Consu aprova Mestrado em Sistemas Agropecuários e Saúde Animal - Unijuí

Consu aprova Mestrado em Sistemas Agropecuários e Saúde Animal

O Conselho Universitário da UNIJUÍ (Consu) aprovou no último dia 09 de julho o projeto do Mestrado em Sistemas Agropecuários e Saúde Animal, coordenado pelo Departamento de Estudos Agrários (DEAg).

O projeto será encaminhado até o próximo mês para avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a expectativa é de que seja aprovado até janeiro do próximo ano, para implantação em 2016. Se aprovado, este será o sexto programa de mestrado a ser ofertado pela UNIJUÍ.

Em entrevista à Rádio Unijuí FM, o coordenador do Programa, professor José Antônio Gonzalez da Silva, destacou que o Mestrado em Sistemas Agropecuários e Saúde Animal busca, na sua essência, abordar as inter-relações das diversas áreas do conhecimento, incluindo as ciências agrárias, biológicas, químicas, da saúde e tecnologias na promoção do caráter interdisciplinar nas suas linhas de ação. As ferramentas de análise partem necessariamente por contemplar os sistemas de produção agropecuários e a bioexperimentação, com vistas ao desenvolvimento de modelos experimentais flexíveis, dinâmicos e com necessário realismo, considerando uma abordagem teórica aplicada às questões de cunho regional, voltada à otimização de processos e à qualidade ambiental.

“Cada vez mais, os jovens da região buscam sua evolução profissional na UNIJUÍ. A estrutura qualificada e a ampla oferta de cursos criaram aqui um polo educacional que possibilita a formação superior, conforme as novas demandas do mercado. Portanto, afora as novas oportunidades de trabalho, existe a grande possibilidade de inserção aos programas de pós-graduação. Portanto, esta Universidade reforça sua inserção social e seu compromisso com a qualidade do ensino superior e com desenvolvimento regional. Além do diálogo com a região, a UNIJUÍ entende ser necessária qualificar a matriz produtiva, promovendo a geração de novas alternativas pelo ensino, pesquisa e extensão, o que a coloca entre as grandes instituições do estado do Rio Grande do Sul e do país”.

O Mestrado terá duas linhas de pesquisa, a primeira em Sistemas de Produção e Qualidade Ambiental e a segunda na área da Bioexperimentação e Otimização de Processos, conforme destaca o professor José Antônio:

O coordenador ressalta, ainda, que o mestrado é interdisciplinar e tem como objetivos a qualificação em ciência e tecnologias, integrando os diversos campos do saber e aptidão para atuar na geração de conhecimento em sistemas agropecuários e saúde animal. Esta formação parte de uma visão sistêmica e multidisciplinar abordando as inter-relações entre o homem, o animal, a planta e o ambiente. “Portanto, um grande projeto que busca a geração em ciência e tecnológica trazendo consigo um corpo qualificado de professores doutores desta Instituição, outras instituições brasileiras e de fora do Brasil”.