Governador do Estado participa de Fórum Regional dos Coredes na UNIJUÍ - Unijuí

Governador do Estado participa de Fórum Regional dos Coredes na UNIJUÍ

Lideranças da região estiveram reunidas para debater ações prioritárias para o Plano Plurianual (PPA). Evento também marcou agenda em Ijuí da Caravana da Transparência, promovida pelo Governo do Estado.

A UNIJUÍ sediou na manhã desta terça-feira, 31 de março, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí, evento promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul – Região Funcional 7, dos Coredes Celeiro, Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial. O Fórum Regional do Plano Plurianual Estadual – PPA/RS, contou com a presença do Governador do Estado, José Ivo Sartori, que vem cumprindo agendas no interior do Estado, por meio da Caravana da Transparência, para detalhar a situação econômico-financeira do Estado.

Além do Governador, participaram do evento o Vice-Governador José Paulo Cairoli; e os secretários de Estado Giovani Feltes, da Fazenda; Gerson Burmann, de Obras, Saneamento e Habitação; Cristiano Tatsch, do Planejamento e Desenvolvimento Regional; além de Cleber Benvegnú, coordenador de Comunicação.

Na abertura do evento, o Governador José Ivo Sartori falou da importância do Fórum como espaço para debater ações prioritárias que irão integrar o Plano Plurianual (PPA), coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. “É um ato de transparência e respeito à sociedade”, destacou Sartori. Neste momento, o debate é em torno do PPA para o período 2016-2019, discussão que envolve os 28 Conselhos Regionais em todo o Estado, agregados em nove regiões funcionais de planejamento. As contribuições destes fóruns irão integrar o Mapa Estratégico do Governo, com 19 objetivos estratégicos, agrupados em quatro grandes eixos: econômico; social; infraestrutura e ambiente; e governança e gestão.

O Governador também destacou a importância da UNIJUÍ para o desenvolvimento da região, destacando a trajetória da Instituição desde o final da década de 50. “Temos em comum, Governo, universidades comunitárias, Coredes, uma questão que é estratégica, que é o desenvolvimento regional”, afirmou o Governador durante entrevista coletiva concedida aos órgãos de imprensa presentes. O Reitor Martinho Kelm, por sua vez, em sua saudação, destacou que as universidades comunitárias estão à disposição do Governo do Estado como parceiras para buscar alternativas de desenvolvimento, de forma conjunta com outros segmentos, tendo o Estado como agente articulador das diversas iniciativas. Após a entrevista coletiva, na Sala dos Conselhos, o Governador José Ivo Sartori e o Vice-Governador José Paulo Cairoli concederam entrevista exclusiva no estúdio da Rádio UNIJUÍ FM.