Lançamento do primeiro livro da Coleção Ciências Agrárias marca a abertura da Semana Acadêmica do DEAg - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Lançamento do primeiro livro da Coleção Ciências Agrárias marca a abertura da Semana Acadêmica do DEAg

 
 

Foi aberta na tarde de segunda-feira, 17 de agosto, a programação da Semana Acadêmica do Departamento de Estudos Agrários – DEAg, que abrange a XV Semana Acadêmica do Curso de Agronomia e a VII Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária. 

A Semana Acadêmica do DEAg será desenvolvida ao longo da semana, conforme programação disponível no Portal da UNIJUÍ.

A abertura do evento marcou o lançamento da Coleção de Livros em Ciências Agrárias da Editora UNIJUÍ, junto com o Departamento de Estudos Agrários, e do primeiro livro – “Pesticidas e Químicos que Desregulam o Sistema Endócrino”, de autoria do médico veterinário Carlos André Prauchner.

O livro procura apresentar uma preocupação relativamente recente sobre o perigo representado por muitos compostos naturais e sintéticos sobre o funcionamento do sistema endócrino. Conforme o autor, inúmeras evidências sugerem que muitos pesticidas, componentes de plásticos, químicos industriais, fármacos/cosméticos e substâncias de ocorrência natural são capazes de interferir em diferentes sistemas hormonais. Os efeitos incluem alterações no funcionamento do eixo hipotalâmico-hipofisário, com modificações nos padrões de secreção hormonal e outros efeitos sobre o funcionamento de glândulas e tecidos.

Em entrevista à Rádio UNIJUÍ FM, o autor Carlos André Prauchner, doutor em Bioquímica Toxicológica, destacou que, no caso da nossa região, a população está sendo mais exposta ao glifosato, o herbicida mais utilizado nas lavouras de soja, e também a ftalatos, que são alguns componentes presentes no plástico, e que acabam sendo algumas das principais substâncias às quais as pessoas estão expostas e que podem trazer algum problema em termos de secreção de hormônios no corpo humano. O médico veterinário salientou que as pesquisas neste campo no Brasil são escassas, ao contrário dos Estados Unidos e da Europa, que desenvolvem muitas pesquisas relacionadas ao tema. “O objetivo do livro é popularizar mais este assunto. Hoje em dia muita coisa a que a gente está sendo exposto tem potencial para desregular o sistema endócrino. A gente não pode banir os desreguladores, mas podemos evitar ou reduzir a exposição aos mesmos”.

Confira imagens da abertura da Semana Acadêmica:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.