A Doença Celíaca (DC) é uma patologia que atinge o intestino delgado. De caráter autoimune, ela se manifesta em indivíduos geneticamente predispostos, a partir do consumo do glúten (principal fração proteica presente no trigo, centeio e cevada). De acordo com dados da Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca, ou seja, aproximadamente 7 milhões de pessoas. No Brasil, os resultados dos estudos realizados em algumas regiões mostraram que a prevalência de Doença Celíaca é semelhante à encontrada em países desenvolvidos, variando de 0,15 a 1,94% da população. Este número pode chegar a 2 milhões de indivíduos, a maioria deles ainda sem diagnóstico. Por isso, muitas pessoas precisam adotar uma dieta sem glúten, excluindo da alimentação todos os alimentos feitos com base em farinhas de trigo, cevada ou centeio, como os bolos, bolachas e pão, por exemplo.
Com o objetivo de contribuir para ampliar a diversidade de alimentos sem glúten no mercado, o grupo de pesquisa Alimentos e Nutrição da Unijuí desenvolve o Projeto “Desenvolvimento de alimentos sem glúten a partir de grãos cultivados na região noroeste do RS”, que conta com a parceria do Instituto Federal Farroupilha (IFF-Santo Augusto), da Sociedade Educativa Três de Maio (SETREM), e apoio financeiro da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT-RS).
Um dos objetivos é desenvolver alimentos sem glúten, baseados em grãos produzidos na região noroeste do RS, elaborados a partir de um mix de farinhas de três espécies de grãos: chia, quinoa e trigo sarraceno. Dois tipos de alimentos serão desenvolvidos nesse projeto: massas (tipo macarrão) e snacks extrusados (flocos) sem glúten, com a adição de farinhas, como a de milho, arroz, soja e batata doce. Em todas as formulações testadas serão realizadas avaliações químicas, microbiológicas e sensoriais, a fim de estabelecer a sua qualidade nutricional, sanitária e de aceitabilidade pelos consumidores.
Segundo o professor do curso de Agronomia da Unijuí e coordenador do projeto, Raul Vicenzi: “estima-se que existam mais de 2 milhões de pessoas intolerantes ao glúten no Brasil, por conta disso o mercado de produtos isentos de glúten tem crescido bastante ultimamente, cerca de 40% ao ano”. Também é objetivo desenvolver esses alimentos com uma formulação equilibrada e adequada, avaliada por meio de análises físico-químicas, nutricionais, microbiológicas e sensoriais.
Depois de definir as formulações definitivas, o projeto prevê a realização de eventos, cursos, treinamentos e palestras, cuja finalidade é transferir as tecnologias desenvolvidas para o setor produtivo regional, tendo preferencialmente como público indústrias e agroindústrias, seus colaboradores, técnicos, produtores rurais e cooperativas.
Além disso, o projeto contribui para abrir campo de pesquisa e envolver os estudantes da Unijuí no processo, como relata o estudante Jean Gabriel Regis, bolsista do projeto. “Nós participamos de todas as etapas, desde a escolha dos grãos, moagem, mistura das farinhas e preparo da massa. Também participamos da avaliação e da composição dos produtos elaborados, para definir a melhor formulação, e ainda do processo de execução dos cursos para transferência tecnológica à comunidade. Nós, bolsistas, atuamos diretamente nas atividades práticas, operamos os equipamentos, ajustamos as misturas dos ingredientes, e verificamos os resultados a fim de atingir os objetivos pretendidos no projeto”.
Este projeto de pesquisa tem cinco anos de duração e conta com um grupo formado pelos seguintes professores: Raul Vicenzi (Agronomia), Eilamaria Libardoni Vieira (Nutrição), Fernanda da Cunha Pereira (Engenharia Química), Alessandro Hermann (Química), Anagilda Bacarin Gobo (Química) e José Antônio Gonzalez da Silva (Agronomia).



O Conselho Universitário - CONSU é o colegiado superior deliberativo, normativo, consultivo e de supervisão da UNIJUÍ. Os integrantes da comissão eleitoral para a eleição dos membros CONSU foram nomeados, no dia 8 de maio, pela Portaria da Reitoria nº 16/2018, assinada pela Reitora Profª Drª Cátia Maria Nehring.
Integram a comissão eleitoral dois representantes dos professores - Julio Cezar Oliveira Bolacell e Lauri Basso; dois técnicos-administrativos e de apoio - Marcia da Silva e Marileide Regina Schiavo; e um representante da Presidência do CONSU - Sandra Maria da Silva.
A eleição para os novos membros do Conselho Universitário está marcada para o dia 03 de agosto (sexta-feira) e as chapas podem ser inscritas até o dia 18 de julho (quarta-feira), às 17h.
O calendário eleitoral referente ao processo eleitoral e os demais materiais estão disponíveis no https://www.unijui.edu.br/eleicaoconsu em Informes Oficiais. O mandato é de três anos e as chapas devem ter cinco representantes dos professores (titulares e respectivos suplentes) e cinco representantes dos técnicos-administrativos e de apoio (titulares e respectivos suplentes).
UNIJUÍ, DCE, Centros e Diretórios Acadêmicos, em nota conjunta, informam que as atividades acadêmicas estão suspensas a partir das 13h30 desta quarta-feira, 30/05, até dia 02/06, sábado, nos quatro Campi: Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. A decisão foi tomada no final da manhã desta quarta-feira, 30/05, em reunião com representantes do DCE, Centros e Diretórios Acadêmicos e Reitoria da Unijuí com o objetivo de reavaliar a situação a partir dos últimos acontecimentos envolvendo o movimento das rodovias.
Na sexta-feira, 01/06, uma nova reunião entre DCE, Diretórios Acadêmicos e Reitoria será realizada para avaliar e definir os encaminhamentos para a próxima semana.
Por outro lado, as atividades administrativas seguem funcionando dentro da normalidade possível, nos quatro Campi.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí realizou, no dia 24 de maio, reunião com as equipes vencedoras do Desafio Empreendedor do Campus Panambi. Na agenda foram discutidos o contrato de pré-incubação de seis meses, consultorias e assessorias para validação para desenvolvimento dos empreendedores utilizando Canvas YOU planejamento pessoal.
No dia 07 de junho será realizada uma nova agenda, para discutir consultorias e assessorias para validação do modelo da ideia e do modelo de negócio, consultorias e assessorias na área de capital, consultorias e assessorias na área de Propriedade Intelectual e as atividades com os grupos serão desenvolvidas no laboratório de Gestão.
Em primeiro lugar no Desafio Empreendedor do Campus Panambi ficou a equipe Recilamp, que procurou uma solução para a reciclagem de lâmpadas. Em segundo, a equipe FGCM, que propôs um projeto de irrigação de precisão. E, em terceiro lugar, o grupo 1D2M, que defendeu a ideia de um telhado verde.
A banca avaliadora foi composta pelo Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, pelo professor chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Maurício de Campos, e pelo coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da Universidade, João Lucas Pereira dos Santos.
Sobre o Desafio
O Desafio Empreendedor busca contribuir com a disseminação da cultura empreendedora na Universidade, apresentando possíveis soluções de mercado para problemas identificados conforme a temática, agregando valor para a instituição e gerando novos negócios.
O primeiro lugar ficou com uma vaga de pré-incubação externa na Incubadora de Empresas de Inovação tecnológica da UNIJUÍ - Criatec Campus Panambi, troféu e 40 horas de consultoria para elaboração de projetos para captação de recursos em editais de fomento. O segundo lugar também ganhou uma vaga de pré-incubação externa e troféu; e o terceiro lugar ganhou um troféu.
A edição do Desafio Empreendedor no Campus Panambi teve como realizadores AGIT, CRIATEC, DECEENG, DACEC com o apoio do SEBRAE e UNIJUÍ.
O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (NAAI) da Unijuí tem desenvolvido um trabalho intenso de acompanhamento pedagógico e psicológico aos alunos que apresentam inúmeras dificuldades decorrentes da aprendizagem. Nessa semana o grupo de profissionais que integram o Núcleo, juntamente com um dos estudantes atendidos, organizou um espaço para debater o tema e compartilhar experiências. O objetivo é organizar um espaço/tempo institucional para trocas de experiências sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, transtorno este que resulta, quando não identificado e acompanhado, sérias consequências para a aprendizagem.
Uma história
“Pai, eu quero ser médico veterinário”. Essa era a frase que André Lucca Pizutti dizia na infância. “Naquela época não sabia o estrago que o déficit de atenção faria em minha vida. Fui crescendo, aos trancos e barrancos concluí o Ensino Médio. Prestei vestibular e entrei na faculdade. Cinco anos me separavam da concretização daquela frase. Então, comecei a acumular reprovações, era um fracasso atrás do outro, até que, em 2011, desisti. Não sabia que os meus fracassos faziam patologia”, relata.
Ele relata que as consequências foram graves: “realmente, boa parte de quem eu era morreu naquele ano. Aquela criança, convicta quanto ao seu futuro profissional trancava o curso. Aquela criança morreu. Isso me levou a uma depressão profunda, inúmeros fracassos profissionais, inúmeros pensamentos suicidas, dentre outras coisas. Isso fez com que fosse atrás de um tratamento a fim de conviver com esta situação” conta.
André, que é formado em Administração e atualmente retomou o curso de Medicina Veterinária na Unijuí, ressalta que quando percebeu que alguns alunos diagnosticados com o transtorno do déficit de atenção acumulavam insucessos acadêmicos, procurou o NAAI e prontificou-se a organizar um grupo para troca de experiências em relação a esta situação. “Falei sobre isso e percebemos a oportunidade de ajudar esses estudantes. Ninguém precisa passar pelo que passei, só peço que conversem conosco”, salienta.
Este grupo fará suas reuniões nas quartas-feiras, às 17h, no NAAI, no Campus Ijuí. Os estudantes que se identificarem com esta questão estão convidados para participarem do encontro.
A UNIJUÍ informa que a partir desta quarta-feira, 30/05, retomará as atividades acadêmicas que envolvem estudantes em seus quatro campi: Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. Posteriormente, será informado o calendário de recuperação dos dias de atividades acadêmicas suspensas em razão da greve dos caminhoneiros.
Os estudantes que tiverem situações de excepcionalidade devem procurar a coordenação do seu respectivo curso para fazer os encaminhamentos necessários.
Agradecemos a compreensão de todos.
A UNIJUÍ informa que, em razão dos reflexos da greve dos caminhoneiros e outras categorias que tem se somado ao movimento, e a inviabilidade de deslocamento dos estudantes (graduação e pós-graduação) da Instituição, as aulas estão suspensas nesta terça-feira dia 29 de maio, nos quatro Campi: Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. Por outro lado, as atividades administrativas seguem funcionando dentro da normalidade possível, nos quatro Campi.
Posteriormente, será informado um calendário de recuperação dos dias de atividade acadêmica suspensos pela situação em que o país se encontra.
Agradecemos a compreensão de todos.
Neste final de semana aconteceu o #PARQUEATIVO, uma realização do Poder Público Municipal, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCet) em parceria com o Curso de Educação Física da UNIJUÍ.
As atividades do #PARQUEATIVO iniciaram na manhã de quinta-feira, 24/05, com a 2ª Educação Escoteira. O Grupo Escoteiro Farrapos Carijós, AIPAN e os Cursos de Graduação da Unijuí: Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Ciência da Computação e Educação Física, realizam oficinas com crianças de escolas do município e AABB Comunidade.
A programação do teve continuidade com a palestra de abertura do 1º EcoMovimento: Práticas Corporais e Educação para a Vida, tendo como palestrante o Professor Dr. Sidinei Pithan da Silva e como mediador o Professor Dr. Paulo Carlan.
Na sexta-feira e sábado foram realizados os cursos Formação Pedagógica em Paradesporto; Fisiologia do Exercício: Testes de Avaliação Funcional; Nutrição Aplicada à Atividade Física e Promoção da Saúde e Treinamento Funcional para estudantes e profissionais da área de Educação Física. Também aconteceu um momento de apresentações de relatos de experiência.
Foi destaque no fim de semana o Ijuí Sports Festival, que teve a realização de vivências e/ou competições em 11 modalidades, dentre elas: tiro de laço escolar, judô, minivoleibol, airsoft, cross duathlon, cross training, skate, levantamento de peso, bodybuilding, slackline profissional, canoagem e esportes aquáticos.
Também fez parte da programação do #PARQUEATIVO o 1º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares com palestras e oficinas voltadas para os temas: folclore, brinquedos e brincadeiras, financiamento e pesquisa, politicas para o carnaval, artesanato e dança.
O evento contou com o apoio de diversas entidades de Ijuí e de municípios da região, que estiveram envolvidas na programação.







































































A UNIJUÍ informa que, em razão dos reflexos da greve dos caminhoneiros e outras categorias que tem se somado ao movimento, e a inviabilidade de deslocamento dos estudantes ( graduação e pós-graduação) da Instituição, as aulas estão suspensas nesta segunda-feira, dia 28 de maio, nos quatro Campi: Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. Por outro lado, as atividades administrativas seguem funcionando dentro da normalidade possível, nos quatro Campi.
A Universidade vai monitorar, durante esta segunda-feira, a situação para as atividades de terça-feira, dia 29.
Posteriormente, será informado um calendário de recuperação dos dias de atividade acadêmica suspensos pela situação em que o país se encontra.
Agradecemos a compreensão de todos.
Com o objetivo de motivar os estudantes e oportunizar a realização de atividades acadêmicas complementares às previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí realizou, de segunda (21), até esta sexta-feira (25), Semana Acadêmica, com atividades realizadas nos Campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi simultaneamente.
Os cursos que compõem o Departamento desenvolveram uma variada programação com palestras, minicursos, oficinas, concursos, com intuito de proporcionar aos estudantes uma formação complementar qualificada e oportunizar um espaço de integração dos cursos do DCEEng. Segundo o chefe do DCEEng, professor Maurício de Campos, a Semana Acadêmica é a oportunidade de os estudantes expandirem seus conhecimentos, contatos, de forma a aprimorar ainda mais sua formação profissional.















Campus Panambi
Já em Panambi, o curso de Engenharia Mecânica trouxe palestras sobre temas como: Soldagem na era da Manufatura Avançada, Indústria 4.0, Responsabilidades jurídicas e desafios aos egressos, e também os Desafios da profissão.
Segundo a coordenadora do curso, professora Patrícia, Pedrali, A Semana Acadêmica foi prestigiada pelos alunos e pela comunidade externa. "Avalio de forma positiva a adesão dos alunos também na organização do evento, buscando apoio junto às empresas e palestrantes. É uma grande oportunidade para a comunidade acadêmica discutir assuntos que fazem parte do seu dia a dia, do seu ambiente profissional e da sociedade em geral e não somente "questões técnicas" de engenharia. Destaque especial ao Centro Acadêmico e professores pela organização, grande envolvimento de egressos do curso que compartilharam assunto técnicos e profissionalizantes e os desafios da profissão", salienta.










Campus Santa Rosa
De acordo com o Coordenador do curso de Engenharia Elétrica do campus Santa Rosa, professor Mauro Rodrigues, a semana acadêmica é um momento de reflexão entre os acadêmicos, as empresas e os profissionais da área. “Nesta semana tivemos competição, interatividade, minicursos e novas tecnologias. Os alunos, neste momento, formam uma nova base de conhecimentos ao vislumbrar novas técnicas e ações do mercado envolvendo sua futura profissão. A aplicação da aprendizagem acadêmica é percebida e pode ser questionada a partir de novas experiências, como estas da Semana Acadêmica. Ainda mais neste ano, onde a organização de todo evento ocorreu através dos Centros Acadêmicos, que se responsabilizaram pela alocação dos recursos necessários para realizar o evento”, destaca Mauro.



















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