
A Unijuí participa, nesta semana, do Congrega Coop - Cooperativismo e Inovação no Agronegócio: Uma Jornada de Experiência. O evento é promovido pela Cotrirosa, com co-promoção pelo Sicredi e Sebrae, e ocorre no Centro Cívico de Santa Rosa, até esta quinta-feira, 10 de outubro. A Universidade é apoiadora da atividade.
Entre as ações realizadas pela Unijuí no evento estão a participação da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica- Criatec, com a presença de empresas incubadas; tira-dúvidas e repasse de informações sobre cursos, bolsas e sobre o Vestibular de Verão 2025, coordenadas pelo Núcleo de Captação e Prospecção; e, ainda, ações de introdução à realidade virtual, feitas pelo Espaço + Inovação.
O Congrega Coop - Cooperativismo e Inovação no Agronegócio: Uma Jornada de Experiências tem por objetivo integrar toda comunidade da macrorregião Noroeste Missões. A programação apresenta encontro de mulheres, palestras sobre Inovação e Cooperativismo no Agronegócio, Ecossistemas de Inovação e Cooperativismo, entre outros temas correlatos.

Entre os dias 10 e 20 de outubro, a Unijuí estará com diversas atividades em sua casa na ExpoFest Ijuí 2024, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. A programação da Universidade conta com ações dos cursos de Graduação, bem como interações, jogos, distribuição de pipoca e brindes para os visitantes, além das inscrições para o Vestibular de Verão e Medicina 2025.
Iniciando a programação, nesta quinta-feira, 10 de outubro, no turno da tarde, o curso de Engenharia Civil estará com a atividade “Balançando as estruturas” e mostra de serviços do Laboratório de Engenharia Civil (LEC) e o curso de Direito com o jogo “Passa ou repassa”.
Já na sexta-feira, 11 de outubro, das 14h às 17h, o curso de Estética e Cosmética vai realizar a ação “Estética como ferramenta de saúde” e o curso de Biomedicina fará a tipagem sanguínea. Às 15h, a professora do curso de Farmácia da Unijuí, Christiane Collet, abordará o tema “Ervas aromáticas têm fins medicinais?” sobre o uso na culinária com efeitos na saúde.
Às 18h, acontecerá a oficina “Gastrocultural: como a gastronomia portuguesa se insere na nossa cultura alimentar", com participação da etnia portuguesa e, fechando a programação do segundo dia, às 19h, terá a atividade “Aromas na Cozinha: preparo e degustação de sal, azeite e manteiga temperados” com participação de apicultores e do Projeto de Pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí (Plamedic).
.jpeg)
Na noite de segunda-feira, 7 de outubro, a Semana Acadêmica "Práticas e Vivências em Comunicação", dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, deu início às suas atividades com um bate-papo sobre "Mídia e estratégias de comunicação: influenciadores, inteligência artificial e transformação digital nas organizações". A conversa foi conduzida pelo relações públicas, professor e pesquisador, Fábio Frá Fernandes, e contou com a presença de estudantes, professores, egressos e profissionais da área para refletir sobre os desafios que moldam o futuro da comunicação.
Ao longo do bate-papo, Fernandes abordou temas como o uso de dados na comunicação digital, a crescente influência dos criadores de conteúdo e o impacto das tecnologias emergentes nas organizações. Os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre essas inovações e sobre os espaços que podem ocupar como futuros profissionais da comunicação em um cenário de transformação constante.
A estudante do 2º semestre de Publicidade e estagiária da Usina de Ideias, Nicoli Klawa, compartilhou suas impressões sobre a experiência. “Essa é minha primeira semana acadêmica, e estou gostando muito da experiência! Foi uma fala muito interessante, principalmente sobre a importância de entendermos como os dados e as novas ferramentas digitais estão moldando as estratégias de comunicação.”
Keila Rosa, estudante do 6º semestre de Jornalismo, também comentou sobre as dicas trazidas por Fernandes. “Algo muito interessante foi ele apresentar materiais produzidos por ele e por outros profissionais, focando em estratégias de comunicação e eventos, principalmente no pós-pandemia. Além disso, ele nos incentivou a trabalhar com a nossa realidade, a aprender as ‘receitas’ da comunicação, mas também a adaptá-las ao nosso contexto.”
Sobre a escolha da temática para Semana Acadêmica e o porquê dela ser importante para a formação dos estudantes, a coordenadora dos cursos, Nilse Maldaner, explica que a temática traz muito das competências que os estudantes realmente querem desenvolver, e que precisam para serem bons profissionais da área da comunicação. “Nós procuramos trazer para a semana acadêmica práticas e vivências de interesse dos alunos, onde nós buscamos contemplar várias questões de produção, edição e que também estão relacionadas com o campo da comunicação digital.”
A programação da Semana Acadêmica segue até quinta-feira, 10 de outubro, oferecendo aos estudantes de graduação uma série de oficinas teórico-práticas e encerrando com o aguardado Festicom, o Festival da Comunicação. Confira as atividades programadas:
09/10
10/10
Por Martina Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias
Fotos: Rubian Bottega e Martina Neubauer

A Unijuí lançou nesta terça-feira, 8 de outubro, a campanha dos Vestibulares de Verão e Medicina 2025. As inscrições de ambos processos seletivos estão abertas e podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular. Com o mote “Viver a Unijuí muda tudo”, esta edição tem como objetivo mostrar que aprender algo novo é capaz de transformar a vida de cada estudante.
Segundo a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Camila Marzari, mais do que formar profissionais, a Unijuí é capaz de transformar vidas, abrindo portas para novas experiências, criando oportunidades e sendo catalisadora de sonhos. “Queremos mostrar para o nosso futuro acadêmico que escolher viver uma Universidade de excelência, como a Unijuí, é a certeza de optar por um caminho de aprendizados que faz a diferença, com acolhimento de quem é referência, resultando em experiências transformadoras”, explicou Camila.
Vestibular de Verão
O Vestibular de Verão 2025, engloba os cursos presenciais nos quatro campi da Unijuí - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, e conta com uma série de novidades para esta edição, como o prazo de inscrições, matrículas e lançamento de cursos. Uma delas é o período de inscrições mais extenso, que será de 8 de outubro a 25 de fevereiro de 2025, no site unijui.edu.br/vestibular-presencial, com taxa no valor de R$ 20,00 (vinte reais). Outra novidade é a oferta de novos cursos nos campi de Ijuí e Santa Rosa.
Em Ijuí, são dois novos cursos tecnólogos, que são cursos de nível superior de curta duração: Design Gráfico e Design de Ambientes. Já em Santa Rosa, são cinco novos cursos, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia e Fonoaudiologia, e um curso tecnólogo, de Gestão do Agronegócio. Tanto o curso de Fonoaudiologia quanto o de Gestão no Agronegócio, no entanto, ainda dependem da autorização do SERES/MEC para que possam ser ofertados. A lista completa dos cursos disponíveis em cada campus pode ser conferida na página do Vestibular.
Além disso, diferentemente dos outros anos, as matrículas poderão ser realizadas de 4 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, facilitando o processo para o candidato, que pode optar por matricular-se de forma on-line no site do Vestibular ou presencialmente nos campi da Unijuí.
Há três formas de ingresso: realização da prova on-line, composta por uma redação que pode ser feita entre os dias 8 de outubro e 27 de fevereiro de 2025, na página do Vestibular; aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado entre os anos de 2010 e 2024 (a partir da divulgação dos resultados, previsto para o dia 13 de janeiro de 2025); ou aproveitamento da nota de redação de um vestibular anterior promovido pela Unijuí, entre 2010 e 2025 (aproveitamento do Vestibular EaD 2025 a partir da divulgação do resultado).
Vestibular de Medicina
Para o curso de Medicina estão sendo ofertadas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 8 de outubro e 1º de dezembro no site unijui.edu.br/vestibularmedicina, com taxa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). Para ingresso, o candidato pode optar por uma das formas de seleção disponíveis, que são: o aproveitamento de notas do Enem, desde que realizado entre 2019 e 2023; e a Prova Presencial, que consiste em uma redação e questões objetivas, que acontecerá no dia 8 de dezembro de 2024, no campus Ijuí.
A Unijuí protocolou na última sexta-feira, 4 de outubro, o pedido de abertura do curso de Medicina no campus Santa Rosa. A solicitação ocorreu através do edital Mais Médicos do Governo Federal, via Ministério da Educação (MEC). Ao postar a proposta para concorrer à oferta do curso, a Unijuí precisou cumprir uma série de requisitos regulatórios do edital, bem como o preenchimento dos indicadores de mérito da proposta.
Entre eles estão: projeto pedagógico de curso de graduação em Medicina (P1); plano de formação e desenvolvimento da docência em saúde (P2); plano de infraestrutura da Instituição de Educação Superior (P3); plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do Sistema Único de Saúde do município e/ou da região de saúde do curso de Medicina (P4); plano de implantação de residência médica (P5); e plano de oferta de bolsas para alunos (P6).
O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, destacou que o projeto foi elaborado com muito zelo e responsabilidade pela Instituição. “A Unijuí se coloca, de fato, como um concorrente muito qualificado para a oferta do curso em Santa Rosa, município que dispõe de uma excelente infraestrutura na área. Protocolamos todos os documentos no prazo e aguardamos agora os trâmites do edital acontecerem".
Segundo o reitor, a partir de agora, a análise ocorre em etapas. "A primeira etapa consiste no saneamento da documentação, seguida de etapas intermediárias de regulamentação e eliminação de algumas propostas que não cumprirem os requisitos. O resultado final será publicizado em maio de 2025. Então, até lá estaremos aguardando o MEC definir a proposta vencedora. Temos a convicção que podemos oferecer um curso com excelente qualidade em Santa Rosa, da mesma forma como em Ijuí”, pontuou.
A divulgação preliminar das propostas que seguem em análise para oferta do curso está prevista para ocorrer no dia 28 de março de 2025, no Diário Oficial da União.


Acadêmicos da Unijuí participaram, no último fim de semana, do Rally Latinoamericano de Innovación, que é uma competição internacional, a qual tem o objetivo de promover a inovação aberta entre estudantes universitários. A atividade foi promovida pela Unijuí, em conjunto com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, e ocorreu, além do Brasil, em outros oito países latino-americanos. No Brasil, a Unijuí foi a única sede nesta edição.
O Rally contou com a participação de 26 estudantes da Unijuí, os quais estavam divididos em quatro equipes nos campi de Ijuí e Santa Rosa. Os estudantes foram desafiados a solucionar problemas reais da sociedade, de maneira criativa e inovadora. Além de trabalharem na solução, eles também participaram de um momento de interação cultural com times participantes do Rally de outros países.
Na categoria Inovação, a vencedora foi a equipe PET EGC Ijuí, que concluiu o desafio “Escombros”. Na categoria Impacto Social a vencedora foi a equipe UNIJUÍ - GSC, que resolveu o desafio “Redução de Resíduos Alimentares”.
Coordenador da Criatec da Unijuí, no campus Santa Rosa, Lucas Escher ressalta a importância do evento para a cultura de inovação e o empreendedorismo. “Nossa participação no Rally Latinoamericano de Inovação foi bem positiva, onde tivemos um grande movimento na cultura da inovação. Todos estiveram empenhados durante 28 horas consecutivas na construção de soluções para desafios reais de diversas instituições e empresas da América Latina”, destaca.
Lucas também ressalta o empenho dos estudantes da Unijuí participantes. “Todos os projetos apresentados pelas equipes participantes da Unijuí foram muito bem desenvolvidos e com ótimas possibilidades de serem aplicados na prática. Além disso, os participantes do Rally tiveram uma experiência da participação em um evento de nível internacional e uma interação cultural com equipes de outros países latino-americanos”, completa.
A partir de agora, os trabalhos vencedores de cada país serão avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes dos nove países. Os melhores serão premiados internacionalmente. A nível local, os trabalhos vencedores foram premiados com uma vaga no programa Decolar da Criatec, além de 10h de mentoria para transformar suas ideias em realidade. Além disso, todos os participantes que entregarem soluções receberão certificados de participação. A certificação ocorrerá no dia 17 de outubro, durante a ExpoFest Ijuí.

A Unijuí promoveu, em parceria da Fenasoja, Interact e Rotary Clube Santa Rosa Amizade, uma atividade de plantio de árvores nativas. A ação ocorreu no último sábado, 5 de outubro, no Parque de Exposições Alfredo Carlsson, em Santa Rosa, e contou com a participação de técnicos-administrativos, professores e comunidade em geral.
Ao todo, a Unijuí fez a doação de 625 árvores, das quais 200 mudas foram plantadas na atividade, que teve o objetivo de incentivar a população a prestar mais atenção na natureza. Também teve o intuito de reunir crianças e jovens carentes, com aproximação do Dia da Criança, para a valorização, inclusão, lazer, sensibilização e empoderamento.

Teve início, nesta sexta-feira, 4 de outubro, o Rally Latinoamericano de Innovación, que é uma competição internacional, a qual tem o objetivo de promover a inovação aberta entre estudantes universitários. A atividade é promovida pela Unijuí, em conjunto com a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec, e segue até este sábado, 5 de outubro, envolvendo estudantes da Universidade. A competição tem a participação de nove países latino-americanos e a Unijuí é a única sede do Brasil na edição deste ano.
O lançamento da competição ocorreu na tarde desta sexta-feira. Ao todo, estão participando 26 estudantes da Unijuí, que estão divididos em quatro equipes, sendo duas competindo em Santa Rosa e outras duas em Ijuí. No lançamento, foram apresentados quais desafios as equipes teriam que solucionar, que consistem em problemas reais. O desafio busca fazer com que os participantes criem uma solução criativa e inovadora.
Além de trabalharem na solução, também foi promovido um momento de interação cultural com times que estão participando do Rally de outros países. O evento segue até as 22h desta sexta-feira e é retomado na manhã de sábado, às 9h. À tarde serão divulgados os vencedores da etapa brasileira.
“Os estudantes da Unijuí estão engajados, tentando achar a melhor solução para os desafios apresentados. A possibilidade de vivenciar o Rally de Innovación contribui com uma experiência internacional, o que é bem importante para eles e acreditamos que venham boas soluções por aí”, destaca a coordenadora da Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini.
O Rally acontece de forma híbrida. A Unijuí conta com três sedes (Ijuí, Panambi e Santa Rosa), sendo duas com competidores de forma presencial. Cada equipe conta com mentores disponíveis para auxílio. As equipes vencedoras ganharão uma vaga no programa Decolar da Criatec, além de 10h de mentoria para transformar suas ideias em realidade. Além disso, todos os participantes que entregarem soluções receberão certificados de participação.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí participou, na noite da última quarta-feira, 2 de outubro, de uma qualificação para os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina de Ijuí, onde foram trabalhadas a separação e a destinação adequada dos materiais gerados. A atividade foi organizada pelas coordenadoras pedagógicas Vera Lúcia Martins Granville, Roberta Kuhn Fuhr e Ivanete Scopel Antunes, sob coordenação da diretora Adriana Endruweit.
Ministrada pela analista de Planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, a qualificação abordou a separação adequada dos resíduos; contou com relato das atividades desenvolvidas junto às associações de catadores; trabalhou os tipos de descartes e quais os impactos da não segregação correta dos materiais. Também foram apresentados os projetos desenvolvidos pela Criatec na área da responsabilidade social e ambiental.
Conforme explicou a coordenadora pedagógica Vera Lúcia Martins Gramville, a educação ambiental na escola é promovida por meio do estudo de propostas planejadas no cotidiano e da conscientização para a preservação do meio ambiente, através da inserção de novos saberes e valores frente à relação do ser humano com o ambiente que o cerca. “Este trabalho busca instigar a mudança de valores, a ética, estimular a formação de uma sociedade sustentável, que tem consciência da sua responsabilidade individual e coletiva, compartilhando o respeito ao meio ambiente na inter-relação entre o homem e todas as formas de vida”, explicou a professora, destacou que o encontro foi produtivo para todos.
“O encontro abordou questões pertinentes sobre a responsabilidade que todos têm no descarte correto dos resíduos, a necessidade de intensificarmos as ações e a importância da sensibilização sobre as questões socioambientais, compreendendo a natureza como um todo dinâmico e agente de transformação das relações no cotidiano”, completou Vera Lúcia.

A Unijuí alinhou, com a empresa Lógica Informática, de Panambi, uma parceria com o propósito de desenvolver projetos. A realização desses projetos, futuramente, serão conduzidos pela coordenação dos cursos de Ciência de Computação e Engenharia de Software da Universidade, os quais deverão ser diretamente beneficiados pela parceria.
Conforme explica o coordenador do campus Panambi, o professor Paulo César Mayer, a empresa opera em todo o Brasil, com ampla atuação e especialização no segmento industrial com sistemas ERP. De acordo com o professor, há o interesse da empresa em realizar projetos voltados à área de desenvolvimento de softwares, uma vez que a Lógica trabalha com a implantação de melhorias em gestão, negócios e tecnologia que promovem em nossos clientes ganhos em competitividade, resultado e expansão do seu negócio.
A parceria foi firmada no início do mês de setembro, com a presença do CEO e proprietário da Lógica, Augusto Weber, e do gerente comercial, Claudinei Malheiros de Paula.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.