especialista em Psicopedagogia pela URI Santo Ângelo, Tânia é responsável técnica e diretora da Pró-Audi, referência regional em serviços fonoaudiológicos.
A mediação será feita pela professora Vanessa Deuschle-Araújo, coordenadora do curso.
O evento é um marco importante para o novo curso de graduação, que teve sua primeira turma iniciada neste semestre de 2025, refletindo o compromisso da Unijuí com a formação de profissionais qualificados e alinhados às demandas atuais do mercado da saúde.
.jpeg)
Na noite desta quinta-feira, 31 de julho, a primeira turma do curso de Fonoaudiologia da Unijuí recebeu a professora Rosane Bonemann de Lima, egressa da Universidade, formada em Pedagogia, que reside nos Estados Unidos há mais de 30 anos.
A convidada é certificada como Registered Behavior Technician (RBT) pela BACB e em Professional Crisis Management (PCM), além de ser pós-graduanda em Intervenção em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami. Rosane já atuou no Project Hope for Autism Services, em Jupiter, Flórida, e atualmente é voluntária no Els Center of Excellence. Em ambas as instituições, seu trabalho foi voltado ao ensino de pessoas autistas — experiência que ela compartilhou com os estudantes durante o encontro.
Segundo a professora, as intervenções são realizadas com base na Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA), ciência dedicada ao estudo e modificação de comportamentos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, estimular a socialização e desenvolver habilidades.
Ela também apresentou a abordagem Natural Environment Teaching (NET), em que as intervenções são planejadas de acordo com a motivação da criança. Esse trabalho envolve a identificação e análise dos comportamentos-alvo, a definição de metas, o desenvolvimento de estratégias personalizadas e o monitoramento contínuo dos resultados.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.