Professores da Universidade Nacional de Córdoba vão estar em Ijuí para realizar preparativos de Projeto de Intervenção Urbana - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professores da Universidade Nacional de Córdoba vão estar em Ijuí para realizar preparativos de Projeto de Intervenção Urbana

                

Registro da atividade realizada em 2018, em Córdoba, na Argentina.

Ijuí receberá neste ano uma ação diferenciada de intervenção urbana, que será protagonizada por estudantes da Unijuí e da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, numa parceria inédita para o Estado. Trata-se de um exercício acadêmico em que estudantes dos cursos de Arquitetura, Design, Engenharias, entre outros, de ambas as instituições, serão desafiados a construir, de forma colaborativa, dispositivos urbanos em madeira, os quais serão distribuídos pela cidade. Inicialmente, a Avenida Pinheiro Machado será um dos locais de realização do projeto.

Com o objetivo de pensar a cidade de Ijuí em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano, o projeto será desenvolvido em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades vão estudar o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade. Como parte da proposta, será realizado um projeto de iluminação para a Avenida Pinheiro Machado.

Neste mês de maio, de 21 a 24, para iniciar as atividades do Projeto, uma equipe da Universidade Nacional de Córdoba estará em Ijuí. O objetivo é visitar os espaços urbanos onde o projeto será realizado e discutir como será o desenvolvimento das atividades na data prevista. Haverá, também, encontros com a Prefeitura de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e com representantes da União das Etnias (UETI).

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, o projeto será uma inovação para Ijuí. “Inicialmente, a proposta foi pensada como uma das ações de internacionalização que a universidade realiza com vistas a enriquecer as experiências formativas de estudantes. Contudo, a partir do know-how dos colegas da UNC, das discussões com o Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias, o apoio da UETI e a valiosa colaboração da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, além das boas ideias dos professores da Unijuí, percebeu-se que a iniciativa poderia tomar outra dimensão, bem maior que o de um exercício acadêmico, e se converter num acontecimento com impacto perene na cidade”, avalia.

O Projeto na Argentina

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria  do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.