Biblioteca realiza capacitações para estudantes da disciplina Projeto Integrador - Unijuí

Com o intuito de apresentar a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom) a todos os novos acadêmicos da Unijuí, de todos os campi, bem como proporcionar a familiaridade com fontes de pesquisa – principalmente via Portal de Periódicos da Capes, foram realizadas capacitações para as turmas integrantes da Graduação Mais, na disciplina de Projeto Integrador.

A apresentação da Biblioteca Universitária incluiu a demonstração interativa do site da Biblioteca (www.unijui.edu.br/biblioteca), com atenção especial à operacionalidade dos serviços de retirada, reserva e renovação; pesquisa no catálogo online e no Repositório Institucional; além de outras informações relevantes, como o aplicativo Unijuí e acesso ao Guia Unijuí de formatação de trabalhos científicos, organizado pela Bumom em parceria com a Editora Unijuí.

Já o acesso a fontes de pesquisa foi demonstrado através do Portal de Periódicos da Capes, via site da Biblioteca. Foi explicado como fazer o cadastro no Portal e ter acesso a mais conteúdo acadêmico em função do vínculo com a Universidade. Também foi demonstrado como realizar pesquisas em bases de dados e periódicos.

As capacitações para as turmas de Projeto Integrador, disciplina que trabalha com foco na pesquisa desde o primeiro semestre do curso, foram ministradas pelas bibliotecárias com o acompanhamento dos professores e foram realizadas via Google Meet devido à pandemia de covid-19, nos meses de março e abril, totalizando em torno de 500 participantes.

As capacitações via Meet têm abrangido um maior número de participantes, se comparado aos anos anteriores. Em 2019, foram 993 participantes durante o ano todo; em 2020, foram 1162; e neste ano, de março até 9 de abril, foram 909 participantes, demonstrando a efetividade desse canal.

A Biblioteca também disponibiliza capacitações sobre normalização de trabalhos acadêmicos, baseada na ABNT, além do uso da Biblioteca e Portal de Periódicos da Capes, que podem ser solicitadas via o e-mail biblio@unijui.edu.br.