Proporcionar cultura e entretenimento para a comunidade regional é um dos compromissos da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene). Por isso, durante a ExpoIjuí/Fenadi 2019, uma série de atividades culturais está sendo realizada no Parque de Exposições Wanderley Burmann, por meio de duas de suas mantidas, a Unijuí e o Museu. As atividades envolvem os grupos culturais mantidos pela Universidade, exposição do Museu Antropológico Diretor Pestana e ações de cursos de Graduação que tenham ligação com a cultura.
Os visitantes já conferiram um pocket show do espetáculo "BUN", promovido pela Cia. Cadagy e a apresentação "Cantos do Mundo", realizada pelo Coral Unijuí, apresentação financiada com recursos oriundos do projeto "Ijuí, Cultura em Destaque" por meio do FAC-Pró Cultura.
Também é possível conferir, até o próximo domingo, dia 20, as maquetes das estruturas construídas no Workshop Binacional de Ideação e Intervenção Urbana (Wiiu), desenvolvidas por estudantes da Unijuí e da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina. Estas estruturas estão instaladas em diferentes pontos da cidade, incluindo o Parque de Exposições.
Grupos culturais da Unijuí: Cia Cadagy e Coral

















Wiiu




Durante a Expoijuí/Fenadi, a comunidade pode visitar a Exposição “Do índio ao imigrante – a trajetória da terras das etnias”. À disposição do público até o próximo domingo, dia 20 de outubro, na "Estação Ijuhy", no Parque de Exposição Wanderley Burmann, a exposição é composta por fotografias e ambientações com objetos que representam aspectos da história dos formadores de Ijuí e região e também uma mostra da trajetória dos primeiros habitantes do Rio Grande do Sul: origem, descendentes e remanescentes. A exposição é promovida pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (MAPD) e pela União das Etinas de Ijuí (Ueti).
Para Belair Stefanello, educadora do MADP, a exposição é importante porque chama a atenção para um assunto pouco visível e pouco discutido no contexto das diversidades étnicas formadoras da nossa região. “As narrativas colonialistas na maioria das vezes invisibilizam a primazia e a importância dos povos indígenas na ocupação do território regional, ao mesmo tempo em que adotam conceitos preconceituosos e generalistas sobre as sociedades indígenas. A exposição procura ressaltar a importância de reconhecermos e respeitarmos as tradições e costumes dos atuais povos indígena”, destaca.
Segundo Belair, o público tem reagido positivamente, principalmente diante de informações até então desconhecidas como a chegada dos primeiros habitantes no estado do Rio Grande do Sul há 12 mil anos, a presença na região de Ijuí há seis mil anos e o fato de serem os povos indígenas os pioneiros na agricultura, entre outras informações. Outro ponto destacado pela educadora é a aproximação do Museu, que é parte da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado, com a comunidade. “Para o Museu está sendo muito importante estabelecer contato com novos públicos, divulgar seu trabalho, seus acervos. O Museu Antropológico Diretor Pestana é o guardião de boa parte da história de Ijuí e se fazer presente no momento em que a comunidade celebra a sua história é gratificante”, afirma.
Exposição “Do índio ao imigrante – a trajetória da terras das etnias” - Fotos CMKT Unijuí/Mateus Mitsuo Asada











O mercado de trabalho tem se apresentado cada vez mais competitivo, exigindo profissionais qualificados, com aportes diferenciados e preparados para atender diferentes demandas. Neste contexto, a pesquisa científica se apresenta como um diferencial, rompendo as barreiras do tradicional e apresentando soluções inovadoras e criativas para os problemas apresentados por cada setor da sociedade. Com estas perspectivas, a Unijuí vai desenvolver o projeto Ciência para Todos, no Centro de Eventos do campus Ijuí, na próxima semana.
O Projeto é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A Mostra Científica Interativa, que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, é uma ação aberta a toda comunidade e propõe a interação do público participante com a Universidade.
O Projeto também conta com o apoio do Demei, CNPq, Sociedade Brasileira de Computação e Sicredi, além de ter co-promoção da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O Ciência Para Todos também recebeu recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Darcísio Perondi, totalizando R$ 500 mil.
As atividades ocorrem simultaneamente ao Salão do Conhecimento, maior evento de divulgação científica da região, promovido pela Unijuí. Saiba mais sobre este evento!
Atividades vão ocorrer em uma estrutura especialmente montada no campus Ijuí.
Durante o evento, os coordenadores dos projetos envolvidos no Ciência para Todos realizarão uma apresentação das respectivas atividades. Confira a seguir mais detalhes:
Meninas Digitais: a computação está presente em praticamente todas as carreiras. Esta iniciativa da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e da Unijuí busca:
- Ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos;
- Divulgar os softwares desenvolvidos por estudantes na área da Computação;
- Despertar o interesse das estudantes para que conheçam melhor a área;
- Ensinar como as meninas podem ser futuras cientistas da Computação.
Feira de Matemática: é um processo educativo científico e cultural que alia vivências e experiências. Tem como princípios o caráter público não competitivo e um processo em rede e em movimento. Possibilita a promoção, o desenvolvimento, a socialização e o aperfeiçoamento de práticas educativas que favorecem a instituição de processos de aprendizagem em Matemática, contribuindo significativamente na formação e no desenvolvimento dos diferentes sujeitos envolvidos.
Física para Todos: na perspectiva de promover a difusão e a popularização da Ciência, em particular da Física, o projeto de extensão universitária “Física para Todos” desenvolve suas atividades em espaços formais e não formais de educação, por meio de um museu interativo itinerante de experimentos. Nessas exposições, o visitante é incentivado a interagir com os experimentos, sendo desafiado a explicitar suas próprias concepções sobre o fenômeno físico observado. Para esses eventos o projeto Física para Todos apresenta equipamentos/experimentos interativos envolvendo as áreas de Astronomia e Energias Renováveis.
MoEduCiTec: consiste num espaço interativo e formativo de estudantes e professores, pela socialização de aprendizagens produzidas em aulas, em todos os níveis, áreas de conhecimento e modalidades de práticas educativas. Objetiva fomentar a iniciação científica, pelo incentivo à divulgação de produções de estudantes e seus professores, com vista a promover criatividade, atitude investigativa e protagonismo estudantil, articulados ao desenvolvimento humano associado ao avanço do conhecimento.
Tech Day: destaca as ações de desenvolvimento tecnológico produzidas na Unijuí, apresentadas em uma Feira de Protótipos (destacando as cidades inteligentes e a internet das coisas), ações de eficiência energética, o Robô Day com a mostra de robótica, oficinas e, por fim, uma competição de sumô de robôs. Além disso, o evento vai contar com palestras e minicursos sobre os temas inovação, cultura digital, empreendedorismo e o Game Day que é basicamente uma feira de jogos eletrônicos e hardware, priorizando jogos e apps desenvolvidos no Brasil.
A Unijuí irá proporcionar aos estudantes a prática de diferentes línguas no ambiente da Universidade, no dia 23 de outubro, no campus Santa Rosa. O “Dia das Línguas Estrangeiras” oportunizará, na quarta-feira à noite, a experiência de um segundo idioma na Instituição. A programação contempla as atividades do Salão do Conhecimento 2019.
Os estudantes poderão escolher dentre quatro painéis as temáticas que abordarão diferentes idiomas. Na oportunidade, os participantes irão socializar a importância de uma segunda língua, as diferenças culturais, as experiências vivenciadas por meio de um intercâmbio, estratégias de aprendizagem utilizando a música como recurso, a relevância do intercâmbio acadêmico para a carreira profissional e as oportunidades de estudos no exterior que a Unijuí oferece.
O Salão do Conhecimento acontecerá no período de 21 a 24 de outubro, tendo como tema “Bioeconomia: diversidade e riquezas para o desenvolvimento sustentável”. O evento é destinado à divulgação científica, realizado anualmente nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa, inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas. Além disso, a programação ainda contempla o XXVII Seminário de Iniciação Científica, a XXIV Jornada de Pesquisa, a XX Jornada de Extensão e o IX Seminário de Inovação e Tecnologia.
Oficina 1: (19h30, Sala A-112)
“La importancia de la lengua Española en la actualidad.”
“A importância da língua espanhola hoje”.
Juan Gabriel e Jacqueline – Colombianos, intercambistas do Doutorado em Educação nas Ciências
Objetivo:
En este espacio se busca socializar la importancia de la lengua española en Brasil teniendo en cuenta su cercanía geográfica a los países de habla hispana.
Neste espaço, buscamos socializar a importância da língua espanhola no Brasil, levando em consideração sua proximidade geográfica com os países de língua espanhola.
Oficina 2: (19h30, Sala B-105)
“Culture, Context, and Communication: Examining Cultural Aspects of the United States and Brazil”
“Cultura, Contexto e Comunicação: Examinando aspectos culturais dos EUA e o Brasil”.
Marykate e Laura - Intercambistas americanas Fulbright
Objetivo:
O que define a cultura de um país? De um povo? Onde fica a linha entre cultura e estereótipo? As ETAs norte-americanas (Fulbright/CAPES), Laura e Marykate, convidam a todos para uma discussão sobre as diferenças culturais entre os EUA e o Brasil. Elas vão definir o que significa as palavras cultura, generalização e estereótipo para analisar crenças comuns sobre estes países. Elas trarão a sua experiência morando no Brasil para a comunidade considerar e refletir sobre sua própria cultura e promover um intercâmbio cultural.
Oficina 3: (20h15, Sala B-105)
“Learning with music”
Carlos e Lucas - Técnicos da VRPGPE responsáveis pelo curso Inglês no Campus
Objetivo:
Esta oficina tem por objetivo trabalhar estratégias de aprendizagem de língua inglesa utilizando a música como recurso. Serão trabalhados aspectos culturais relacionados ao repertório escolhido, assim como práticas de compreensão oral e de pronúncia proporcionadas pelo estudo de inglês com música.
Oficina 4: (20h15, Sala A-112)
“Intercâmbio acadêmico e carreira: oportunidades e relato de experiências”
Vanderléia - Assessora de Relações Internacionais
Mamadou – Senegalês, intercambista do mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade
Objetivo:
Será tratada a importância do intercâmbio acadêmico para a carreira profissional, bem como apresentadas as oportunidades de estudos no exterior que a Unijuí oferece. Por fim, o senegalês Mamadou Boye Diallo contará sobre a sua experiência como intercambista na Unijuí.
A partir da proposição de atividades práticas diferenciadas, a equipe do projeto de Extensão da Unijuí “Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola” participou da ExpoIjuí Fenadi 2019, no dia 16 de outubro, juntamente com os alunos integrantes da Rádio JG, da Escola Municipal Fundamental João Goulart, de Ijuí.
Durante a tarde, os bolsistas Bruno Guterres, Jéssica Kiesel e Juliana Andretta, acompanhados do coordenador do projeto, Celestino Perin, orientaram os alunos para a prática da comunicação, estimulando-os a realizar gravações e entrevistas com os expositores da feira. Os participantes da escola João Goulart visitaram o pavilhão da agricultura familiar e a exposição do gado leiteiro, ambientes nos quais puderam conhecer alguns expositores e conversar sobre seus produtos.
A professora e coordenadora da equipe da Rádio JG da escola João Goulart, Rosa Wisniewski, avaliou a participação dos alunos na atividade prática. “A atividade foi bastante produtiva para os nossos alunos, porque eles desenvolveram bastante essa questão da dicção, as entrevistas, as perguntas bem elaboradas, e foi de grande aprendizado. A tarde de hoje valeu muito mais que uma sala de aula, o aprendizado foi bem maior”, destaca a professora.
Além disso, os estudantes observaram, na casa da Unijuí na feira, a exposição dos trabalhos vencedores do Concurso Fotográfico “Olhares Que Contam Histórias”, promovido pelo projeto de Extensão Rádio na Escola. As produções enviadas para o concurso pelos alunos da escola João Goulart receberam menção honrosa pela participação e também tiveram seus trabalhos expostos em um banner.
O objetivo do projeto com a atividade foi proporcionar aos alunos, o conhecimento sobre a diversidade cultural que marca a feira de negócios do município de Ijuí, além de incentivar a prática comunicacional, na qual os estudantes são os protagonistas, desenvolvendo habilidades como o improviso e a fala, bem como, trabalhar a desinibição e o desempenho em público.
Produzida por: Juliana Andretta
Impressão 3D, realidade virtual, tecnologia solar, câmara de germinação, aplicativos e serviços inovadores: essas são algumas das inovações apresentadas na ExpoIjuí/Fenadi 2019 pela Unijuí. Por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), o público pode conferir estas iniciativas na Feira, em atividades que ocorrem em um estande no Pavilhão 1 e na Casa da Unijuí.
Além disso, as empresas incubadas realizam, na Feira, lançamentos de novas tecnologias, como aplicativos e produtos que vem para facilitar a vida das pessoas e gerar inovação ao mercado regional. Dentre os novos produtos apresentados para a comunidade está uma Estação Meteorológica, desenvolvida pela startup do agronegócio AgexTec, em evento que ocorreu na noite desta terça-feira, dia 15 de outubro, na Casa da Unijuí. Segundo o sócio-diretor da empresa, Dr. Cesar Fensterseifer, a grande maioria dos municípios gaúchos não possui uma estação meteorológica e este produto vem para ajudar a melhorar este tipo de monitoramento aos produtores rurais. “Procuramos apresentar uma forma acessível de o produtor ter informações importantes e poder checar elas em tempo real, como temperatura do ar, umidade relativa, entre outros dados”, observa.
Também no segmento do agronegócio, a partir desta quarta-feira, a empresa Interm, de Santa Rosa, apresentará uma linha de equipamentos voltados para gestão, automação, controle, monitoramento e análise aplicados à suinocultura, avicultura, bovinocultura e plasticulturas. “Nosso objetivo principal enquanto Incubadora é transformar o conhecimento em negócios e levar isto para o mercado por meio de inovação”, observa a coordenadora da Criatec, Maria Odete Garcia Palharini.
Outro produto que circula na Feira é o GuiACI, que é um Guia Comercial e plataforma de benefícios e descontos, que igualmente foi lançado oficialmente na ExpoIjuí Fenadi 2019. É uma ferramenta de vendas, onde as pessoas conseguem encontrar as empresas e serviços que estão buscando na internet. Com um toque, é possível entrar em contato com a sua empresa por telefone ou redes sociais.
De 5 a 11 de outubro a Unijuí participou 47° Feira Trespassense do Livro – FETRELI, realizada no Colégio Ipiranga, em Três Passos. Diversas atividades foram realizadas pela Instituição na programação do evento, como contação de histórias, palestras, além da divulgação do vestibular e as diversas possibilidades que a Universidade oferece.
“Foi uma semana de interação com a comunidade regional, pois a Fetreli é um marco regional sendo a feira do livro mais antiga do interior do Estado do Rio Grande do Sul”, observa Emerson Ronei da Cruz, diretor do Campus Três Passos.
O escritor Luiz Antônio Aguiar foi patrono da Feira. Ele publicou seu primeiro livro em 1985: “Tristão, as aventuras de um menino da cidade grande", foi premiado no exterior e ganhou 2 prêmios Jabutis. É também roteirista, palestrante e mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ.
O Diretor do Colégio Ipiranga, Nelson Weber, em entrevista para os veículos de comunicação de Três Passos, observou que a FETRELI influencia a comunidade regional de forma positiva, oportunizando uma grande variedade bibliográfica, o que reflete em mentes críticas e pensantes, capazes de agir com maior autonomia: “Despertar para a leitura é despertar para o mundo da curiosidade, ao imaginário repleto de aventuras e desafios. A leitura de um bom livro tem o poder de gerar uma autocrítica, mudança de postura, possibilitando influenciar mentes adormecidas na busca do sucesso e felicidade”, disse.



















O projeto de extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola desenvolve oficinas práticas que promovem a proximidade com a comunicação, as finanças pessoais, o empreendedorismo e as tecnologias, especialmente digitais. As oficinas são oferecidas para estudantes de escolas públicas de ensino fundamental e médio de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, tanto no campus da Unijuí quanto diretamente nas escolas. As atividades oportunizam o contato com equipamentos de vídeo, foto e de rádio. Trabalha-se programação criativa a partir de softwares de criação, como também o conhecimento prático quanto às possibilidades de iniciar um negócio e como administrar o próprio dinheiro.
As oficinas que abrangem diferentes áreas do conhecimento têm por objetivo capacitar os alunos para a implementação de uma rádio escolar na instituição de ensino da qual fazem parte, elaborando roteiros, buscando pautas e fontes e realizando a locução. Através dessas ações, estimula-se a progressão de capacidades cognitivas, como o raciocínio e o improviso, e a construção de cidadãos mais conscientes enquanto parte de uma comunidade.
Para integrar ainda mais as ações do projeto de extensão, foi criado, em 2018, o Concurso Fotográfico “Olhares Que Contam Histórias”, que visa incentivar a criatividade na produção fotográfica a partir de um olhar diferenciado sobre o cotidiano. Para o professor e coordenador do projeto de extensão, Celestino Perin, o concurso incentivou aos alunos, além da produção fotográfica, o desenvolvimento da criatividade em texto. “Além de valorizar as oficinas que trabalhamos nas escolas, ao mesmo tempo os alunos foram estimulados a não apenas produzir fotos, mas pensar sobre o ambiente da foto, uma espécie de pauta relacionada às categorias. A gente acredita que o concurso pode ter continuidade no projeto, com uma participação ainda maior, a partir da nossa divulgação”, destaca o professor.
Em 2019, a realização do concurso resultou na participação de diversos educandos de ensino fundamental e médio. No início de outubro, foram divulgados os vencedores das três categorias do concurso: meio ambiente, arquitetura e livre, sendo eles:
- categoria “meio ambiente”: Carolina Ferretti Dorosz, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, com a produção “Sustentabilidade além de uma fotografia”.
O mundo está evoluindo, as pessoas regredindo.
Se colocar no lugar do outro é algo sempre bem-vindo.
Fazer o que é certo ainda que ninguém esteja assistindo
é ter caráter nas atitudes exibindo.
O ser humano quer recompensa,
mas fazer o bem já compensa.
Atitudes conscientes
em prol de um mundo excelente.
Olhe o meio ambiente ao redor.
O que podemos fazer para deixá-lo melhor?
Apenas criticar
e atitudes não praticar?
Produção de plástico em abundância
você pensa ser de extrema importância?
Recolher o lixo do chão
não lhe custará longa duração.
Água e energia é necessário economizar,
ainda que outros prefiram desperdiçar.
Diga não à poluição,
colaborando para um ambiente com mais perfeição.
Sustentabilidade racional
para um futuro maioral.
Tenha em mente a conscientização
e faça sua parte como cidadão.
- Categoria “arquitetura”: Pedro Wildner, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, com a produção “Escola que eu amo”.
Ruizinho é a escola
que por todos é amada.
Já teve várias conquistas
ao longo dessa estrada.
Este ano, 125 anos completa,
sempre ensinando, conquistando e educando.
Por ela faremos de tudo
para que boas pessoas continuem se formando.
Rui Barbosa conta com excelentes professores e funcionários
e ensino de qualidade.
Quanto mais gente chega,
mais forte se torna a amizade!
Como amo essa escola!
Com ela que aprendo a viver.
Queria poder gritar bem alto:
“ah! Como gosto de aprender!”
E é assim que eu encerro,
mas não pense que é só ir embora!
Pois no coração de quem lê
fica o “juntos construímos essa história”!”
- categoria “livre”: Leonardo Dias Schreiber, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, com a produção “Depressão: um perigo culto”
Tem gente que pensa que isso é bobagem.
Muitos falam que isso é para se aparecer.
“Ah, é só mais um adolescente mimado!”.
Porém, mal sabem que ele precisa de cuidado.
O filho que você vê chorando,
o sobrinho que vive no quarto trancado,
o amigo que é maltratado,
pensem bem, eles precisam de cuidado.
Tem gente que fala que depressão é modinha.
Muitos pensam que aquilo tudo é mentirinha.
“Ah, ele só está querendo chamar atenção!”.
Porém, mal sabem que ele sofre de montão.
Vamos ser mais amigos e ajudar quem necessita.
Que tal conversarmos? Quem sabe ele precisa!
Sejamos conscientes a agir com o coração.
Cuidado! Depressão é doença, é um problemão”.
A Unijuí reconhecida como uma das Universidades com destacada trajetória no cooperativismo, sediará na próxima semana dois painéis com o tema: "Cooperativismo, Inovações e Perspectivas: Possibilidades de Cooperação entre as Cooperativas e a Universidade". O primeiro Painel acontecerá no Campus Santa Rosa, no dia 22 de outubro às 19 horas e o segundo Painel no Campus Ijuí, no dia 23 de outubro às 14 horas, que contará com a presença de dirigentes das cooperativas.
Para o professor Pedro Luís Büttenbender, estes painéis estarão gerando temas de pesquisa e novos programas a serem oferecidos pela Unijuí em parceria com as cooperativas e o Sistema Sescoop. “Contribuirão também para ampliar a atuação dos demais programas da Unijuí com o tema do cooperativismo em suas diferentes áreas. Esta integração estará gerando novos aportes ao fortalecimento do cooperativismo e da Universidade, promovendo o próprio desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
Os painéis serão coordenados pelos professores Pedro e Nelson José Thesing, estão sendo promovidos pelo MBA em Gestão de Cooperativas, curso Superior em Gestão de Cooperativas, Programa de Formação de Gestores e o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí. A realização das atividades integra a programação do Salão do Conhecimento da Unijuí 2019. Confira a programação completa no Portal da Universidade.
O curso de Ciência da Computação e o curso de Design da Unijuí alcançaram excelentes resultados no Guia da Faculdade do Estadão, em ranking publicado neste mês pelo veículo de mídia. Dentre todos cursos de Instituições gaúchas avaliadas, entre públicas e privadas, o curso de Ciência da Computação da Unijuí ficou com o terceiro lugar geral, entre todos os cursos de Ciência da Computação do Estado, também foi avaliado com 4 estrelas, em uma escala de 1 a 5. O curso de Design ficou com o segundo lugar geral, entre todos os cursos de Design do Estado, e também foi avaliado com 4 estrelas, em uma escala de 1 a 5.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, o resultado positivo confirma a excelência acadêmica da Universidade. “Além do resultado ser positivo em todo o contexto institucional, tivemos cursos que se destacaram entre os melhores do estado. Na área das tecnologias, o curso de ciência da computação tem uma tradição histórica de mais de 30 anos de formação qualificada nesta área e o curso de Design segue na mesma linha, ao se preparar para comemorar 20 anos de atuação, ambos graduando profissionais preparados para responder às exigentes demandas do mundo do trabalho”, comenta.
Ciência da Computação da Unijuí é o terceiro melhor curso da área avaliado no Estado
Edson Padoin, Coordenador do Curso de Ciência da Computação, fala sobre o resultado.
“O resultado é fruto de 30 anos de trabalho que completamos neste 2019. Uma conquista recebida a partir da análise da qualidade do projeto pedagógico, da qualidade do corpo docente e da qualidade da infraestrutura.
Nosso curso conta hoje com um grupo de professores altamente qualificado que atua no Programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e desenvolvem pesquisas em parcerias com instituições nacionais e do exterior. Conta também com convênios com grandes empresas, como a NVIDIA, a Intel, dentre outras. E, principalmente, com egressos que atuam em diferentes estados do Brasil e também no exterior.”
Design da Unijuí é o segundo melhor curso da área avaliado no Estado
Diane Johann, Coordenadora do Curso de Design.
“No curso de Design da Unijuí, possibilitamos aos estudantes atividades com situações reais de mercado, onde eles desenvolvem projetos mais robustos e há uma grande interação com a comunidade. Isso também desenvolve nos estudantes a vontade de realizar trabalhos de conclusão de curso com maior densidade de pesquisa e preocupação com diferentes necessidades de grupos diversos.
Essas atividades integradas com a comunidade contribuem para a formação do perfil do egresso idealizado em nosso Projeto Pedagógico de Curso: formar profissionais do design com consciência do seu papel de agentes de transformação social.
Também, durante o curso, os estudantes têm disciplinas da área gráfica e de produto, o que possibilita um conhecimento mais amplo e maior inserção de mercado. Muitos dos acadêmicos já atuam no mercado, o que gera uma troca de conhecimento e informações com os colegas. Possivelmente, por esses aspectos, o curso teve uma boa avaliação e classificação no Guia da Faculdade.”
Sobre a Avaliação
O Estadão Guia da Faculdade é realizado em parceria com a Quero Educação, utilizando uma metodologia conhecida como “avaliação por pares”, essas graduações foram analisadas por mais de 6 mil professores universitários, em uma grande pesquisa de opinião. Trata-se de uma das mais abrangente e atualizada avaliações do ensino superior brasileiro, que revela a imagem que os cursos têm perante a comunidade acadêmica.
Outros cursos da Unijuí também foram bem avaliados. Confira aqui. Todos os resultados desta Avaliação estão disponíveis no site do Estadão: http://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/
Os estudantes contam com uma nova modalidade de financiamento para seu curso de graduação presencial na Unijuí: o Crédito Universitário Banrisul. A parceria entre a Universidade e a Instituição Bancária proporciona aos estudantes uma nova alternativa para concluir o sonho da graduação, pagando seu curso no dobro do tempo.
O benefício pode ser acessado por estudantes que desejam ingressar na Universidade a partir do Vestibular 2020, ou ainda aos que efetuarem a rematrícula para o próximo ano. Conforme o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor doutor Dieter Siedenberg, essa linha de crédito é “uma oportunidade que se soma às outras possibilidades que a Instituição já oferece, no entanto, como se trata de um financiamento, é necessário que o aluno analise cuidadosamente a proposta e suas implicações”.
Para adquirir o benefício o acadêmico precisa contatar a agência bancária do Banrisul da sua cidade com a declaração de aptidão do crédito que pode ser retirada junto à Central de Atendimento ao Aluno (CAA). Para mais informações, o aluno pode conversar com um dos atendentes da CAA.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.