Oficinas de Robótica levam conhecimentos sobre física e eletrônica a alunos do ensino fundamental e médio da região - Unijuí

Discutir conceitos importantes da física, da eletrônica ou da robótica, assim como sistemas fotovoltaicos e de geradores eólicos parece conversa de cientistas renomados. Entretanto, essas discussões acontecem entre alunos do ensino fundamental e médio de escolas de Ijuí durante a Oficina de Robótica do Projeto Física para Todos, da Unijuí.

Uma vez por semana, sempre nas terças-feiras à tarde, no Prédio da Sede Acadêmica, 40 alunos se reúnem para aprender um pouco mais sobre o tema. Ao todo serão oito encontros. O professor Mateus Felzke Schonardie, responsável por ministrar as oficinas, explica que o objetivo é introduzir os conceitos básicos da robótica no aprendizado dos alunos.

“Em um mundo cada vez mais tecnológico, entende-se que é importante apresentar os conceitos básicos, tanto de eletrônica como de outras áreas que já fazem parte do cotidiano das pessoas, como a robótica e a computação. São apresentadas aos participantes várias situações do cotidiano, mostrando a importância dos sistemas automatizados, das linguagens de programação, e como isso faz parte da sua vida, por meio do uso de equipamentos simples como os smartphones”, comenta.

O professor contou que as oficinas são desenvolvidas desde o ano de 2017. Neste ano, de acordo com ele, foram inseridas atividades práticas contemplando a obtenção de energia elétrica por meio de fontes alternativas, nas quais se trabalha os princípios de obtenção de energia por meio do sol (sistemas fotovoltaicos) e dos ventos (geradores eólicos), abordando não somente os princípios técnicos de como isto é possível, como também a importância de se obter energia de forma limpa e sustentável.

As oficinas terão carga horária de 32 horas e são oferecidas de forma gratuita, pois fazem parte do programa de extensão universitária mantido pela Unijuí com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No final das atividades os alunos desenvolvem um protótipo de robô.