
Estudantes dos cursos de Fonoaudiologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Ciências Biológicas da Unijuí, da disciplina do módulo três de Projeto Integrador: Processo, Saúde e Doença, promoveram, na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, uma atividade especial com crianças do Instituto Lar da Criança Henrique Liebich, de Ijuí.
A ação consistiu em diversas atividades voltadas a orientar sobre a higiene corporal, das mãos e higiene bucal, e teve como objetivo principal repassar orientações de forma lúdica sobre a importância de fazer uma boa higiene diariamente. A atividade teve início com a distribuição de ursos de pelúcia a cada uma das 30 crianças participantes.
As crianças também responderam um questionário sobre o quanto fazem a higienização diária e, em seguida, foram divididos em grupos e levados até cada uma das estações de orientação. Ao fim da atividade, todos receberam kits de higiene bucal para manter os cuidados que aprenderam durante a manhã.
De acordo com a professora Cristiane Tarine Müller Girotto Reips, são três turmas que fazem ações durante o semestre no Lar Henrique Liebich. “Estão sendo desenvolvidas ao longo do semestre atividades que envolvem a promoção da alimentação saudável, plantio de árvores frutíferas, horta medicinal e ações de higiene corporal. Nossos estudantes estão muito empolgados, criaram fantasias para seus personagens e isso é motivo de alegria aos professores”, comenta.
A docente complementa que o Projeto Integrador tem como demandante o próprio Lar da Criança e conta com apoio das mentoras da própria instituição. A proposta é contemplar todas as demandas que o Lar solicitou durante o semestre, com foco em acolher, fortalecer e inspirar, a partir da questão: como as ações de educação em saúde podem efetivar a integralidade do cuidado de crianças e adolescentes acompanhados em um núcleo social?”.
Uma das mentoras do projeto e monitora no Lar, Bárbara Endres, salienta que toda a experiência com o grupo do PI tem sido muito proveitoso, em especial para as crianças que estão receptivas em aprender coisas que eles podem incluir na rotina diária. “A parceria tem sido importante e ficamos felizes com as crianças sendo bem cuidadas pelas pessoas de fora, o que é bem legal. Eles ficam curiosos em saber o que os estudantes da Unijuí fazem, estudam, e enxergam que podem ser mais, o que é bem importante”, ressalta.
Além da professora Cristiane, também fazem orientação do grupo de estudantes da área da Saúde as professoras Marinez Koller Pettenon e Vanessa Adelina Casali Bandeira.

Na última terça-feira, 28 de maio, aconteceu, no campus da Unijuí em Santa Rosa, a grande final do Decola 2025. O programa, promovido pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (Acisap), é uma iniciativa inovadora que estimula o empreendedorismo e a cultura da inovação entre estudantes do 2º ano do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do município. A edição deste ano mobilizou cerca de 180 alunos, divididos entre oito instituições de ensino, e contou com o engajamento de mais de 30 voluntários.
O ponto alto do projeto foi o Challenge Day, que desafiou os jovens a pensar soluções para um dos principais problemas enfrentados pelo estado: a estiagem. Sob o tema “Soluções de Irrigação para Enfrentar a Estiagem no RS”, os participantes, ao longo do dia, trabalharam em equipe no desenvolvimento de propostas viáveis, criativas e sustentáveis. As ideias foram apresentadas à tarde em forma de pitch, com tempo máximo de cinco minutos, a uma banca de jurados.
O corpo de jurados foi composto por líderes e profissionais com atuação expressiva na região: Alberto Gallo, representante da Viação Ouro e Prata; Ivan Hentges, gerente do Sicredi da Praça da Independência; Cássio Feltes, presidente da Acisap; Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pesquisa e Extensão da Unijuí; Fábio Strey, proprietário da Chiquinho Sorvetes Santa Rosa e Fabiano Soltis, vice-presidente da Fenasoja 2026. Os critérios de avaliação envolveram viabilidade técnica, viabilidade econômica, inovação e criatividade, planejamento e uso de ferramentas e qualidade da apresentação.
A grande vencedora da final foi a Escola Estadual de Ensino Médio José Alfredo Nedel, seguida pelo Colégio Salesiano Dom Bosco em segundo lugar e pelo Colégio Concórdia em terceiro. Como premiação, as equipes ganhadoras receberão uma viagem a Porto Alegre para visitar o Tecnopuc, o Museu da PUCRS e o Instituto Caldeira, espaços reconhecidos pelo fomento à inovação e ao empreendedorismo no estado.
Além da competição, o Decola também promoveu uma significativa ação social de arrecadação de alimentos. Foram coletadas mais de 11 toneladas, que serão destinadas a entidades assistenciais do município. A escola destaque nesta mobilização foi o Colégio Dom Bosco, responsável por mais de 6 toneladas arrecadadas.
O presidente da Acisap, Cássio Feltes, destacou a importância e da participação das escolas. “Todo mundo que está aqui hoje já está ganhando, porque estão se preparando para o futuro de vocês”, diz. A professora Taciana Paula Enderle, coordenadora da Unijuí campus Santa Rosa, reforça o importante papel da educação nesse processo. “É através dessa semente do Decola que a gente quer que vocês acreditem nos seus sonhos, pois é somente a partir da educação que é possível transformar a vida de vocês”.
Ao todo, a competição foi realizada em oito módulos, desenvolvidos ao longo de oito semanas nas escolas participantes. Nesse período, os alunos aprenderam sobre temas como inovação, tecnologia e empreendedorismo, que culminou na final desta quarta-feira.

Com pesar, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - Fidene, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e a Associação de Amigos do Museu, comunicam o falecimento de Leonilda Maria Preissler, ocorrido no dia 28 de maio de 2025.
Leonilda foi responsável pela direção do Museu Antropológico Diretor Pestana entre os anos de 1980 e 2007. Sua atuação firme e apaixonada marcou profundamente a história do Madp e da cultura regional. Além de museóloga, foi professora e incansável defensora da preservação da memória. Ela participou ativamente da Fundação Cultural de Ijuí, do Conselho Municipal de Cultura, da 4ª Região Museológica do RS, do Sistema Estadual de Museus e do Conselho Regional de Museologia, entre outras instâncias voltadas à valorização do patrimônio cultural.
Durante sua gestão, liderou processos fundamentais para a consolidação do Museu, como a organização do acervo, a criação de exposições permanentes e a preservação de importantes acervos fotográficos, entre eles os da Família Beck e de Eduardo Jaunsem, que hoje ajudam a contar a história de Ijuí. Leonilda também foi uma referência no fortalecimento da profissão de museólogo no Rio Grande do Sul. Seu legado permanece vivo em cada detalhe do Museu que ajudou a construir.
Em homenagem à sua trajetória e contribuição à história do Museu, de acordo com a Instrução Normativa da Presidência da Fidene nº 02/2023, o presidente da Fidene, professor Dieter Rugard Siedenberg, por meio da Portaria GP nº 02/2025, decreta luto oficial de 1 dia, com suspensão do atendimento ao público nesta data, 29 de maio de 2025.
Nos solidarizamos com os familiares e amigos neste momento de despedida. Que sua memória siga inspirando o compromisso com a cultura e a história.

Os candidatos interessados em fazer o Vestibular de Medicina da Unijuí têm até este domingo, 1º de junho, para fazer a sua inscrição. Para este segundo semestre de 2025, a Universidade oferta 40 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site unijui.edu.br/vestibular-medicina, com taxa de inscrição de R$ 200.
Os candidatos podem optar por duas formas de seleção: o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 e 2024 ou a realização da prova presencial, que será aplicada no campus Ijuí no dia 8 de junho de 2024, das 13h às 17h. A prova presencial incluirá uma redação e questões objetivas. O local de realização da prova será divulgado a partir do dia 6 de junho, às 17h.
Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo disponível neste link, ou entrar em contato através do telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755, ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
O Curso de Medicina da Unijuí busca preparar profissionais para atuarem nas áreas de atenção à saúde, de gestão e educação em saúde, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas em diferentes cenários de trabalho: unidades básicas de saúde, unidades sanitárias especializadas, ambulatórios, serviços de vigilância sanitária, assistência domiciliar, na comunidade (escolas e creches), unidades especializadas em reabilitação física, serviços de atendimento móvel de urgência.

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) deu início à exposição virtual "Transformações no Campo: A Diversidade Rural em Ijuí/RS", que é um desdobramento da mostra realizada no espaço físico do local. A proposta da exposição virtual é oferecer um espaço interativo de memória e reflexão sobre as mudanças nas práticas rurais do município ao longo do tempo.
A iniciativa convida o público a conhecer, por meio de relatos, imagens e mapas, as múltiplas realidades que compõem o interior de Ijuí. Um dos destaques é o mapa interativo, onde é possível explorar diferentes localidades da zona rural. Em cada ponto do mapa, estão reunidos relatos de moradores — histórias de vida, trabalho e transformação, contadas por quem vive no território.
A exposição também apresenta fotografias históricas e atuais, as quais revelam tanto as transformações no campo ijuiense quanto a permanência de tradições que seguem vivas nas comunidades.
Mais do que um registro, a exposição é uma forma de valorizar a memória rural, conectar gerações e compreender a identidade do nosso interior. Acesse e descubra essas histórias: https://sites.google.com/unijui.edu.br/transformacaocampo.

No último domingo, 25 de maio, a Unijuí foi parceira da Fenasoja na ação de plantio de 150 mudas de árvores nativas no estacionamento do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. As mudas foram doadas pela Unijuí por meio da Escola Fazenda – IRDER. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Santa Rosa, Interact, Lions e Rotarys.
Essa iniciativa faz parte da segunda etapa do projeto de compensação ambiental referente às obras de melhorias no parque, que prevê o plantio de mais de 500 mudas para compensar as árvores suprimidas. O projeto foi elaborado pela Químea, empresa incubada na Unijuí, e aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A coordenadora da Unijuí campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, destaca a importância da ação. "Acreditamos que o envolvimento da instituição em iniciativas como essa é uma extensão do nosso papel educativo. Nossa parceria demonstra o empenho em promover práticas sustentáveis e em contribuir ativamente com a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade".
A Diretora da unidade de Santa Rosa da Químea, Estela Zamberlam, ressalta que a iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. "Essa iniciativa promove um ambiente mais saudável, contribui com a biodiversidade e oferece um espaço mais confortável aos visitantes."
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O Centro de Educação Profissional Francisco de Assis (EFA) realizou, nos dias 12, 14 e 20 de maio, a Semana da Enfermagem. A atividade teve o objetivo de promover reflexões cruciais sobre os desafios e a importância dos profissionais da enfermagem na atualidade.
O evento foi realizado a partir da parceria da EFA, com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Caridade de Três Passos e o Centro de Educação Profissional Francisco de Assis (EFA), e reuniu especialistas para discutir temas relevantes para a categoria. As palestras ocorreram no auditório da Prefeitura Municipal, no Hospital e no auditório do campus da Unijuí em Três Passos, e abordaram diversos aspectos da prática profissional.
Uma das palestras foi promovida pela enfermeira Tais Dalla Nora Trombetta, que destacou o papel fundamental da enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela também enfatizou a importância dos profissionais no atendimento integral e na garantia de acesso à saúde para todos, especialmente populações vulneráveis.
Outra atividade foi conduzida pela enfermeira Silvia Regina Ceccato, que fez um alerta sobre a ética profissional nas redes sociais e ressaltou que a responsabilidade e a confidencialidade devem ir além do ambiente físico e se estender ao digital. Já a enfermeira Viviane Bonel abordou o tema “Valorizando quem cuida para transformar o cuidado", e falou sobre a importância do reconhecimento, bem-estar e formação contínua dos enfermeiros. Segundo ela, investir na saúde desses profissionais fortalece todo o sistema de saúde e eleva a qualidade do atendimento ao paciente.
A médica nefrologista Maria Isabel Leszczynski Dutra abordou o papel essencial da enfermagem no cuidado a pacientes com insuficiência renal. Ela ressaltou que a atuação dos enfermeiros é essencial no acompanhamento, orientação e acolhimento desses pacientes, promovendo autocuidado e qualidade de vida.

O projeto de extensão Cidadania para Todos, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave), realizou uma atividade voltada ao fortalecimento das relações e à promoção de um ambiente escolar mais saudável, que são os Círculos de Construção de Paz, com estudantes do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, dos cursos Normal, Médio Gaúcho e Técnico em Edificações.
Os Círculos de Paz são uma metodologia da Justiça Restaurativa, que tem como objetivo promover o diálogo, a escuta ativa e o acolhimento entre os participantes, incentivando o respeito mútuo e o sentimento de pertencimento dentro do espaço escolar. Além de prevenir conflitos, essas práticas ajudam a fortalecer os vínculos entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar, promovendo a corresponsabilidade nas relações interpessoais.
A Justiça Restaurativa vem se consolidando como uma ferramenta eficaz na construção de uma cultura de paz nas escolas. Ao priorizar a empatia, o entendimento e a reparação de danos, ela contribui para um ambiente mais seguro, respeitoso e inclusivo, onde cada estudante se sente valorizado e parte essencial do coletivo.

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí está participando da segunda edição do programa HA.IA, promovido pela Anprotec em parceria com o Centro de Competência Embrapii Virtus (VIRTUS-CC). A Incubadora está na segunda fase do Projeto HA.IA Deep Techs – Hub de Aceleração para Incubadoras e Aceleradoras em Plataformas de Sensoriamento Inteligente para a Indústria.
Com foco na capacitação de profissionais de incubadoras e aceleradoras associadas, o programa busca fortalecer o apoio a startups que atuam com tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e Biossensores, ampliando o impacto das inovações voltadas para o setor industrial , as atividades do programa acontecem de forma on-line.
Em 2024 a Criatec recebeu o prêmio de melhor plano de ação na primeira fase do programa. Neste ano, participam das qualificações direcionadas aos gestores, Maria Odete Garcia Palharini, pela Criatec - Unidade Ijuí, e Lucas Adiel Escher, pela Criatec Santa Rosa. Já dos encontros direcionados para as startups da Incubadora, participam a Doled e Solo Sense, pela unidade Ijuí, e Ecko Gestão de Marketing, pela unidade Santa Rosa.
“A participação da Criatec no HA.IA representa uma oportunidade de fortalecer o conhecimento e as práticas ligadas à inteligência artificial dentro do ambiente da incubadora, além de oferecer novas possibilidades tecnológicas para as startups incubadas”, afirma a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.
Como novidade desta edição, o programa passa a focar diretamente em deep techs, contando com a co-participação de 48 startups no programa Aceler.AI Deep Techs. Além disso, haverá maior alinhamento com os negócios em Plataformas de Sensoriamento Inteligente para a Indústria (PSII), ampliando o impacto e a aplicabilidade das competências desenvolvidas.
Sobre o VIRTUS-CC
O Centro de Competência Embrapii Virtus está localizado em Campina Grande (PB) e integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com mais de 300 profissionais, o núcleo é especializado em pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à indústria.
Focado no fortalecimento de competências em Plataformas de Sensoriamento Inteligente para a Indústria, o VIRTUS-CC é uma unidade EMBRAPII dedicada a conectar conhecimento técnico e demandas de mercado. A parceria com a Anprotec teve início em 2023, quando capacitou 146 profissionais de 49 ambientes de inovação, com resultados expressivos e reconhecimento do ecossistema nacional.

Estão abertas as inscrições para a Qualificação Terapia Capilar e seus Recursos Terapêuticos, promovido pela Unijuí. O curso tem como objetivo capacitar profissionais em protocolos terapêuticos voltados às disfunções capilares, oferecendo uma formação completa com abordagem teórico-prática.
Com carga horária de 16 horas, a qualificação busca promover o domínio dos recursos utilizados na terapia capilar, contribuindo para uma atuação profissional responsável, ética e atualizada. O conteúdo abrange técnicas tópicas e invasivas, com ênfase na compreensão das indicações, limitações, segurança e aspectos éticos relacionados à prática clínica.
As aulas serão realizadas nos dias 28 e 29 de junho de 2025, no campus da Unijuí, em Ijuí.
Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional até o 8 de junho. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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