Evento debate o papel social do idoso e as perspectivas de envelhecimento saudável - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Evento debate o papel social do idoso e as perspectivas de envelhecimento saudável

 
 

Está em desenvolvimento no Salão de Atos da Unijuí – Campus Ijuí, nesta sexta-feira, 13 de maio, o I Encontro de Debates sobre Atenção ao Idoso: Desafios e Perspectivas do Envelhecer Saudável. 

A promoção é da UNIJUÍ, por meio da Escola Superior de Saúde, Departamentos de Ciências da Vida e de Educação e Humanidades e Curso de Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia.

Na abertura do evento, o professor Dinarte Belato, mestre em História, abordou o tema “Contextualização acerca da transição demográfica, com o acelerado aumento da população idosa. O que fazer diante disso? Papel social do idoso”. Segundo o docente, existe hoje um fenômeno de envelhecimento da sociedade, ou seja, do crescimento em número e em percentual de idosos na sociedade em nível mundial. Este cenário exige uma mudança no preparo da sociedade para reintegrar este público.

Em entrevista à Rádio Unijuí FM, Belato destacou que “a sociedade avançou significativamente no sentido de olhar os idosos com olhos diferentes. O desafio, no entanto, será de repensar os recursos em relação à manutenção da saúde e também da Previdência. “Se o número de idosos avançar muito, o sistema que está aí entra em colapso. É preciso repensar estes modelos para dar suporte à estas novas concepções que temos em relação à velhice”. Confira trecho da entrevista concedida ao Programa Expresso Sonoro:

 

Programação

A abertura do evento contou também com uma performance cultural do Grupo de Dança do Programa Integrado para a Terceira Idade PITI/UNIJUÍ, sob coordenação da bolsista Patrícia Mariara Goulart da Silva. Ainda pela manhã, foi abordado o tema “Políticas públicas existentes em nosso Estado voltadas ao idoso”, com a palestrante Priscilla Lunardelli.

À tarde, a professora Dra. Marinês Tambara Leite abordará o tema “Senescência e senilidade – importância de ações para o envelhecimento saudável”. Também serão desenvolvidas oficinas em grupo, tendo como propostas identificar ações que vem sendo desenvolvidas nos municípios em relação ao idoso e propostas de ações que podem ser desenvolvidas para um envelhecimento saudável.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.