Unijuí celebra a produção de estudantes e professores no Salão do Conhecimento 2020 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí celebra a produção de estudantes e professores no Salão do Conhecimento 2020

              

Começou. O Salão do Conhecimento 2020 abriu a programação na noite desta terça-feira para os quatro Campi da Unijuí: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. As atividades seguem até a próxima sexta-feira, com um amplo conjunto de atividades, todas de forma online em razão da pandemia de covid-19. Neste ano serão cerca de 800 trabalhos apresentados, além de diversas palestras ao longo do evento. 

A programação de abertura teve início com uma apresentação cultural do Coral Unijuí. Logo após, ocorreu o ato oficial de abertura. Em sua fala, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, observou que o Salão é o mais importante evento da Universidade para a socialização do conhecimento entre todos os estudantes, nos diversos níveis de ensino, dos quatro Campi da Instituição, além de receber os trabalhos de outras Universidades, inclusive do exterior. “Desfrutem deste momento. Participem desta celebração do conhecimento! É muito necessário a participação de todos para o enriquecimento das discussões propostas ao longo do evento”, disse. 

O Vice-Reitor de Administração, Dieter Siedenberg, observou sobre o esforço da Instituição para adequar este e outros eventos importantes ao formato online, sendo um grande desafio para todos na Instituição. “Neste sentido, desejo um excelente Salão do Conhecimento para todos”, observou. 

Dando prosseguimento ao evento, a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, fez uma saudação. “Acredito que este formato de evento venha para ficar, mesmo que parcialmente, para os próximos anos. Além disso, já estamos trabalhando as temáticas de Inteligência Artificial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao longo deste ano, culminando agora nas discussões do Salão”. Ela também fez menção ao processo de reinvenção institucional: “toda a instituição está trabalhando arduamente neste processo, com os professores construindo novas propostas pedagógicas. Queremos aproximar ainda mais o ensino da pesquisa e da extensão. É uma proposta de envergadura”, complementou. 

Por fim, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, fez o seu pronunciamento. “Nestes quatro dias vamos mostrar um pouco do que fizemos em ensino, pesquisa, extensão e cultura. Neste ano, temos o prazer de fazer um Salão efetivamente da Universidade Regional, no qual os quatro Campi podem acompanhar todas as atividades simultaneamente. Eu espero que, mesmo as salas e corredores do evento sendo transformados em um link de internet, que vocês possam se encontrar e fazer os debates importantes”, salientou. 

A abertura oficial foi transmitida pelo Youtube da Unijuí. Confira na íntegra: 

             

A primeira noite de atividades ainda conta com a apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão. 

O tema geral desta edição é “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As discussões e eventos serão norteados também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU). O Salão é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Como está organizada a edição 2020

Este ano as salas de apresentação serão diferentes: ao invés de serem organizadas por áreas do conhecimento, estão distribuídas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), sendo eles 17 diferentes temáticas. Desta forma, as áreas do conhecimento vão ter maior contato umas com as outras, ampliando o diálogo entre os cursos. 

Outra mudança no evento está na forma de apresentação dos trabalhos: como não haverá exposição de pôster em razão da pandemia de covid-19, os participantes irão apresentar os trabalhos em salas virtuais por meio do Google Meet. As apresentações poderão ser assistidas pela comunidade acadêmica (por meio de sua conta Unijuí) e pelos participantes inscritos no evento. Também poderão ser conferidas por qualquer pessoa com acesso a internet, pelo Youtube, o que amplia a disseminação do conhecimento produzido na Universidade à comunidade.  

No segundo dia do Salão do Conhecimento, nesta quarta-feira, de forma paralela às salas de apresentação dos trabalhos, os bolsistas de iniciação científica vão ser avaliados por consultores externos, tudo online e sem contato físico. Já na quinta, 22, e sexta, 23, vai acontecer, de forma paralela ao evento, a I Feira Estadual de Matemática do RS. Saiba mais sobre a programação deste evento. 

No encerramento das atividades, sexta-feira, a programação principal do Salão será dedicada ao Debates Sobre Inteligência Artificial d.I.A., com palestras das 9h às 18h45 sobre diversas temáticas integradas ao tema geral, com a coordenação dos Programas de Mestrado e Doutorado. No turno da noite serão realizadas as apresentações de trabalhos inscritos nesta temática de Inteligência Artificial. 

Para que toda esta organização dê certo, uma verdadeira força-tarefa foi montada pela Unijuí, com o envolvimento de profissionais de diversas áreas para a gestão e mediação das salas, estrutura de transmissão e suporte de tecnologia. Todos os participantes do Salão do Conhecimento, devem se guiar diariamente pelo site do evento para verificar as salas e outras informações de organização do evento.

Programação completa 

21 de outubro, quarta-feira

8h30 às 17h30 - Apresentação dos trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unijuí.

19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão.

22 de outubro, quinta-feira

19h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos da XXV Jornada de Pesquisa.

23 de outubro, sexta-feira 

Manhã:

9h às 10h - Palestra: Inteligência Artificial e os desafios às profissões jurídicas

Dr. Wilson Engelmann - UNISINOS

10h30 às 11h30 - Palestra: Inteligência Artificial para Ciências da Vida

Dra. Daniela Lopes Freire - Startup PickCells 

Tarde:

14h às 15h - Palestra: Por que antes o “bit” e não o nada? As redes de sincronização algorítmica e o estado da aprendizagem

MSc. Leandro Beck Freiberg - Universidade Federal do Tocantins

15h15 às 16h15 - Palestra: Inteligência Artificial e desenvolvimento urbano sustentável

Dr. José Eduardo Storopoli - UNINOVE 

16h30 às 17h30 - Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais

Dr. Manuel Osório Binelo - Unijuí

17h45 às 18h45 - Palestra: Aplicando Inteligência Artificial

Dr. Maurício de Campos - Unijuí 

Noite

19h10 às 20h30 - Palestra: Inteligência Artificial e Direitos Humanos

Dr. Mateus de Oliveira Fornasier - Unijuí

19h10 às 20h30 - Palestra: NVIDIA e o Estado da Arte das Soluções de Inteligência Artificial

Dr. Pedro Mário Cruz e Silva - NVIDIA

20h30 às 22h30 - Apresentação dos trabalhos do evento Debates sobre Inteligência Artificial (d.I.A.)

Acompanhe a programação completa e consulte os links de transmissão no site do evento.

Até 20/10: Inscrições abertas para PARTICIPANTES.

Certificado de 20 horas e de brinde o Guia de Formatação de Trabalhos Acadêmicos Unijuí.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.