Palestra sobre empreendedorismo marca a primeira noite do Salão do Conhecimento - Unijuí

Palestra sobre empreendedorismo marca a primeira noite do Salão do Conhecimento

Palestra faz parte da programação da Olimpíada Empreendedora.

A primeira noite do Salão do Conhecimento foi marcada pelo tema empreendedorismo. Os estudantes e professores da Unijuí assistiram a palestra “Conceitos (e prática) do Empreendedorismo Experimental”, com o consultor Juliano Trevizan, 24 anos, graduado em Administração pela UFRGS.

O evento foi uma ação da Olimpíada Empreendedora, desafio em que os participantes precisam encontrar soluções para problemáticas de Ijuí na atualidade, como reciclagem e tratamento de resíduos. Os estudantes precisam trabalhar na resolução desses problemas, montando a partir daí um plano de negócios, que será avaliado pela banca examinadora.

Trevizan abordou conceitos e práticas para quem deseja empreender, observando as etapas necessárias na criação de um negócio experimental. Ele também tratou sobre as incertezas de apostar no novo e mostrou diversas metodologias que norteiam a criação de negócios, traçando as diferenças entre empreendimentos tradicionais e negócios inovadores.

Ao longo da palestra, Juliano destacou que para ser um empreendedor de sucesso, deve-se buscar entender o mercado onde sua ideia será inserida: “O grande desafio do empreendedor é conseguir descobrir um problema real de pessoas que se importem o suficiente para pagar pela solução deste problema”. Ele salienta ainda que uma pessoa para ser um empreendedor de sucesso deve ter muitas dúvidas e buscar soluções reais para saná-las, ter autonomia e principalmente saber lidar com críticas.

Para finalizar, o consultor destacou dois mercados que estão em alta para quem está buscando se inserir no mercado empreendedor: as tecnologias digitais, que tem grande sucesso pelo fato de atingirem milhares de pessoas em tempo recorde e também a economia criativa, que vem sendo buscada pelas pessoas pelo fato de estarem demonstrando cada vez mais sua opinião e fazendo as coisas com seu estilo.

Em vídeo, confira um trecho da palestra

Sobre o palestrante

O palestrante foi um dos responsáveis pelo movimento de empresas juniores da UFRGS, trabalhou na PS Júnior, no Encontro Nacional de Empresas Juniores e foi co-fundador do Núcleo de Empresas Juniores da UFRGS. Foi professor de educação democrática, trabalhou como consultor na Falconi Consultores de Resultado, e hoje é responsável pela área de educação da Semente Negócios.

Sobre a Olimpíada Empreendedora

A Olimpíada Empreendedora UNIJUÍ tem como objetivo socializar conceitos acerca do empreendedorismo através da disponibilização de ferramentas que auxiliem no processo de inovação, possibilitando aos participantes o exercício de sua capacidade de criar, de resolver problemas e encontrar soluções, desafiando-os a pensar, imaginar e apresentar uma solução a um dos temas propostos.

O 1º lugar ganha uma vaga gratuita na Incubadora da UNIJUÍ e uma vaga gratuita para cada integrante da equipe em um dos seguintes cursos de extensão oferecidos pela UNIJUÍ: Pesquisa de Marketing – EaD; Gestão de Vendas – EaD ou Marketing Estratégico – EaD.  O 2º lugar, uma vaga gratuita para cada integrante da equipe em um dos seguintes cursos de extensão oferecidos pela UNIJUÍ: Pesquisa de Marketing – EaD; Gestão de Vendas – EaD ou Marketing Estratégico – EaD. Todos os participantes receberão certificado de formação complementar de 60 horas.

A Unijuí realiza a Olimpíada Empreendedora pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Agência de Inovação Tecnológica - AGIT, com o apoio do Governo Federal através do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Vídeo e fotos: Milena Wittekind, estudante de Jornalismo da Unijuí

Texto: Évelin Lorca, estudante de Jornalismo da Unijuí