Unijuí realizou ações da Semana do Meio Ambiente - Unijuí

Unijuí realizou ações da Semana do Meio Ambiente

Ciente de sua responsabilidade ambiental, a Unijuí realizou, nesta sexta-feira, 5 de junho, uma ação de coleta de lixo eletrônico, pilhas e guarda-chuvas, juntamente com outras instituições do município de Ijuí, tendo como público-alvo os colaboradores das entidades promotoras.

Na Unijuí, os pontos de coleta foram a parada de ônibus principal do Campus Ijuí, em frente à Biblioteca Mario Osorio Marques e o prédio do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), na Sede Acadêmica.

“Nosso objetivo foi conseguir um grande número de equipamentos e pilhas, que podem ir para um local mais correto, e realizamos uma bela campanha”, afirma a professora do DCEEng, Caroline Raduns, envolvida na ação, em entrevista à Unijuí FM.

Os guarda-chuvas arrecadados serão destinados aoProjeto Guarda-Chuva do Bem, que transforma a vida de cerca de 80 famílias de artesãos e catadores que trabalham com a conversão destes materiais em outros produtos, como sacolas, carteiras, agendas, cases para notebook, pratos, etc.

A iniciativa integrou as atividades da Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada anualmente na primeira semana de junho. Essa data foi instituída no Brasil em 1981 e escolhida devido à proximidade com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5. O objetivo é promover a conscientização das pessoas para questões ambientais, além de levantar discussões sobre os impactos negativos das ações humanas na natureza.

Além da Unijuí, participaram da realização da campanha: Poder Executivo de Ijuí, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Reserva, Sindilojas Noroeste, curso de Engenharia Elétrica da Unijuí e projeto de extensão Energia Amiga.

Um recado ambiental do Museu Antropológico Diretor Pestana. Confira: