Sala de realidade aumentada: conheça mais uma meta do Projeto Cidade Criativa e Inteligente - Unijuí

Recentemente a Unijuí recebeu o repasse de R$ 2 milhões de emenda parlamentar para desenvolver o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. Este grande projeto tem, dentro dele, seis objetivos específicos, com o intuito de implantar, modernizar e melhorar a infraestrutura de ambientes inovadores na Universidade. Uma série de reportagens está mostrando mais detalhes de cada um destes seis itens. Confira agora a Metas 5 do Projeto,  a Estruturação da Sala de realidade aumentada.

A Sala de Realidade Aumentada (RA) pretende combinar elementos virtuais e reais, proporcionando interação em tempo real e é concebida em três dimensões. Será um espaço para o desenvolvimento e testes de novas aplicações, soluções, além de cursos de capacitação e aprendizagem.

Este tipo de laboratório propicia a simulação e a produção de protótipos em ambiente virtual para testes e treinamentos. Além disso, possibilita a correções de projeto antes da sua implementação física. Segundo professor Edson Padoin, coordenador do curso de Ciência da Computação, trata-se da criação de projetos interativos que simulam o mundo real com alto realismo, a simplificação das fases de elaboração de projetos e produtos, a simulação de etapas e suas ações durante a execução dos projetos em ambiente 3D para detecção de erros.

Além disso, neste espaço será permitido o desenvolvimento de protótipos para simular, exibir, configurar e detalhar o funcionamento de máquinas complexas em contextos semelhantes à realidade, mas em ambiente virtual, bem como o treinamento de profissionais, ampliando os métodos tradicionais com recursos visuais e interativos com realidade virtual aumentada, a ampliação da interface homem-máquina (IHM) por meio de protótipos e simulação. A sala de realidade aumentada será disponibilizada também para alunos, professores, pesquisadores e comunidade em geral e por fim, permitirá a qualificação de pessoas para atuarem em processos perigosos, atendendo normas de segurança.

“Estas qualificações ocorrerão através de oficinas de aprendizagem das possibilidades de uso da realidade aumentada, oficina de “Indústria Criativa - aulas para criação de vídeos e publicação de conteúdo nos meios digitais” e oficina “Aprendendo a criar vídeos e utilizar as redes sociais para a divulgação e publicação desses conteúdos”, complementa o professor.

Saiba mais sobre o Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”

O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento voltados à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.

Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.

Confira todas as metas previstas:

- META 1: Estruturação do Laboratório de Desenvolvimento de Iot: clique no link e confira

- META 2: Estruturação do Laboratório de Smart Grid. Acesse aqui

- META 3: Estruturação do Espaço de Ideação. Acesse aqui.

-  META 4: Estruturação do Espaço Coworking. Acesse aqui.

-  META 5: Estruturação da Sala de realidade aumentada.

- META 6: Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação.