Cerca de 3,2 mil candidatos que realizaram a prova do Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, na manhã deste domingo, 1º, tiveram que dissertar sobre água, alimentos e agrotóxicos. O tema da prova de redação exigiu dos candidatos a produção de um texto dissertativo que conciliasse a economia no primeiro setor e os efeitos do uso dos agrotóxicos.
A prova trouxe o texto de apoio “Epidemia de câncer? Alto índice de agricultores gaúchos doentes põe agrotóxicos em xeque”, de Paula Sperb da BBC, publicado no G1 em agosto de 2016. No texto a autora traz dados alarmantes de toda a região noroeste do Estado.
De acordo com a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, a prova aplicada neste domingo é diferente dos anos anteriores. “ É uma prova de produção textual, mas que precisa mobilizar conhecimento de todas as áreas”, comenta. Cristina ainda falou sobre os critérios de avaliação.
Serão avaliados a adequação ao tema proposto, a clareza das ideias, a capacidade de textualização e o uso adequado da linguagem. A soma total poderá chegar aos mil pontos.
Na próxima terça-feira, 03, a lista dos classificados será divulgada no Portal da Unijuí e no dia seguinte, quarta-feira, 04, os aprovados poderão se matricular nos seus respectivos cursos. O calendário de matrículas está disponível no login de inscrição dos candidatos.
O Vestibular de Verão 2020 da Unijuí, realizado simultaneamente nos quatro campi, Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, teve início às 9h e se estendeu até as 11h da manhã. Os pais e acompanhantes foram recepcionados com momento cultural e lanche.
A professora Cristina Pozzobon destacou que o processo seletivo ocorreu dentro das expectativas e agradeceu aos envolvidos na realização da prova e aos pais e acompanhantes dos candidatos.


































A Unijuí foi parceira na realização da 3º edição do Festival Estudantil Curtas na Escola, que chegou ao fim na noite desta sexta-feira. A cerimônia de premiação ocorreu no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus Ijuí, com a presença de estudantes, professores e familiares de escolas da região. Na oportunidade, a Reitora Cátia Nehring, e a Vice-reitora de Graduação, Cristina Pozzobon, marcaram presença no evento, além da Cia. Cadagy, que apresentou uma versão do espetáculo BUN ao público.
Depois de quase um ano de trabalho nas escolas, foram conhecidos os filmes vencedores nas categorias Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil, nos gêneros Animação, Documentário e Ficção. Também foram premiados Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor edição/áudio, Melhor Roteiro, Melhor Filme - em cada gênero, e Melhor Filme escolhido pelo júri popular, com votação pela internet.
Realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e promovido pelo Jornal da Manhã, o 3º Festival Estudantil envolveu escolas da rede estadual da região de abrangência da 36ª CRE e das redes municipal e particular de Ijuí. Ao todo, esta terceira edição do Festival recebeu a inscrição de 100 curtas nas diferentes categorias.
O Projeto teve o patrocínio de Unimed Noroeste/RS, Sicredi, Óptica Wolff e Fecomércio/Senac, com o apoio de Unijuí e do Sesc Ijuí.












O Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com a Associação de Amigos do MADP, promovem mais uma edição do "Recital no Museu". Já é a quarta edição do evento, o qual tem por objetivo descobrir, despertar e apresentar novos talentos, estimulando a todos que gostam de música, bem como angariar fundos para a manutenção do Museu.
O "IV Recital no Museu" será realizado no dia 30 de novembro de 2019 (sábado), às 16h, no Museu Antropológico Diretor Pestana. A programação ficará a cargo de Gerson Antunes, que terá em sua apresentação um repertório bem eclético.
Sucessos como El dia em que me quieras (Gardel – Le Pera), Volver (Gardel – Le Pera), Rosa (Pixinguinha), De Volta pro meu aconchego (Dominguinhos – Nando Cordel), João e Maria (Chico Buarque), Eu sei que vou te amar (Tom Jobim), Over tha Rainbow (Harold Arlen e E. Y. Harburg - O Mágico de Oz), My heart will go on (James Horner e Will Jennings - Titanic), são apenas algumas das músicas escolhidas para a ocasião.
O evento é voltado a toda a comunidade que queira participar e goste de apreciar uma boa música.
Os ingressos devem ser adquiridos no Museu Antropológico Diretor Pestana, com antecedência, ao custo de R$ 20,00.
CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO MUSICAL:
ACORDEON
- El dia em que me quieras (Gardel – Le Pera)
- Volver (Gardel – Le Pera)
- Rosa (Pixinguinha) Falecido em 1973
- De Volta pro meu aconchego (Dominguinhos – Nando Cordel)
- João e Maria (Chico Buarque)
- Eu sei que vou te amar (Tom Jobim)
CONCERTINA
- Over tha Rainbow - Harold Arlen e E. Y. Harburg (O Mágico de Oz)
- My heart will go on - James Horner e Will Jennings (Titanic)
ACORDEON
- Le Manine di primavera – Amarcord (Nino Rota)
- Valsa – O Poderoso Chefão (Nino Rota)
- Valse d'Amelie e Valsa dos Monstros - Yann Tiersen (O fabuloso destino de Amelie
Poulain)
- Life Goes on e Dança de Zorba - Mikis Theodorakis (Zorba, o grego)
Mais informações:
55 3332 0257
madp@unijui.edu.br
www.unijui.edu.br/museu
www.facebook.com/MADPUNIJUI
Neste domingo, dia 01 de dezembro, a Unijuí vai realizar a prova do Vestibular de Verão 2020. Com início às 9h, os candidatos vão realizar uma prova de Redação, que será aplicada nos quatro Campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Será possível acessar o local da prova a partir das 8h15min.
Para ter acesso à sala será exigido um Documento Oficial com Foto (original). Também é necessário utilizar caneta esferográfica preta ou azul, fabricada em material transparente. Todas as informações necessárias podem ser acessadas no site do Vestibular, no Portal da Unijuí, em Manual do Candidato. Outra informação importante disponível é o local de prova: quem ainda não sabe em que sala realizará a redação, é só conferir no site da Universidade.
A Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, deixa um recado aos candidatos e familiares: “estamos nos preparando para realizar um grande processo seletivo, pois recebemos cerca de 3,2 mil inscrições. Em função deste número, em Ijuí, a prova de redação será aplicada no Campus e não mais na Sede Acadêmica. Com muita alegria estaremos recebendo os candidatos para ingressarem na sala de prova e seus acompanhantes. Tudo está preparado para que o processo transcorra normalmente e atenda as expectativas dos nossos futuros estudantes”, observa.
A professora Taise Possani, do curso de Letras da Unijuí, elencou algumas dicas interessantes para a redação. Confira:
NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto;
NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas;
NÃO USE marcas de oralidade, como gírias, por exemplo,
NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta,
NÃO USE um mesmo argumento repetidas vezes,
DEIXE DE LADO expressões como "eu acho",
JAMAIS desrespeite os direitos humanos,
FAÇA UM ROTEIRO sobre o tema. Ajuda a ter foco na hora de criar a proposta,
PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas,
USE sinônimos para não repetir palavras,
USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical,
SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá,
Além disso, a professora observa outros aspectos sobre a escrita da redação:
- Não se deve esgotar o tema no primeiro parágrafo. Este deve apenas apontar a questão que vai ser desenvolvida.
- Preocupe-se com a sequência do texto, utilizando os recursos de coesão de frase para frase e de parágrafo para parágrafo, sem perder de vista a coerência.
- O parágrafo final deve retomar todo o texto para concluí-lo. Por isso, antes de escrevê-lo, releia tudo o que escreveu.
- Todo texto representa o ponto de vista de quem o escreve. E quem escreve tem sempre uma proposta a ser discutida para poder chegar a uma conclusão sobre o assunto.
A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí desenvolve, em parceria com a Coordenadoria de Marketing, o Projeto Popularização da Ciência, com o objetivo de divulgar a produção e ações dos professores e bolsistas de projetos de Pesquisa e Extensão da Universidade. Confira reportagem de Giovana Carré, aluna do curso de Jornalismo da Unijuí e estagiária da Usina de Ideias.
O projeto Rádio e Tecnologia na Escola, desenvolvido pelos cursos vinculados ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), tem como objetivo, por meio da comunicação e do empreendedorismo, desenvolver atividades educacionais com crianças, adolescentes e jovens de escolas municipais e estaduais da região noroeste do Rio Grande do Sul. A realizações de oficinas e atividades práticas possibilitam o contato com equipamentos de vídeo, foto e rádio, além de técnicas de edição e produções audiovisuais, assim como a implementação de rádios internas nas escolas, possibilitando que todos os alunos participem do projeto. Em 2018, o projeto continuou visando preparar os estudantes e professores de escolas públicas para compreender os processos de comunicação e de transformação tecnológica da sociedade, bem como proporcionar a formação para o empreendedorismo no ambiente escolar.
Segundo a professora extensionista Rúbia Schwanke, o próprio projeto já é uma iniciativa empreendedora, pois o primeiro desafio que os alunos e a própria escola se deparam é a criação de uma rádio educativa dentro da escola. “Nós também estamos trabalhando com diferentes oficinas e dinâmicas para que os alunos criem sites empreendedores, que eles percebam a realidade na qual eles estão inseridos, e consigam propor soluções para os problemas que eles acabam diagnosticando” finaliza. A professora acrescenta que esses problemas encontrados podem ser dentro da própria escola, bairro ou comunidade no qual estão inseridos, a partir disso, os alunos criam uma empresa para trabalhar com a questão do empreendedorismo.
O projeto hoje trabalha com 67 escolas de Ijuí e região e conta com o apoio da equipe de professores do DACEC nas áreas que envolvem administração, comunicação, empreendedorismo e finanças. As áreas relacionadas à informática estão sob responsabilidade de um professor vinculado ao campus Santa Rosa. Além da colaboração dos técnicos de laboratórios de áudio e de vídeo e da Agência Experimental dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, Usina de Ideias, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), de Ijuí, e da 36ª Coordenadoria de Educação, que intermediam as relações com as escolas parceiras do município e da região.














Trabalhar com softwares dentro da sala de aula, aproveitando o interesse dos estudantes pelos smartphones e diferentes aplicativos que permitem a interação direta entre eles, é a proposta do projeto de extensão da Unijuí “Programe o seu futuro”, que oportuniza aos jovens aprenderem a desenvolver aplicativos inovadores para dispositivos móveis. Despertar o espírito empreendedor, demonstrando que cada pessoa pode ser um ente ativo da tecnologia é o ensinamento durante as aulas. A estudante da Escola Estadual de Educação Básica Santos Dumont, de Santa Rosa, Susana de Oliveira, não tinha conhecimento de programação quando começou no Projeto, mas com o passar das aulas se surpreendeu com o aprendizado. “Estou impressionada com o que aprendi, hoje estou apresentando um aplicativo de jogo que nunca imaginei que poderia desenvolver, e eu consegui criar. Após terminar esse curso vou buscar outras capacitações, porque descobri por meio desse projeto a minha vocação”, destaca a estudante do ensino fundamental.
A Unijuí realizou o encerramento da primeira edição do Projeto de Extensão "Programe o Seu Futuro" no campus Santa Rosa na noite de quinta-feira (28). A programação contemplou a apresentação dos protótipos desenvolvidos pelos estudantes por meio da ferramenta Inventor 2, e contou com a participação dos pais e familiares dos envolvidos, assim como autoridades, professores das escolas Estaduais, Municipais e Particulares participantes do projeto, Pró-Reitor do campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer e equipe do Projeto “Programe o seu Futuro”.
A professora de matemática, Scheila Klein, acompanhou os estudantes da rede municipal de Santa Rosa durante as aulas e afirma que ficou impressionada com o projeto e com o interesse dos alunos. “Esse projeto foi de fundamental importância para os alunos, visto que a tecnologia está presente em todas as áreas do conhecimento, especificamente falando da minha área, a matemática, ele desenvolve um raciocínio lógico fantástico. Além do conhecimento de tecnologia que puderam aprender, por meio da programação, também tiveram que usar a criatividade para o desenvolvimento de diferentes protótipos”, finaliza a professora.
Durante o evento todos os participantes receberam certificados, um troféu que foi produzido por meio da impressora 3D da Universidade e uma lembrança pela participação nas ações do Projeto. O Projeto coordenado pelo professor da Unijuí, Marcos Cavalheiro, trabalhou com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e particulares, da região de Santa Rosa e Ijuí. A metodologia utilizada foi por meio de sala de aula invertida, os encontros aconteceram nas terças-feiras em Ijuí e nas quintas-feiras em Santa Rosa.
Imagens campus Santa Rosa:












Projeto no campus Ijuí
O encerramento das atividades do Projeto ocorreu na noite de terça-feira, dia 26, no auditório do DCEEng, com a participação de alunos que integraram as atividades ao longo ano, acompanhados de pais e familiares. Na programação, ocorreu a apresentação de aplicativos desenvolvidos com a orientação de professores e bolsistas da Universidade. As ideias tocaram em temas importantes do cotidiano dos alunos, como a relação com professores e o ambiente escolar, além do meio ambiente.
As propostas foram avaliadas por uma banca, convidada pela Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, a Agit. Também estiveram presentes, realizando uma saudação institucional, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, e o chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharia (DCEEng), Peterson Avi.
Imagens campus Ijuí:














A presidente da Fidene e Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, subiu ao palco do Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, para receber o Prêmio de Responsabilidade Social concedido pelo Parlamento Gaúcho. Esta é a quinta vez que a Fidene/Unijuí é premiada com o troféu que reconhece projetos voltados ao bem-estar social e à preservação do meio ambiente. Além disso esta é a quarta vez consecutiva, fato inédito na história da premiação.
Em sua fala, a professora Cátia destacou o trabalho desenvolvido por mais de mil pessoas, entre elas técnicos-administrativos e de apoio e docentes. “Receber este prêmio pela quinta vez mostra a grandeza e a responsabilidade dessas pessoas em acreditar que a educação transforma o mundo porque transforma as pessoas”. Cátia ainda salientou a importância do prêmio para a toda a comunidade e região, pois é resultado de ações desenvolvidas em benefício de todos.
O Balanço Social do ano de 2018, premiado pela Assembleia Gaúcha, apresentou dados importantes para a comunidade. Naquele ano foram mais de R$ 10,5 milhões investidos em projetos, ações e contribuições para a sociedade, mais de R$ 28 milhões destinados para bolsas educacionais, cerca de 15.970 benefícios concedidos e mais 66 mil pessoas diretamente beneficiadas pelos projetos desenvolvidos na Instituição.
O Relatório Social e o Balanço Social da Fidene, referente ao ano de 2018, estão disponíveis neste link. Confira.
A cerimônia, que aconteceu nesta quarta-feira, 27, contou com a presença dos jornalistas da instituição vinculados à Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Fabiana do Prado Sánchez, Fernando Vieira Goettems, Paola Brocardo Guimarães, Rafaela Secchi Sauerssig e Talita Mazzola, e a bolsista de iniciação científica, estagiária e estudante do curso de Jornalismo Natália Langer.
Estavam presentes também, o designer da Coordenadoria de Marketing da Unijuí Jonas Tiago Ribas de Souza, a publicitária Amanda Carolina Ritter Pinto e o gerente Giancarlo Dari Bottega. Além da contadora vinculada à Controladoria da Unijuí Roselaine Beatriz Seibert Jung.











Sobre o prêmio
Instituições de diversas categorias protocolam o Balanço Social, documento produzido anualmente, para concorrerem ao prêmio. A comissão do Prêmio se baseia nele para conceder a premiação. As instituições que atingem um índice estabelecido, ganham o certificado. Dentro desses certificados, 20% dos melhores índices ganham a medalha. E, a que teve melhor desempenho, ganha o troféu, que é o caso da Fidene. A Fundação desde 2001 atinge o índice necessário para receber o certificado, tendo ganho em 2015 a medalha e em 2006, 2016, 2017, 2018 e, agora, 2019 a premiação máxima.
O Prêmio de Responsabilidade Social é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e as seguintes organizações da sociedade civil:
A Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), o Conselho Regional de Contabilidade RS (CRC/RS), a Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul), a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), a Federação das Indústrias do RS (Fiergs), a Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), a Organização Parceiros Voluntários, Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Sindicato e Organização das Cooperativas RS (Ocergs/Sescoop).
Neste ano de 2019, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem a atribuição de coordenar, estimular e sistematizar os processos avaliativos na Instituição, completa 15 anos. Por isso, eventos e ações foram realizados para marcar a data comemorativa.
A CPA foi criada em 14 de junho de 2004, por meio de Resolução da Reitoria, conforme estabelece a Lei do SINAES, embora os processos de avaliação já fossem realizados na Universidade desde 1994, se constituindo em referencial para o planejamento institucional. Marcando as comemorações da CPA, nos meses de outubro e novembro, nos campi Ijuí e Santa Rosa, foram realizadas ações para integrar todos aqueles que participam dos processos avaliativos na Instituição, sendo eles estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade externa. Nos campi Panambi e Três Passos a ação será realizada em 2020.
Nesses momentos, a CPA divulgou as melhorias realizadas na Unijuí a partir dos resultados dos processos de avaliação interna e externa (MEC/CAPES) durante os seus 15 anos de atuação. O público também pôde fazer um registro fotográfico para levar de lembrança e assim promover maior conhecimento e participação de todos nos processos avaliativos.
Também foi produzido um vídeo, resgatando um pouco da história da CPA:
A CPA mantém, nestes 15 anos, um canal de articulação com a Ouvidoria no site da Unijuí e também por meio de informativos online, nos quais toda a comunidade interna e externa pode acompanhar as ações e melhorias realizadas, além de sugestões, elogios e críticas.
Participe você também de todos os processos de avaliação e seja agente da qualificação nossa Instituição!
Veja algumas das fotos:


































Foto ilustrativa/ Portal G1.
Com o intuito de qualificar o atendimento aos usuários de transporte público de Ijuí, a Unijuí, por meio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, vinculados ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCCEng), será parceira na elaboração de um projeto que será desenvolvido no primeiro semestre de 2020. Estudantes e professores de ambos os cursos deverão, a partir de uma planta básica, que será tramitada na Câmara de Vereadores por meio de Projeto de Lei, “idealizar paradas de ônibus modernas, com proteção da chuva, ventos e mudanças bruscas de temperatura, nos pontos de embarque e desembarque com grande fluxo de usuários”.
A parceria foi proposta a partir de demanda da assessoria do vereador Jorge Amaral, que procurou a Universidade para a elaboração de uma planta básica de arquitetura e engenharia para uma parada de ônibus. A proposta será elaborada a partir de atividades em disciplinas dos cursos, proporcionando experiências formativas e contribuição para comunidade regional, colocando os estudantes para o enfrentamento de problemas reais. Quem irá coordenar o processo na Universidade são os professores Tarcísio Oliveira e Diane Johann, com apoio do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Unijuí.
Para o vereador Jorge Amaral, o projeto tem a intenção de qualificar e humanizar o atendimento aos usuários do transporte público, sendo primordial a existência de abrigos de ônibus que ofereçam proteção contra as ações do tempo. “Precisa-se de uma parada de ônibus moderna e protetiva, que acolha com segurança os idosos, crianças, mulheres e todos que fazem uso diariamente do transporte público. Considerando a fragilidade dos atuais pontos de embarque e desembarque de ônibus, é um dever propor melhorias para nessa área", observa.
O fim de ano é uma época especial, de celebração, sendo a música um elemento importante neste momento do ano. Por isso, nas próximas semanas, o Coral Unijuí vai proporcionar, para a comunidade regional, uma série de apresentações, em uma nova edição dos Concertos de Natal. Ao todo, serão cinco datas em Ijuí, todas as apresentações gratuitas, financiadas pelos recursos oriundos do projeto "Ijuí, Cultura em Destaque", do Pró cultura - FAC e Prefeitura de Ijuí.
Confira as datas e locais das apresentações:
O Coral Unijuí também está com edital para a seleção de vozes femininas e masculinas para o grupo, preferencialmente na busca de vozes masculinas. Além de seleção de instrumentistas (teclado, bateria, violão, baixo, guitarra, percussão). O prazo de inscrição vai até as 23h59 do dia 25 de fevereiro de 2020 e pode ser realizada pelo e-mail coral@unijui.edu.br, mediante confirmação. Também serão realizadas entrevistas com os concorrentes. Confira todos os detalhes no site da Unijuí, na página de editais.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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