Ciências Exatas e Engenharias: confira a semana de atividades nos Campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa - Unijuí

Com atividades simultâneas durante toda a semana nos Campi Santa Rosa, Panambi e Ijuí, a Semana Acadêmica dos cursos do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), proporcionou uma maior integração entre estudantes, professores, técnicos-administrativos e a comunidade.

Com uma diversidade de eventos, a programação contou com palestras, minicursos, momentos culturais, entre outros, que objetivaram a reflexão sobre as respectivas formações, as relações entre as diferentes profissões, bem como as tendências de mercado das áreas.

Segundo o chefe do Departamento, professor Peterson Cleyton Avi, a relevância das atividades contribui para a formação dos sujeitos envolvidos e no comprometimento com o desenvolvimento da comunidade local e regional. “As temáticas discutidas durante o evento, tendem a permear, de forma ampla, as proposições do DCEEng nos próximos anos”, salientou.

Fazem parte do DCEEng os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Matemática, além do Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática.

Destaques da Programação

Ijuí: No Campus Ijuí, a programação contemplou os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Matemática e o Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática.

A palestra de abertura foi dedicada ao tema “Smart City: como você é parte deste processo?”, realizada por Tiago Bandeira Marchesan (UFSM). Todos os cursos focaram em atividades específicas técnicas, encontro com egressos, rodadas de apresentações de trabalhos, Seminários de Projetos, evidenciando a importância da pesquisa no Departamento, entre outras ações.

Dois destaques em particular movimentaram a semana neste Campus: o Workshop introdutório de “Ideação e Intervenção Urbana Binacional”, que trouxe para a Universidade os professores Ariel Machuca, Carolina Ferreyra Centeno, Gustavo González e Marcos Gianfellici, da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina.

É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias. Neste sentido, durante a semana também foram realizados diversos encontros entra a Unijuí, professores da Universidade Nacional de Córdoba, representantes do executivo municipal e do movimento étnico.

Além disso, a Semana Acadêmica contou com a participação do presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, o Senge, que possui uma sólida parceria com a Unijuí. Alexandre Wollmann, presidente da entidade, palestrou na noite de quinta-feira, no Centro de Eventos. Ele apresentou o tema “O momento da Engenharia Brasileira”, para estudantes dos cursos de Engenharia, além de engenheiros formados, empreendedores e professores da Universidade.

Santa Rosa: as atividades contemplaram os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção. A palestra inicial, realizada na noite de terça-feira, teve como tema, “Empreendedorismo e Vale do Silício”, ministrada por Claudiomiro Rex, da Tecnicon.

A programação também contou com palestras e mini-cursos temáticos, com foco em cada um dos cursos ofertados no Campus, contemplando temas como inovação, empreendedorismo, desafios, entre outras atividades. Segundo o coordenador dos cursos de engenharia do Campus, Mauro Fonseca Rodrigues, as atividades oportunizaram aos estudantes interagirem com o mercado de trabalho, conhecerem novas tecnologias e interligarem conhecimentos de sala de aula com aplicações profissionais e confraternizar.

Nesta sexta-feira, encerrando o evento, foi realizado um jantar de confraternização, com a participação de egressos, que falaram sobre experiências profissionais.

Panambi: as atividades foram voltadas ao curso de Engenharia Mecânica e contemplaram temáticas como engenharia estrutural, Smart City, perfil profissional, conversa com egresso, entre outras. Segundo a professora Patrícia Pedrali, coordenadora do curso, a semana foi uma oportunidade única para os estudantes do curso, como forma expandir e aprofundar o conhecimento através da troca de experiências entre profissionais, acadêmicos e docentes.