Trabalhos que se destacam: Salão do Conhecimento e a valorização da pesquisa e extensão - Unijuí

A divulgação científica é uma importante etapa para professores, bolsistas e para a Universidade. Na Unijuí, o evento que congrega a produção de conhecimento nas diferentes áreas é o Salão do Conhecimento, realizado no segundo semestre, durante uma semana intensa de atividades.

Como forma de valorizar o que é produzido e apresentado no evento, todos os anos a Unijuí destaca os melhores trabalhos do Salão do Conhecimento.

“Foi muito importante ter recebido esse prêmio, porque o Salão do Conhecimento, que tem excelentes trabalhos apresentados por alunos e professores, então, ser destaque em um evento tão grandioso é muito significativo”, observa Jean Cargnelutti Dalla Rosa, destaque na edição 2016 com o trabalho “O homem idoso e suas compreensões sobre a saúde”, que também teve como autores Gabriela Antes Kuhn e Leopoldo Schonardie Filho.

A premiação também pode abrir portas após a conclusão do curso de Graduação: "ter o trabalho destaque contribuiu significativamente para a minha formação acadêmica. Este prêmio foi um dos critérios que contou pontos na minha seleção para bolsa no programa Ciência sem Fronteiras. Os prêmios de destaque também contaram pontos nas seleções de bolsas de mestrado, atualmente sou mestrando e bolsista na COPPE-UFRJ. Como pesquisador, serve como um indício de que estamos no caminho certo, além do estímulo para seguirmos em frente", Cristiano Schmidt Della Flora, egresso de Engenharia Civil, atualmente mestrando na área de Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, premiado em 2012 e 2013.

Universidade dá ampla divulgação aos trabalhos destaque

“É uma política da valorização da pesquisa e extensão na Unijuí. Trata-se de um projeto coletivo, que valoriza o desenvolvimento dos estudantes”, é o que afirmou o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, na divulgação dos destaques da última edição do evento, no início deste ano.

O que dizem alguns dos premiados

"Foi uma surpresa ter recebido o prêmio do destaque. Acho que quando enviamos um trabalho para um evento científico, como é o caso do Salão, o objetivo é compartilhar a pesquisa, ou a experiência, no caso deste trabalho premiado, que era uma atividade transdisciplinar desenvolvida a partir da experiência de um projeto integrado dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, em torno de uma temática comum, a empatia para o enfrentamento aos preconceitos. Então sistematizar a experiência no texto, compartilhar com outros pesquisadores e pesquisadoras no evento, acho que é o principal. A troca de ideias, de pontos de vista que um evento proporciona, dá novo gás às pesquisas e atividades acadêmicas, nos inspira para novos trabalhos. Ter ganhado um prêmio de destaque foi muito legal, nos sentimos reconhecidas pelo trabalho desenvolvido, é incentivo para seguir produzindo, compartilhando, publicando”, afirma Lara Nasi.

Trabalho: Plurais: relato de experiência de um projeto de comunicação para a empatia, Lara Nasi e Nilse maldaner

“Acredito que o reconhecimento do trabalho acadêmico é importante não só para o currículo, mas também por alcançar visibilidade na pesquisa proposta, abrindo oportunidades de aprofundamento para o acadêmico no futuro, ou mesmo inspirando outros a desenvolverem pesquisas e soluções na área”, Laura Allebrandt.

Trabalho: Análise do site da Medianeira Transportes, Laura Allebrandt, Deise De Freitas Côrtes, Victória Eduarda Mayer Souza, Camila Charão Dos Santos, Eduardo Cristiano Siqueira Da Silva

Confira na página do evento os trabalhos que se destacaram nas últimas edições do Salão do Conhecimento: http://www.unijui.edu.br/salaodoconhecimento