Vem aí o Salão do Conhecimento 2020: confira como será o evento - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Vem aí o Salão do Conhecimento 2020: confira como será o evento

Está chegando a hora do maior evento de divulgação científica da região Noroeste do Estado: o Salão do Conhecimento, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de outubro. Serão apresentados cerca de 800 trabalhos nos dias de evento. Ainda dá tempo de se inscrever como ouvinte, até a próxima terça, dia 20, pelo site do evento.

         

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí

Este ano as salas de apresentação serão diferentes: ao invés de serem organizadas por áreas do conhecimento, estão distribuídas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), sendo eles 17 diferentes temáticas. Desta forma, as áreas do conhecimento vão ter maior contato umas com as outras, ampliando o diálogo entre os cursos.

Outra mudança no evento está na forma de apresentação dos trabalhos: como não haverá exposição de pôster em razão da pandemia de covid-19, os participantes irão apresentar os trabalhos em salas virtuais por meio do Google Meet. As apresentações poderão ser assistidas pela comunidade acadêmica (por meio de sua conta Unijuí) e pelos participantes inscritos no evento. Também poderão ser conferidas por qualquer pessoa com acesso a internet, pelo Youtube, o que amplia a disseminação do conhecimento produzido na Universidade à comunidade. 

No segundo dia do Salão do Conhecimento, quarta-feira, de forma paralela às salas de apresentação dos trabalhos, os bolsistas de iniciação científica vão ser avaliados por consultores externos, tudo online e sem contato físico. Já na quinta, 22, e sexta, 23, vai acontecer, de forma paralela ao evento, a I Feira Estadual de Matemática do RS. Saiba mais sobre a programação deste evento.

No encerramento das atividades, sexta-feira, a programação principal do Salão será dedicada ao Debates Sobre Inteligência Artificial d.I.A., com palestras das 9h às 18h45 sobre diversas temáticas integradas ao tema geral, com a coordenação dos Programas de Mestrado e Doutorado. No turno da noite serão realizadas as apresentações de trabalhos inscritos nesta temática de Inteligência Artificial.

Para que toda esta organização dê certo, uma verdadeira força-tarefa está sendo montada pela Unijuí, com o envolvimento de profissionais de diversas áreas para a gestão e mediação das salas, estrutura de transmissão e suporte de tecnologia. Todos os participantes do Salão do Conhecimento, devem se guiar diariamente pelo site do evento para verificar as salas e outras informações de organização do evento. 

Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, o Salão do Conhecimento é um dos eventos mais importantes da Unijuí, que acolhe trabalhos de várias áreas do conhecimento não só de acadêmicos da universidade mas de professores e estudantes do estado. “Já estamos nos acostumando com este formato online, pois no primeiro semestre tivemos a experiência com a semana acadêmica que nos surpreendeu, e, para a realização do Salão contamos com uma ótima equipe para que as pesquisas sejam apresentados da melhor forma possível”, observa.  

Mais Sobre o Salão do Conhecimento

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

O Evento acontece anualmente nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. A programação inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas.

Programação completa

20 de outubro, terça-feira

18h30 - Programação cultural

19h - Abertura oficial

19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão.

21 de outubro, quarta-feira

8h30 às 17h30 - Apresentação dos trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unijuí.

19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão.

22 de outubro, quinta-feira

19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos da XXV Jornada de Pesquisa.

23 de outubro, sexta-feira 

Manhã:

9h às 10h - Palestra: Inteligência Artificial e os desafios às profissões jurídicas

Dr. Wilson Engelmann - UNISINOS

10h30 às 11h30 - Palestra: Inteligência Artificial para Ciências da Vida

Dra. Daniela Lopes Freire - Startup PickCells 

Tarde:

14h às 15h - Palestra: Por que antes o “bit” e não o nada? As redes de sincronização algorítmica e o estado da aprendizagem

MSc. Leandro Beck Freiberg - Universidade Federal do Tocantins

15h15 às 16h15 - Palestra: Inteligência Artificial e desenvolvimento urbano sustentável

Dr. José Eduardo Storopoli - UNINOVE 

16h30 às 17h30 - Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais

Dr. Manuel Osório Binelo - Unijuí

17h45 às 18h45 - Palestra: Aplicando Inteligência Artificial

Dr. Maurício de Campos - Unijuí 

Noite

19h10 às 20h30 - Palestra: Inteligência Artificial e Direitos Humanos

Dr. Mateus de Oliveira Fornasier - Unijuí

19h10 às 20h30 - Palestra: NVIDIA e o Estado da Arte das Soluções de Inteligência Artificial

Dr. Pedro Mário Cruz e Silva - NVIDIA

20h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do evento Debates sobre Inteligência Artificial (d.I.A.)

Acompanhe a programação completa e consulte os links de transmissão no site do evento.

Até 20/10: Inscrições abertas para PARTICIPANTES.

Certificado de 20 horas e de brinde o Guia de Formatação de Trabalhos Acadêmicos Unijuí.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.