
Até o dia 3 de agosto, estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação Lato Sensu “Autismo e Educação: Inclusão, Aprendizado e Desenvolvimento”, ofertada pela Unijuí na modalidade de Ensino a Distância (EaD). A especialização é voltada a profissionais da educação, como egressos dos cursos de Pedagogia, licenciaturas e Educação Física, que desejam aprofundar seus conhecimentos e práticas voltadas à inclusão de estudantes autistas, com foco no desenvolvimento das relações, da linguagem e da participação escolar.
O curso propõe uma formação fundamentada nas ciências da educação, com ênfase em uma abordagem histórico-cultural e neuroafirmativa do autismo, oferecendo caminhos formativos reais para a construção de práticas pedagógicas inclusivas. A proposta abrange temas como os fundamentos da educação inclusiva, o desenvolvimento da linguagem, a utilização de tecnologias assistivas, a acessibilidade educacional e práticas pedagógicas centradas nas especificidades do autismo, a partir de uma perspectiva anticapacitista.
O principal objetivo da especialização é capacitar os profissionais da educação para atuar com estudantes autistas de forma sensível, crítica e propositiva, promovendo o planejamento e a realização de práticas pedagógicas inclusivas. Entre os objetivos específicos estão: ampliar o conhecimento sobre autismo e educação a partir de uma visão histórico-cultural, anticapacitista e neuroafirmativa; refletir e propor tecnologias assistivas e estratégias de acessibilidade educacional; compreender a centralidade da linguagem no processo de inclusão e participação escolar; e desenvolver a capacidade de avaliar, propor e liderar práticas pedagógicas inclusivas no autismo.
As aulas serão ministradas pelo Google Meet, das 19h às 22h30. As inscrições podem ser realizadas pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) celebra a publicação de um artigo na Revista Acervo, periódico científico do Arquivo Nacional, em circulação desde 1986 e referência no Brasil nas áreas de História, Arquivologia e demais ciências da informação.
A revista tem como objetivo divulgar o potencial dos documentos de valor histórico preservados por instituições de memória, apresentando-os como fontes relevantes para a pesquisa — independentemente do formato ou suporte da informação.
Assinado por Amanda Higashi, arquivista do Madp e mestre em Patrimônio Cultural, e por Ivo Canabarro, pós-doutor em História e professor da Unijuí, o artigo integra a seção Artigos Livres do volume 38, número 2 (maio/agosto de 2025). O texto destaca o acervo iconográfico preservado pelo Museu, com foco em três importantes conjuntos fotográficos representativos da colonização de Ijuí: as coleções Eduardo Jaunsem, Família Beck e o fundo Luiz Germano Gieseler.
Esses acervos, além de fotografias em papel e filmes flexíveis, são compostos principalmente por negativos de vidro - suportes fotográficos raros no contexto brasileiro — que documentam aspectos culturais, sociais e familiares do período de imigração na região Noroeste do Rio Grande do Sul. O artigo também enfatiza a importância do trabalho técnico, interdisciplinar e curatorial na preservação e disponibilização pública desses registros.
“A proposta da Revista Acervo é justamente promover esse tipo de articulação entre a prática técnica e a produção de conhecimento histórico”, afirma Amanda Higashi. “Nosso artigo valoriza não apenas o conteúdo das imagens, mas também o trabalho de bastidor necessário para que essa documentação esteja acessível a pesquisadores e ao público em geral.”
Para o professor Ivo Canabarro, a publicação representa um reconhecimento significativo. “A revista do Arquivo Nacional é uma das principais publicações sobre documentos históricos no país. Ela oferece uma possibilidade de projeção nacional, e também internacional, já que circula em outros países, dos nossos acervos, aqui do Museu Antropológico Diretor Pestana. Já é o segundo artigo publicado sobre o nosso museu, e isso tem um impacto muito grande para o reconhecimento das potencialidades do nosso acervo como objeto de pesquisa.”
A publicação reforça o papel dos museus universitários como espaços fundamentais para a preservação da memória e o fomento à produção científica. Com qualificação A1 no sistema Qualis/CAPES, a Revista Acervo consolida-se como um espaço de excelência no diálogo entre práticas técnico-documentais e reflexões historiográficas.
O artigo está disponível para leitura neste link.
O espírito empreendedor e a inovação têm se consolidado como marcas do ensino na Unijuí. Um exemplo disso é a iniciativa dos estudantes Pietro Henrique de Oliveira Antonello, Raphaël Marcelevitch Marloie e Stéfanie Copetti Bade Milbradt, que participam do Projeto Integrador em Empreendedorismo e Inovação (PI). A partir de uma proposta desenvolvida em sala de aula, o grupo criou o MoveU, um aplicativo voltado à mobilidade universitária, que agora entra em fase de pré-incubação com o apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (CRIATEC)
A ideia surgiu como resposta a um desafio real enfrentado por estudantes: a dificuldade de acesso a informações sobre transporte universitário. Com o MoveU, os usuários poderão consultar, em um só lugar, dados atualizados sobre: Opções de caronas compartilhadas; Rotas e trajetos; Pontos de embarque e desembarque.
Segundo os idealizadores, o aplicativo busca promover uma mobilidade mais inteligente, segura e organizada, conectando os estudantes de forma colaborativa. “Nosso objetivo é resolver uma dor real enfrentada pelos estudantes, especialmente aqueles que vêm de outras cidades. Com o MoveU, queremos que os deslocamentos deixem de ser uma preocupação e se tornem parte de uma rotina mais prática e conectada”, destacam os criadores do aplicativo”.
O desenvolvimento do MoveU foi impulsionado pelas atividades do Projeto Integrador, componente curricular que incentiva a aplicação prática de ideias empreendedoras por meio de metodologias ativas e abordagem interdisciplinar. A disciplina é ofertada nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, sob a orientação das professoras Fernanda Pasqualini, Márcia Almeida e Thaís Teixeira.
O suporte da Criatec tem sido essencial na estruturação do negócio, oferecendo mentorias técnicas, orientações estratégicas e apoio no desenvolvimento do protótipo. Com essa parceria, os estudantes avançam rumo à consolidação de um negócio inovador, com potencial de impacto dentro e fora da universidade.
A expectativa é que o MoveU se torne uma solução acessível a estudantes da Unijuí e de outras instituições, promovendo uma mobilidade universitária mais eficiente, colaborativa e sustentável.

O Coral Unijuí está com edital aberto para inscrições para o processo seletivo de novos integrantes. As inscrições iniciam nesta quarta-feira, 23 de julho e vão até o dia 1º de agosto. Elas podem ser feitas neste link. A seleção envolve entrevista coletiva e audição. A entrevista coletiva ocorre no dia 2 de agosto, no prédio 01, sala 310, na Sede Acadêmica da Fidene. Já a audição será realizada de forma individual, através de agendamentos.
A seleção envolve entrevista coletiva e audição. O edital prevê a seleção de vozes femininas e masculinas para o Coral Unijuí e também de cantores instrumentistas, que utilizem teclado, bateria, violão, baixo e percussão. Podem participar estudantes da Unijuí, egressos, funcionários da Fidene/Unijuí e demais pessoas da comunidade externa.
Como requisitos necessários, é exigido aos futuros integrantes terem disponibilidade para participar dos ensaios nas sexta-feiras à noite, sábados pela manhã e quando houver necessidade de ensaios extras; disponibilidade para participar das demais atividades do grupo; e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações do Coral.
Os critérios de avaliação e demais informações sobre o processo seletivo podem ser consultados no edital, disponível no site www.unijui.edu.br/extensao/editais/editais-cultura.

A Unijuí, em parceria com a Associação Noroeste Runners (ANR) e o programa Mesa Brasil, do Sesc, promove no próximo domingo, 27 de julho, a Corrida do Bem. A atividade é organizada por acadêmicos da disciplina Projeto Integrador: Ser Biólogo e Social.
A Corrida do Bem terá início às 9h, com largada no campus da Unijuí em Ijuí. O evento contará com dois percursos: uma caminhada de 2 km e uma corrida de 5 km. Os inscritos realizarão a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à ANR e ao programa Mesa Brasil.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 99118-0458.

A Unijuí, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), recebeu nesta segunda-feira, 21 de julho, o Coral Vivere, ligado à Riga Technical University, da Letônia.
A Universidade mantém convênio de cooperação com a instituição letã, o que possibilita a mobilidade acadêmica de estudantes e professores. Na ocasião, o Coral Vivere realizou uma breve apresentação no campus da Unijuí.
Nesta terça-feira, o grupo fará uma apresentação no evento UETI Celebra: Letônia II, que será realizado às 19h30, na sede da União das Etnias de Ijuí. Também participarão do evento o Coral da Unijuí, o Coral Dzintars e o Grupo de Danças Staburags.
Composto por 42 integrantes, o Coral Vivere é regido pelo maestro Gints Ceplenieks.

Neste ano, a Unijuí campus Santa Rosa será sede da VI Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul, que acontecerá no dia 26 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link. A feira é destinada a professores e estudantes da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Educação Superior, Educação Especial e comunidade em geral, que desenvolvam atividades ligadas ao ensino, aprendizagem ou aplicações matemáticas em diferentes contextos.
O evento tem como finalidade incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, contribuindo para a inovação curricular durante o ano letivo nas instituições envolvidas. Além disso, a feira promove troca de conhecimentos e experiências em torno da Matemática como ciência dinâmica e presente no cotidiano.
Os projetos podem ser inscritos em uma das oito categorias previstas: Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Ensino Superior, Professor e Comunidade. Ainda há três modalidades de participação: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas; Matemática Pura e Materiais Instrucionais e/ou Jogos Didáticos.
O autor responsável pela inscrição (professor orientador) deverá anexar o trabalho e realizar o preenchimento de todos os campos: questionário, cadastro dos demais autores do trabalho (se for o caso) e título do trabalho. Mais informações podem ser obtidas neste link.

Responsável por prestar serviços essenciais para cooperativas, empresas e instituições públicas e privadas, o Laboratório de Análises Bromatológicas e Nutrição Animal desempenha função fundamental para a realização de análises químicas e bromatológicas de alimentos concentrados, como os grãos de cereais e as rações balanceadas e de alimentos volumosos, como os fenos, pastagens e silagens.
Somente no ano passado, o laboratório teve um crescimento significativo no número de análises realizadas, totalizando 859 atendimentos. Esse resultado representa um aumento expressivo em comparação a 2023, quando foram realizadas 712 análises. Entre os serviços prestados, a análise de Proteína Bruta para a matriz “soja” foi a mais demandada pelos clientes, o que reforça a importância desse parâmetro na avaliação da qualidade nutricional desta cultura.
“Tivemos um período de crescimento e conquistas para o Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal. Expandimos nossa atuação, atendendo novos clientes e fortalecendo parcerias, o que contribuiu para uma aumento no número de amostras recebidas”, destaca o responsável técnico pelo espaço, Diovane Antonow.
As principais demandas atendidas são relacionadas a empresas de fertilizantes, clientes particulares, programas de pesquisa e estudantes do curso de Agronomia. Os produtos mais analisados são soja, aveia, mix de grãos, milho, silagem e ração. No laboratório são feitas análises de Matéria Mineral, Proteína Bruta, Extrato Etéreo, Detergente Neutro e Detergente Ácido.
O responsável técnico também destaca a participação significativa dos estudantes do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. “Eles utilizaram nossas instalações para desenvolver pesquisas, realizar atividades práticas e aprofundar seus conhecimentos. Esse envolvimento reforça o compromisso do laboratório com a ciência, a formação de novos profissionais e o avanço das análises laboratoriais na área de nutrição animal”, relata.
A bromatologia é uma área da ciência que estuda os alimentos, suas propriedades e composições. No laboratório é possível verificar a qualidade, nutrição, composição química e segurança alimentar das amostras analisadas, sendo essas informações essenciais para diversas áreas, pois os alimentos impactam diretamente a saúde. O planejamento deste ano inclui a aquisição de equipamentos para fazer análises em infravermelho, o que permitirá a ampliação do escopo das matrizes analisadas e a diversificação dos testes realizados, proporcionando uma análise mais rápida, precisa e sustentável.
Para ter acesso aos atendimentos, os interessados podem trazer as amostras diretamente à Central de Recebimento de Amostras, que fica localizada no Campus Unijuí de Ijuí, no prédio 45 - sala 01. Também é oferecido atendimento através do e-mail cra@unijui.edu.br, e pelo WhatsApp (55) 3332-0627, para que os clientes possam tirar dúvidas e obter informações sobre quantidade de amostras, valores, localização, orçamentos, tipos de análises e nos amostras via correspondência.
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A Unijuí e sua Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec receberam na tarde desta segunda-feira, 21 de julho, representantes da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict/RS) e do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática. A comitiva foi recepcionada com uma visita à estrutura da Incubadora e, em seguida, dividiu-se entre uma reunião com representantes regionais e o Comitê, e visitas técnicas às empresas Dubai e Hidroenergia.
Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, o encontro representa uma oportunidade estratégica para estabelecer conexões e discutir iniciativas voltadas à inovação e ao desenvolvimento regional. “Esse é um momento importante para promovermos diálogos com a Secretaria, pensando em ações que contribuam para o fortalecimento da nossa região. E, quando falo em região, me refiro aos 76 municípios que integram o território Noroeste Missões. Muitos editais lançados pela Fapergs são viabilizados por meio da Secretaria, o que reforça a importância de estarmos próximos e alinhados com suas ações. Esse diálogo movimenta recursos que podem desenvolver significativamente o nosso território”, afirmou.
Segundo o diretor-geral da Sict/RS, Sandro Kirst, a equipe tem aproveitado os deslocamentos realizados no âmbito do projeto “Rotas da Inovação” para conhecer mais de perto o interior do Estado, seus ecossistemas de inovação, incubadoras, parques tecnológicos e instituições de ensino. Promovido pela própria Secretaria, o projeto tem como objetivo unir o poder público, a comunidade acadêmica, o setor produtivo e a sociedade civil — os chamados representantes da “quádrupla hélice” — em uma jornada de troca de ideias, colaborações e construção de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação nas diversas regiões do Rio Grande do Sul.
“Para nós, é fundamental estar e viver o interior. E nosso objetivo, neste processo, é mais ouvir do que falar. Nós, enquanto Secretaria, temos a capacidade de colocar à disposição nossas informações, editais e estrutura para atender ao interior e às suas diferentes demandas. Por isso, sempre dizemos: não se sintam acanhados em mostrar o seu valor e suas propostas. Esse é o nosso objetivo ao estar aqui, além de propor uma interação extremamente necessária com o nosso Comitê, a partir deste novo olhar de resiliência e reconstrução”, afirmou.

A Unijuí está com inscrições abertas para a atividade de qualificação Danças Circulares Infantis e Brincadeiras de Roda, que tem como proposta proporcionar vivências lúdicas e educativas voltadas à infância. A formação busca valorizar a cultura do brincar, resgatar saberes tradicionais e promover o desenvolvimento integral das crianças por meio da música, do movimento e da coletividade.
A atividade é voltada para profissionais da educação infantil, pedagogos, educadores físicos, estudantes da área da educação e demais interessados em práticas corporais e educativas com crianças. Com uma abordagem prática e sensível, a formação possibilita a experimentação de diferentes rodas cantadas e dançadas, trabalhando aspectos como coordenação motora, socialização, expressão corporal, musicalidade e vínculo afetivo.
Mais do que uma técnica, as danças circulares e as brincadeiras de roda são reconhecidas como ferramentas pedagógicas que contribuem para o fortalecimento de valores como o respeito, a cooperação, a escuta e o cuidado mútuo, aspectos essenciais na formação humana desde a infância.
A capacitação será realizada presencialmente e tem como diferencial a integração entre teoria e prática, incentivando os participantes a aplicarem os aprendizados em seus contextos de atuação com crianças.
As inscrições podem ser realizadas até 19 de outubro pelo site unijui.edu.br/estude/educacao-continuada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br..
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