
O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai) da Unijuí também sofreu mudanças neste ano. A partir de agora, ele passa a se chamar Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai), estando ligado ao Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), mais uma das novidades da Instituição para 2021. Com a reformulação, o setor abre espaço para realização de um trabalho mais efetivo com os cursos, por meio de seus projetos de extensão, práticas e estágios.
“De maneira geral, o Saai desenvolve ações para a inclusão e a acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, seja na acessibilidade do meio físico e infraestrutura; acessibilidade pedagógica e atitudinal; curricular de Comunicação ou tecnológica. Ele está estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de projetos que englobam ações voltadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem. A intenção é que estas estratégias gerem benefícios para a Instituição, trazendo, como consequência, a diminuição da evasão, a equidade de oportunidades e a melhoria da qualidade do ensino da Universidade”, explicou a coordenadora do setor, professora Marta Borgmann.
O Saai oferece avaliação e acompanhamento psicológico e pedagógico por meio de sessões individuais aos estudantes com necessidades educativas especiais. Presta atendimento educacional especializado; realiza formações continuadas e oferece orientação profissional, além de programas, oficinas e seminários.
O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional é voltado a acadêmicos ou funcionários que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais e deficiências.
Conforme explica Marta Borgmann, os programas do Saai visam estruturar ações para cada sujeito: aos docentes, as ações acontecem de forma a orientá-los acerca das possíveis especificidades apresentadas pelos estudantes, além de acompanhá-los no processo de adaptações e/ou reorganizações curriculares e avaliativas. Aos técnicos administrativos e de apoio, o acompanhamento se dá no sentido de tornar o espaço Institucional acessível, especialmente nas esferas de mobilidade, atitudinais e de comunicação. Aos discentes, o objetivo é acompanhá-los em suas dificuldades de ordem física, emocional ou cognitiva, bem como orientá-los na sua escolha profissional, coletando dados específicos para criar estratégias de resolução de problemas referente à evasão.
Quem sente a necessidade, pode procurar os serviços do setor, que também recebe encaminhamentos dos professores e coordenadores de cursos. A equipe é integrada por uma educadora especial, pedagoga - que desenvolve trabalho de agente educacional, instrutor surdo, seis intérpretes, psicóloga e assistente social.
Para mais informações e contato, o telefone é 3332 0200 - ramais 2023 e 2024.
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O curso de Medicina da Unijuí já iniciou as atividades de 2021. Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, seguindo o calendário acadêmico, a primeira turma teve sua aula teórica, no formato online, que contou com a presença do coordenador do curso, professor Jorge Brust. As aulas práticas, para o curso de Medicina, também iniciam no dia de hoje de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19.
Para os demais cursos, as aulas também iniciam de forma online na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro. A Instituição se prepara para receber os estudantes presencialmente a partir do dia 1º de março, escalonadamente, conforme determina a Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020.
“Infelizmente não retornamos como gostaríamos, com um encontro presencial, mas a Instituição está tomando todas as medidas necessárias, e readequando os espaços, para que logo isso aconteça. Estamos num momento que ainda requer cuidado e contamos com a colaboração de todos para que as medidas de segurança, como uso da máscara e distanciamento seguro, sejam seguidos”, destacou o coordenador do curso, Jorge Brust, em sua fala inicial.
Brust aproveitou o momento para destacar a importância da implantação do curso de Medicina, não apenas para a cidade, mas para toda a região, que acompanha, com expectativa, a evolução da graduação e participação cada vez mais intensa nos municípios, por meio da atuação dos estudantes e futuros médicos. A credibilidade do curso é tamanha na região que, hoje, entre 60% e 70% dos acadêmicos pertencem a Ijuí ou a municípios vizinhos.
“O curso na Unijuí vem para atender uma carência, tanto de formação quanto de profissionais. Para se ter uma ideia, na região não chegamos a 0,8 médicos para cada mil habitantes. O próprio Ministério da Saúde determina que existam 2,5 para cada mil. Em países desenvolvidos, como Alemanha, há 4,3”, explicou o professor, destacando que há um amplo campo de atuação para os futuros profissionais na região.
O coordenador falou, ainda, de uma preocupação do Conselho Federal de Medicina, que é compartilhado pela Unijuí, de formar não apenas profissionais com conhecimento técnico e científico, mas éticos e humanitários.

O ano de 2021 já começou com novidades para o Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí. Desenvolvido há mais de 20 anos, o projeto, que leva mostras interativas a toda a região, foi contemplado no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A verba será destinada ao desenvolvimento de oficinas de introdução eletrônica para os alunos das escolas públicas de Ijuí.
“Nos últimos anos, foram realizados alguns trabalhos com a área das engenharias e, especialmente, com a introdução eletrônica, informática e robótica. Atualmente estão sendo realizadas exposições temáticas, em áreas como astronomia e eletromagnetismo. Já para este ano, o projeto organiza duas exposições, uma no campus de Ijuí e outra em Santa Rosa”, explicou o coordenador do projeto, professor Nelson Toniazzo.
Iniciado em 1996, o projeto conta com professores do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Unijuí e tem o objetivo de promover a difusão e popularização da ciência para estudantes, professores e comunidade em geral, visando contribuir para a educação científica e também a inclusão social. "Tínhamos o curso de Física, que formava professores para as escolas, e paralelo a isso, foi desenvolvido um conjunto de atividades experimentais que originou o projeto atual. Além do apoio institucional, participamos de diversos editais, que auxiliam na construção do projeto. Mais de 140 mil pessoas já passaram pelas nossas exposições”, destaca o coordenador.
O projeto é desenvolvido com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), que representam diversos cursos, como Engenharias, Arquitetura, Designer e Ciências da Computação. “Eles participam ativamente e dão vida a esta iniciativa”, comenta Toniazzo. "Este projeto também está aberto para outros cursos da Universidade, que queiram fazer parte", completa o professor.
Conheça mais sobre o projeto neste link.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica de Ciências Biológicas da Unijuí, Agatha do Canto Shubeita, utiliza inovação tecnológica, voltada à preservação do meio ambiente, e engloba diversos benefícios quando se trata de saúde pública. Sob a orientação da professora Juliana Fachinetto, a pesquisa foi intitulada "Alelopatia de compostos fenólicos de Achyrocline stureoides (Lam.) Dc. na germinação de espécie invasora.”
Segundo a acadêmica, a temática foi escolhida pois investiga, de uma forma mais profunda, os resultados já obtidos em estudos sobre a atividade alelopática de uma planta bastante popular, a marcela. A alelopatia é considerada uma ferramenta muito importante para a substituição de agrotóxicos nocivos à natureza e à saúde humana. A utilização desta técnica promove a conservação ambiental e minimiza os impactos ambientais.
“Estudamos o seu potencial como um ‘herbicida natural’, focando a pesquisa em compostos fenólicos, que são biomoléculas muito importantes para os vegetais. É um trabalho que foca em moléculas mais específicas da planta, teoricamente, sem interferência das demais produzidas no metabolismo vegetal. Os experimentos direcionam mais os resultados, mostrando com clareza a performance alelopática dos compostos fenólicos”, reforça.
Além de pesquisas bibliográficas, foram utilizadas outras fontes, como pesquisas documentais, em laboratório, quantitativas e pesquisas exploratórias. O estudo está atrelado à preservação de ecossistemas e a hábitos que garantem uma melhoria na qualidade de vida e na qualidade ambiental.
Sobre o futuro, Agatha diz que pretende se inserir no mercado de trabalho. “Quero atuar em prol da preservação do meio ambiente. Gostaria de, ainda, realizar um mestrado e melhorar minhas habilidades na língua estrangeira”, finaliza.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
Processo seletivo não é válido para acadêmicos do curso de Medicina

Estudantes matriculados em cursos presenciais da Unijuí, com exceção do curso de Medicina, terão a possibilidade de concorrer ao Programa de Financiamento de Crédito Educativo (CrediUnijuí) neste primeiro semestre. O edital, que pode ser acessado neste link, prevê o período de 15 a 24 de fevereiro para inscrições. Ao todo, 40 vagas serão ofertadas.
O CrediUnijuí financia até 50% do valor da mensalidade, sem que haja a incidência de juros sobre o saldo devedor – que é corrigido, ao final de cada ano, pelo mesmo índice de reajuste das mensalidades dos cursos de graduação. Esse índice é definido anualmente pelo Conselho Universitário da Unijuí, acrescido de taxa de administração anual de 1%.
Para participar do processo seletivo é necessário estar matriculado no primeiro semestre de 2021 e estar inscrito, semestralmente, em 20 créditos acadêmicos, que correspondem a 300 horas. É requisito possuir renda bruta do grupo familiar per capita de até cinco salários mínimos, preencher todas as informações requeridas no Formulário de Inscrição, comprovando-as com a apresentação de documentação; e não ter vínculo empregatício com a Fidene e suas mantidas.
Não é possível ser beneficiário de outro financiamento estudantil ou bolsa de estudos, de outro tipo de desconto estudantil e/ou benefício disponibilizado pela Fidene/Unijuí, superior a 20% da semestralidade acadêmica, exceto as bolsas de estudo para atividades extracurriculares, de pesquisa e extensão. É necessário possuir ficha cadastral, própria ou do representante legal, e dos fiadores; e estar em situação financeira regular junto à Fidene/Unijuí.
A inscrição e entrega da documentação devem ser realizadas presencialmente pelo candidato na Central de Atendimento ao Estudante (CAE). A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 1º de março.
Para mais informações, acesse o edital ou entre em contato com a CAE, pelo telefone 3332-0444.

Foto produzida antes da pandemia
A Unijuí, por meio de sua mantenedora, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), conquistou a aprovação do projeto “Coral Unijuí – Na era da pandemia” junto ao Edital nº 10/2020, lançado pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). O edital contou com recursos disponibilizados pelo governo do Estado, em atendimento à Lei Aldir Blanc – Lei Federal nº 14.017 de 2020.
Com a aprovação, o Coral Unijuí foi contemplado com R$ 99.798,00, que permitirão a aquisição de bens, equipamentos e/ou materiais para qualificação da gravação e produção de coros virtuais, de diferentes estilos musicais, além da melhoria dos eventos presenciais, momentaneamente prejudicados, em razão da pandemia de covid-19. O recurso já foi depositado em conta bancária específica do projeto.
O encaminhamento do projeto pela Fidene, através do Coral Unijuí, aconteceu ainda no ano passado. O edital tinha como objeto a seleção de iniciativas culturais que buscassem viabilizar a aquisição de bens, equipamentos e/ou materiais. Para garantir a distribuição regional dos recursos, o Rio Grande do Sul foi dividido em nove regiões, sendo que Ijuí pertencia à Região 7, junto com outros 76 municípios.
Ao todo, 640 projetos foram inscritos no edital. Na Região 7, apenas três foram contemplados.

Está aberto o prazo para apresentação de recursos pelos candidatos ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (Proef). O período, no entanto, é curto, conforme consta no edital, disponível neste link.
O Programa é um curso semipresencial com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e coordenado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
A Unijuí é um dos polos do programa, que visa atender professores de Educação Física em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação docente. Também tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.

Durante esta semana, a Unijuí preparou diversos encontros para receber, de uma forma especial, os professores e técnicos administrativos e de apoio que atuam nos quatro campi da Instituição: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. A recepção de volta às aulas foi dividida, com um número reduzido de pessoas por horário, a fim de respeitar o distanciamento social e garantir a segurança de todos os participantes - que tiveram a temperatura aferida, fizeram uso de máscara e tiveram à disposição itens como álcool em gel e tapete sanitizante. Mesmo os brindes institucionais, um caderno e um botton, foram entregues em formato de autoatendimento, retirados pelos próprios funcionários, evitando qualquer contato.
Os encontros tiveram início na terça-feira, dia 9 de fevereiro, quando a equipe de reitoria, juntamente com os coordenadores dos cursos de Graduação, estiveram reunidos durante todo o dia para organização do retorno às atividades acadêmicas. Seguindo todas as normas de segurança e combate à Covid-19, os coordenadores de curso foram divididos em dois grupos, um coordenado pela reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, e o outro pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que apresentaram a organização de infraestrutura da Universidade para receber os estudantes presencialmente a partir de março, conforme decreto do Governo do Estado do RS e Ministério da Educação.
Já na quarta-feira, dia 10 de fevereiro, foram realizados encontros presenciais, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, para receber professores e técnicos administrativos e de apoio dos campi de Ijuí e Panambi. Na manhã de quinta-feira, dia 11, Ijuí contou com um novo momento, que foi transmitido ao vivo aos funcionários que fazem parte do grupo de risco. Nesta quinta-feira à tarde, no campus Santa Rosa, a recepção foi encerrada, num encontro que também contou com a participação dos colaboradores do campus Três Passos.
Em todos os encontros, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, deixou clara a alegria de, após um ano difícil, como foi 2020, rever todos os funcionários, mesmo que com todas as restrições ainda impostas pela pandemia. “Precisamos recomeçar com tudo que fizemos em 2020, mas nos fortalecendo ainda mais em 2021. Somos uma Instituição de excelência, com mais de 60 anos, que precisa escrever uma nova história, que precisa vencer o que vem pela frente. E já começamos a nos fortalecer a partir de um reposicionamento, de mudanças que começam a ser implantadas neste ano”, destacou.
Para além de um novo modelo dos cursos de graduação, já conhecido como Graduação Mais, a Unijuí também implementou diversas mudanças em sua estrutura, como a Central de Atendimento ao Estudante (CAE), Central de Atendimento ao Funcionário (CAF), Núcleo de Logística e Central de Eventos. “Estruturas criadas com o intuito de tornar a Universidade mais ágil e mais potente”, destacou o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, reiterando que os setores surgem para solucionar problemas anteriormente identificados na Instituição.
Durante os encontros, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando González, aproveitou para expor os desafios e projetos do setor para este ano - que quer fortalecer parcerias, ampliar a oferta de cursos e, principalmente, estreitar ainda mais a relação entre a Universidade e a comunidade.
Para fechar, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, reiterou o protocolo de segurança e a organização das turmas e disciplinas para o retorno das atividades. A Unijuí volta às aulas em dois momentos: no dia 17 de fevereiro, com o curso de Medicina, e no dia 22 de fevereiro, com os demais cursos, de forma online. As aulas presenciais começam a retornar, de forma escalonada, a partir de 1º de março, conforme Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.038, de 7 de dezembro de 2020.
No caso do retorno presencial, somente 50% dos lugares serão utilizados, ainda dependendo das bandeiras do Estado. Os acadêmicos de grupo de risco, mediante comprovação médica, poderão continuar fazendo disciplinas de forma remota. Para este processo, a instituição está organizando sua estrutura para possibilitar a transmissão das aulas, viabilizando a interação com estudantes nas salas e em casa.
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Esta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, marca o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Professoras Rosane Porto Carvalho e Márcia Binelo
Desde 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) utiliza a data de 11 de fevereiro para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Um dia de homenagens, é verdade, mas também de reflexão, já que ainda há muitas disparidades entre homens e mulheres neste campo, que ficam ainda mais evidentes em algumas áreas. Para se ter uma ideia, em todo o mundo, as mulheres ainda representam 28% dos graduados em engenharia e 40% dos graduados em ciências da computação e informática. Os dados constam no Relatório de Ciências da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), divulgado nesta quinta-feira.
“As mulheres, desde o início do desenvolvimento científico, atuaram de forma corajosa e decisiva, e podemos citar como exemplos cientistas como Marie Curie, Nise da Silveira e Ada Lovelace. No entanto, isso aconteceu em meio a muita dificuldade, pois o preconceito presente na sociedade acaba permeando também o meio científico. Felizmente, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço, mas há ainda muito a conquistar. Eu tenho a felicidade de trabalhar em uma universidade em que diversos cargos de comando são ocupados por mulheres, como a coordenação do Programa de Pós-Graduação onde atuo e a própria reitoria da instituição. O caminho do reconhecimento das mulheres na ciência não é fácil, mas com coragem e determinação elas têm feito história”, opinou a professora do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da Unijuí, Márcia Binelo, que é licenciada em Matemática, mestra e doutora na área de Modelagem Matemática.
Para a professora Rosane Porto Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí e com atuação no curso de Direito, as mulheres ainda precisam avançar muito dentro da ciência “É essencial que as mulheres se reconheçam e acreditem nas suas potencialidades. O desafio está no enfrentamento de resistências que não permitem que elas ocupem espaços de gestão. Nós, mulheres, somos capazes de fazer ciência, de contribuir com a humanidade, de sermos gestoras, de ocuparmos diferentes funções, conciliando tudo isso à maternidade, sim. Infelizmente, hoje, a maternidade impede que muitas mulheres ocupem espaços laborais, de gestão, na sua maioria assumidos por homens.”
Pós-doutora em Direito, Rosane trabalha na área do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Atualmente, se debruça na área do sistema de justiça, nas formas alternativas ou complementares de resolução de conflitos e, especialmente, na mediação sanitária, em razão da pandemia de covid-19 – que vem ocasionando, desde o último ano, demissões em massa. Ela comenta que uma das principais conquistas em sua trajetória foi ser selecionada para atuar nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Universidade, um espaço que, na sua avaliação, não só traz contribuições para a sociedade, como também permite fazer ciência. “Me sinto uma pessoa realizada e consciente da responsabilidade que tenho, de pensar e consolidar projetos que sejam agregadores e satisfatórios para a Universidade, para a comunidade, para professores e estudantes que se somam nessa constituição de pensar, por meio de projetos, um amanhã diferente”, disse.
Márcia, por sua vez, trabalha no Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC) da Unijuí e dedica-se, principalmente, aos modelos matemáticos e computacionais ligados a sistemas sustentáveis de energia. A educadora, que tem a sua formação em Matemática como uma das principais conquistas até hoje – já que foi neste momento em que teve início a sua admiração pela ciência -, além dos cursos de mestrado e doutorado, quer continuar o seu trabalho, buscando sempre campos de pesquisa cujos resultados tenham impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente.

Na última sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a Unijuí e o município de Ijuí estreitaram laços com a cidade de Liepaja, na Letônia, em uma reunião histórica que aconteceu de forma online.
A Unijuí foi representada pela reitora, professora Cátia Maria Nehring; pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; pela coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Maria Odete Palharini; e pela assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski. O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, e uma representante do prefeito de Liepaja, Janis Vilnit, também participaram do encontro, que contou com a participação de representantes da Universidade da Letônia, do Parlamento Europeu e dos Centros Culturais Letos de ambos os países.
Durante o encontro, as universidades e incubadoras de empresas foram apresentadas e destacaram as suas potencialidades e interesses de cooperação. A Unijuí já participa de uma ação de cooperação com a Universidade de Liepaja, por meio do Projeto Europeu Erasmus, o qual foi encaminhado para a União Europeia e prevê a mobilidade de estudantes e professores de ambos os países.
A reunião, organizada pelo representante da Letônia, Aigars Strauss, aconteceu em letão e português, com tradução Hans Berzins.
Mesmo em tempos de pandemia, a Unijuí vem fortalecendo as relações com universidades e instituições estrangeiras de diversos países, além de manter a cooperação científica e o desenvolvimento de diferentes atividades acadêmicas, especialmente de forma virtual. Para mais informações sobre as cooperações internacionais e oportunidades, basta contatar o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí - ERI pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou telefone 55 3332 0329.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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