O processo de Autoavaliação Institucional é um importante instrumento para melhoria nos processos de gestão, infraestrutura e propostas dos diferentes cursos e programas da Unijuí. Ao longo do ano, são utilizados diferentes instrumentos para identificar o posicionamento de estudantes, professores, técnicos-administrativos e de apoio e da comunidade regional, na perspectiva de identificar entendimentos, necessidades de melhoria e reorganização de processos que podem desencadear avanços significativos no fazer das diversas áreas da Universidade.
Desde a instalação de climatizadores e de uma rede de internet de alta qualidade nos quatro Campi, por exemplo, até mudanças em propostas de cursos, atualização e/ou qualificação de professores e técnicos-administrativos, por meio do Programa de Formação Continuada da Unijuí, boa parte desses avanços são conquistas resultantes de indicativos pelos processos de avaliação. Além disso, o alinhamento entre planejamento, execução e avaliação de forma cíclica, subsidia a regulação dos processos avaliativos do MEC/CAPES. “A Unijuí, juntamente com as demais Universidades Comunitárias do RS, é pioneira no processo de avaliação na educação superior. Entendo este como um processo que envolve os diferentes atores que constituem a Universidade e também as diferentes dimensões do seu fazer. Precisamos sempre revisar os instrumentos, os processos, tendo clareza que a avaliação precisa apontar melhorias continuas do nosso fazer. Quanto mais alinhados estivermos em termos de planejamento, execução e avaliação, maior impacto de nossas ações poderemos ter", observa a Reitora Cátia Maria Nehring.
Todos os resultados dos processos de Autoavaliação, conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), são sistematizados em relatórios e informativos, disponíveis para acesso de toda a comunidade pelo site da Universidade. "Os resultados avaliativos subsidiam os processos de regulação dos cursos em avaliações formais do MEC/CAPES, uma vez que os avaliadores destes órgãos, quando designados para avaliações in loco dos cursos e/ou instituição, tomam por base o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso e o Relatório de Autoavaliação Institucional. Nossa instituição, em uma escala de 1 a 5 nos processos de reconhecimento, renovação de reconhecimento e recredenciamento institucional, em sua trajetória de SINAES, obteve conceitos que variam entre 4 e 5. Também, no Índice Geral de Curso - IGC, um dos indicadores MEC que avalia as Instituições Ensino Superior (IES) anualmente, a Unijuí tem obtido o conceito 4", salienta Magna Dalla Rosa, coordenadora da CPA.
Confira o Relatório completo no site da CPA, acessando este link.
Alguns resultados a partir de avaliações
Confira alguns dos avanços conquistados a partir de avaliações na Unijuí:
- Ampliação da rede WiFi em todos os Campi;
- Substituição do sistema de climatização do Salão de Atos;
- Criação da sala Coworking no Campus Santa Rosa;
- Colocação de piso intertravado em 50% do estacionamento no Campus Panambi;
- Reforma dos banheiros no Campus Três Passos.
A CPA da Unijuí tem sua estrutura e funcionamento regulamentados pelas normas internas da Instituição e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Tem a atribuição de coordenar, estimular e sistematizar os processos avaliativos internos, evidenciando a articulação entre avaliação interna e externa (MEC/CAPES).
Na sua composição conta com representantes da comunidade interna (professor, estudante, técnicos-administrativos e de apoio) e também com representantes da sociedade civil organizada, dos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Está localizada junto ao prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí. Fone: 3332-0200, ramal 2018, e-mail (cpa@unijui.edu.br).
No dia 5 de setembro, a professora Francieli Formentini, do curso de Direito, desenvolveu um Círculo de Diálogos com as estudantes do Curso de Pedagogia no Campus Santa Rosa, com o objetivo de oportunizar conhecimento e vivência dessa metodologia.
O evento ocorreu na Disciplina de Práticas Educativas em Espaços não Escolares, ministrada pela professora Lídia Inês Allebrandt, que prevê a realização de uma breve pesquisa participante para conhecimento dos sujeitos e o desenvolvimento de um projeto social, cultural e/ou educativo em diferentes instituições não escolares. Para tanto, as acadêmicas estão estudando e produzindo um texto reflexivo acerca do papel do pedagogo em espaços de educação não-formal tendo em vista o desenvolvimento humano, a inclusão, o respeito à diversidade e a formação de cidadãos participativos.
A professora Lídia destaca que "a vivência dessa metodologia oportunizou um novo olhar sobre como interagir com as pessoas, oportunizando-lhes a escuta ativa e o compartilhar histórias, expectativas e valores que acreditam, num clima de respeito, isenção de julgamentos e acolhimento do outro”, afirma.
Para a acadêmica Daniele Fabrizio “a experiência da atividade é totalmente positiva, pois nos permite não só a possibilidade de dialogar e compreender a problemática abordada, mas, também experienciá-la a partir de outros pontos de vista, pois sua ideia é fazer com que todos tenham seu lugar de fala, independente de sua posição", complementa a aluna.
A professora Francieli ressalta que compartilhar experiências e práticas com acadêmicos de outros cursos é de extrema relevância, constituindo-se no fazer da Universidade.
A Exposição pretende promover a disseminação do conhecimento sobre brinquedos e brincadeiras de diversas culturas, oportunizando informações culturais por meio do lúdico. Além da visitação à Exposição, os visitantes poderão interagir participando das oficinas de jogos e brincadeiras que estão sendo oferecidas.
Confira as oficinas:
Oficinas para Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio no turno da manhã:
- Jogo da Onça – Origem Indiana
- Jogo da Mancala – Origem Africana
- Jogo da Trilha – Origem Fenícia
- Introdução ao RPG (somente quintas-feiras à tarde)
Oficinas para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no turno da tarde e nas quintas-feiras pela manhã:
- Brincadeiras e jogos de pátio diversas culturas: Indígenas, Africanas e Europeias
A Exposição poderá ser visitada no período de 03 de setembro à 20 de dezembro de 2019 na Sala de Exposições Temporárias do MADP.
Programação Especial: Espetáculo “BUN” (60min)
Dia 24 de setembro, no Campus Ijuí - Salão de Atos Argemiro Jacob Brum
Em dois horários: às 9h30 e às 14h30
Evento gratuito e mediante agendamento
Mais informações: (55) 3332 0257 / madp@unijui.edu.br









A Unijuí deu início, nesta sexta-feira 13, a novos cursos de Pós-Graduação e a cursos de Qualificação Profissional, realizados no Campus Ijuí. No turno da tarde, foram iniciados os cursos de Qualificação “Lei do Bem” e “Exame Clínico, Ultrassonográfico e Técnicas de Inseminação Artificial em Fêmeas Equinas”. No turno da noite, no Hospital Veterinário, teve início a Especialização em “Engenharia de Avaliações e Perícia”.
“Engenharia de Avaliações e Perícia”: o mercado de trabalho regional apresenta carência de profissionais que, além de atuarem no campo do curso proposto, estejam atualizados sobre as novas exigências prescritas nas normas técnicas vigentes. A formação de profissionais com visão crítica e conhecimento consolidado da área que se propõe a atuar é de suma importância para o suprimento efetivo das necessidades apresentadas pela sociedade. São objetivos do curso oportunizar a aprendizagem de diferentes temas e abordagens relativas aos processos de avaliações e perícias dentro dos campos da engenharia, da arquitetura e da agronomia; qualificar profissionais para atuarem nos campos da engenharia de avaliações e das perícias de engenharia.
A aula inaugural deste curso foi realizada pela professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, mestre em Engenharia Civil pela UFSM. A coordenação do curso é da professora Caroline Raduns.




“Exame Clínico, Ultrassonográfico e Técnicas de Inseminação Artificial em Fêmeas Equinas”: tem por objetivo oferecer aos estudantes de Medicina Veterinária e profissionais formados conhecimento teórico e treinamento prático para a realização do exame clínico específico do sistema reprodutor de fêmeas equinas de forma segura e eficiente, diminuindo os riscos para o profissional e para o animal, bem como a interpretação das imagens ultrassonográficas para detecção de patologias ovarianas e uterinas.




Lei do Bem: foram abordados os principais aspectos do incentivo à inovação tecnológica e à análise/desenvolvimento de casos práticos, visando especialmente:
- analisar o enquadramento de projetos de inovação em calçados aos benefícios da Lei do Bem;
- apontar os principais pontos necessários para a aprovação de projetos de P&D, de acordo com o entendimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações;
- Esclarecer a forma como é realizada a análise de projetos de inovação pelo MCTIC, com base no Manual de Frascati;
- Demonstrar a importância dos controles de horas, gastos e atividades relacionadas aos projetos de P&D para a adequada fruição do benefício fiscal, bem como as melhores práticas para documentação das informações relacionadas à atividade de pesquisa e desenvolvimento das empresas beneficiadas.





Ventilação Mecânica Invasiva - módulo básico: o curso teve como objetivo ensinar sobre ventilação mecânica invasiva para qualificar a assistência ao paciente na Unidade de terapia Intensiva. Aconteceu em conjunto com a Pós Graduação Lato Sensu em Fisioterapia em Terapia Intensiva.









Em um mercado cada vez mais competitivo são as suas escolhas que irão definir o sucesso da sua carreira e o seu futuro. Um currículo competitivo abre portas para as oportunidades e a Unijuí oferece a você uma excelente estrutura para a sua qualificação profissional. Crie a sua próxima oportunidade! Está em suas mãos o poder de decisão. Saiba os cursos de Especialização que estão com inscrições abertas.
Além disso, os cursos de qualificação profissional da Unijuí são uma excelente oportunidade para atualização de conhecimentos e técnicas para atuação prática e profissional, qualificando o indivíduo para atender as demandas de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. São projetos de curta duração, ministrados por docentes qualificados e com expertise nas áreas em que atuam, enfatizando a prática por meio de metodologias focadas na atuação e aplicação diária do profissional. Confira os cursos nesta modalidade.
Com objetivo de discutir o cenário econômico e as principais tendências que se apresentam, a Incubadora Municipal de Empresas juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Chiapetta promoveram, na quinta-feira (12), o Café de Negócios. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu autoridades, empresários, empreendedores incubados e comunidade em geral.
A principal programação da noite foi a palestra com o Professor Doutor da Unijuí, Argemiro Luis Brum. Com o tema “A Conjuntura Econômica e suas tendências”, o palestrante, de forma bastante realista, promoveu uma análise do passado recente da economia e a indicação de suas tendências futuras. Argemiro diferenciou os principais termos utilizados na área econômica: Crescimento e Desenvolvimento Econômico, destacando que é preciso usar as riquezas produzidas para melhorar a qualidade de vida do conjunto da população, sem esquecer que agregada a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, pensando nas gerações futuras. Frisou que o desenvolvimento passa pela eficiência das iniciativas Privada e do Estado, mas que é necessária a participação e colaboração da sociedade.
O Café de Negócios trouxe, ainda, a apresentação das empresas da Incubadora Municipal e do projeto que prevê a ampliação do espaço. Atualmente, a incubadora possui quatro empresas incubadas, a InfoX, a Sapataria dos Santos, a Energity e a Massoterapeuta Suzana Zaguetti. Além da sala comercial gratuita, as empresas instaladas têm custeadas pelo município as despesas com internet, água, luz e recebem todo o apoio técnico necessário para alavancarem seus negócios. São associadas as empresas Fortalize Desenvolvimento Humano e a Tele Loja Tanara, as quais recebem o apoio através de assessorias.
Durante a abertura do Café de Negócios, o Coordenador da Incubadora Municipal de Empresas, Luis Afonso dos Santos e o Presidente da ACIC, Rodinei Benhur Pires, destacaram a importância das ações voltadas à valorização do comércio local adotadas pelo município. Ciente de que o desenvolvimento de uma sociedade se dá por seus empreendedores, o Prefeito Municipal Eder Luis Both frisou as iniciativas de fomento ao empreendedorismo. Citou entre elas a criação da Incubadora Municipal e os efeitos positivos que tem gerado, a futura ampliação do projeto e finalizou com a aprovação da Lei de Liberdade Econômica, a qual permitirá simplificar a abertura de empresas, além de isentar taxas para os empresários, de modo a favorecer a inovação, o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.
Ao final do evento foi realizada uma confraternização com os participantes. O café colonial servido foi produzido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Promoção
O Café de Negócios é uma promoção da Incubadora Municipal de Empresas e da Associação Comercial e Industrial de Chiapetta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, HNK Consultoria e da Unijuí.
Crédito: Michele Wrasse
O presidente do Corede Noroeste Colonial, professor Nelson Thesing, que também atua como Pró-Reitor do Campus Panambi, participou, na quinta-feira, dia 12 de setembro, da reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais do de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.
A assembleia contou com a representação dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Coredes), bem como, da diretoria executiva e presidentes dos Comudes do Corede Vale do Rio Pardo. Na pauta foi avaliado o processo de Consulta Popular, com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Leite Gastal. Ele destacou que a participação da sociedade na votação da Consulta Popular foi expressiva. “O desenvolvimento do Estado necessita do apoio dos Coredes, pois são essas lideranças que vão nos apresentar as demandas”, citou. Gastal comentou que está fechando a interiorização da Governança e Gestão Estratégica e quer fazer visita em todas as secretarias, para lançar estratégia de governo digital nos próximos dias.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb, apresentou o programa Inova RS, que busca a articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade, a chamada quádrupla hélice da inovação. O objetivo do projeto é organizar iniciativas de inovação nas regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Produção e Norte; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; Região dos Vales. O Inova RS busca coordenar as ações dos ecossistemas de inovação existentes nessas regiões para, de forma colaborativa, ampliar a capacidade do Rio Grande do Sul de promover, reter e atrair investimentos e talentos focados no desenvolvimento de negócios alicerçados na tecnologia e no conhecimento. O Inova RS irá aplicar uma metodologia de gestão da inovação para estimular o desenvolvimento regional. Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, espera que até 2030 o estado seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.
Na tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, ocorreu o encerramento do período de inscrições de chapas para a eleição da Reitoria da Unijuí. Uma chapa, denominada Enfrentar Desafios, Vislumbrar Horizontes, protocolou candidatura, tendo a seguinte composição:
Reitora: Cátia Maria Nehring
Vice-Reitoria de Graduação: Fabiana Fachinetto
Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Fernando Jaime González
Vice-Reitoria de Administração: Dieter Rugard Siedemberg
A partir das 17h desta sexta-feira está aberto o prazo para eventuais impugnações, que devem ser fundamentadas e realizadas em até dois dias úteis (segunda e terça-feira, 16 e 17 de setembro). Se não houver nenhuma contestação, a partir de quarta-feira, dia 18, a chapa pode iniciar o período de campanha eleitoral, que se encerra no dia 23 de outubro. Já a votação vai ocorrer no dia 24 de outubro de 2019, entre 8h30 e 22h, com votação exclusivamente eletrônica, no Portal Unijuí. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor Matias Nunes Frizzo, poderão votar professores, técnicos-administrativos e de apoio, estudantes e membros da comunidade externa.
O edital, assim como todos os informes oficiais do processo eleitoral, está disponível no Portal da Unijuí, em www.unijui.edu.br/eleicaoreitoria.
A nossa Terra, o lar da humanidade e de milhões de espécies está ameaçada. Não é uma ameaça externa, vinda de outra galáxia, é uma ameaça que está dentro dela mesmo. A Ação humana está mudando muito rapidamente a vida no planeta, o que já é consenso entre a maioria dos estudiosos de diversas áreas. Como está a saúde do nosso planeta? Você já parou para pensar que esta questão é mais urgente do que imaginamos? Sim, a humanidade precisa repensar sua ação no Planeta, garantindo um futuro para todos! A Saúde do planeta está diretamente relacionada com a saúde humana. E é isso que o Rizoma, o podcast da Universidade, discutiu esta semana, com os convidados, professor Marco Akerman (USP) e a professora Francesca Werner (Unijuí).
Escute o programa na íntegra
Segundo Marco Akerman, todas as modificações que aconteceram em quase 13 bilhões de ano na Terra são menos intensas que as modificações que tem sido causada com esse pouco tempo de existência da humanidade.
Já a professora Francesca Werner observou que o fato de a humanidade se colocar acima da natureza como dominadores dela, nos dá pouco tempo de nos adaptarmos a essas mudanças que são muito rápidas. “A existência humana prova que não conseguimos extrair as coisas da natureza de uma forma totalmente limpa, então, teríamos que pensar numa forma de utilizar menos recursos”, complementou.
Na próxima quinta-feira, o tema do programa será “Movimentos Anticientíficos”, com o youtuber Normose e o professor Josei Fernandes (Unijuí). Escute pela Unijuí FM, na quinta-feira, dia 19, às 10h e nas plataformas de streaming da internet:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1IRioL1Czuj4EAaiagf2En
Deezer: https://www.deezer.com/br/show/516072
ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/rizoma/id1479888719?l=en
TuneIn: https://tunein.com/podcasts/Arts--Culture-Podcasts/Rizoma-p1250524/
Mais sobre os convidados que debateram Saúde do Planeta
Marco é professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP. Médico e Especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas; Mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde e PhD em Epidemiologia e Saúde Pública, pela Universidade de Londres. Presidente do CEPEDOC Cidades Saudáveis.
E a professora Francesca possui graduação em Ciências Biológicas (1983), mestrado em Zootecnia (1989) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). É professora do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí.
O Rizoma, programa temático, volta a trazer convidados para “descortinar o universo do cotidiano”, como diz o seu slogan, abordando assuntos pertinentes para a sociedade. Mas, muito além da simples volta aos debates, o programa está cheio de novidades. Preocupada em promover discussões sobre temas importantes da atualidade, a Unijuí se soma, por meio da Coordenadoria de Marketing, estabelecendo uma parceria para a produção da atração. No mesmo sentido, a partir de agora os convidados do programa também “saem” apenas da atuação em âmbito regional. Nomes que circulam no universo da internet, conhecidos e reconhecidos nas áreas em que atuam, se juntam aos convidados e professores da Unijuí. A proposta é deixar o Rizoma mais dinâmico com inserções de programetes, contando com a participação, por exemplo, do Projeto de Popularização da Ciência, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, além de novas vozes que se juntem aos apresentadores do programa.
A Unijuí está acompanhando com atenção as tramitações da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019, também chamada de PEC Paralela da Reforma da Previdência. Isto porque o texto que está no Senado, caso seja aprovado, pode por fim à imunidade da contribuição para a seguridade social das entidades filantrópicas sem fins lucrativos, categoria em que a Universidade está inserida como Instituição de Ensino Superior Comunitária sem fins lucrativos. Essa Imunidade Tributária está assentada no § 7º do Art. 195 da Constituição Federal
Segundo matéria publicada pelo jornal Zero Hora, que explica em detalhes a situação, “a PEC está em tramitação no Senado e prevê um período de transição de cinco anos para que as instituições de Educação Básica e Ensino Superior que se enquadram na definição de "entidades beneficentes de assistência social" passem a pagar a chamada cota patronal da Previdência Social. A contribuição para a Previdência Social é dividida em duas partes: uma é de responsabilidade do empregador (cota patronal), e a outra, do empregado”. Dessa forma, estimativas apontam que cerca de 100 mil estudantes perderiam bolsas de estudos no Rio Grande do Sul, geralmente contrapartida de instituições de ensino. Dessas, metade correspondem ao ensino superior.
Ainda de acordo com a reportagem, “entidades educacionais beneficentes são consideradas filantrópicas e deixam de repassar o valor da cota patronal, mas devem, em contrapartida, conceder bolsas de estudos. Ou seja, o aluno de uma família de baixa renda (com orçamento mensal de até 1,5 salário mínimo per capita) não paga a mensalidade em troca de a instituição que frequenta não pagar a cota patronal”.
Confira a matéria na íntegra aqui.
Na última terça-feira, a Unijuí esteve presente em agenda da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, junto ao Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung), em Brasília, com o senador Tasso Jereissati. A comitiva, que agregou diversas entidades e instituições, foi acompanhada pelo senador Jorginho Melo. No encontro foram discutidos os impactos do fim da garantia constitucional da Imunidade das entidades beneficentes, principalmente referente ao número de bolsa concedidas, que alcançam cerca de 750.000, conforme relatório do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - FONIF (http://fonif.org.br/), o que vai impedir que cerca de 15% por cento dos alunos do Ensino Superior deixem de ter acesso à educação.
Segundo pesquisa realizada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - FONIF (http://fonif.org.br/) “Na área da Educação, as instituições filantrópicas atendem cerca de 2,5 milhões de alunos – sendo 2,4% de todos os alunos do país matriculados na Educação Básica e 15,1% de todos os alunos do país matriculados na Educação Superior – que recebem uma educação de altíssima qualidade, cerca de 17% superior à média das demais escolas de Educação Básica e 7% superior à média das demais instituições de Educação Superior, sendo, em muitos casos, de forma gratuita através da oferta de cerca de 746.000 bolsas de estudo”. Esse estudo também aponta que "O somatório das contrapartidas tangível e intangível, representando o retorno quantitativo e qualitativo, financeiro e econômico, das instituições filantrópicas foi de mais de R$ 88 bilhões", ou seja, as instituições filantrópicas demonstram o alto retorno do investimento em cada uma de suas áreas de atuação, na Educação, Saúde e Assistência Social do Brasil.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019, que pretende por fim à imunidade das entidades filantrópicas sem fins lucrativos, acaba com o futuro de jovens estudantes carentes, pois as bolsas de estudos serão extintas, como consequência lógica da supressão dessa garantia constitucional.
Com o intuito de incentivar a solidariedade e realizar um trabalho de inclusão social, o ginásio AABB receberá, no fim de semana, a 4ª Copa Acadêmica de Futsal Feminino, que será realizada com o apoio da Unijuí, CMDL e COI. Estão confirmadas equipes de Ijuí, Cruz Alta, Três Passos, Boa Vista do Buricá, Santa Maria, Santa Rosa, Uruguaiana, Arroio do Tigre, Três de Maio, São Luiz Gonzaga e Santiago.
O evento acontece neste domingo, 15 de setembro, a partir da 8h. Na oportunidade, a competição realizará a coleta de doações de alimentos, agasalhos, brinquedos e calçados em prol do projeto social Muleke Modelo, beneficiando crianças e adolescentes de 8 a 15 anos.
O evento terá premiação em dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro lugar, além de medalhas e troféus para as equipes vencedoras e para a goleadora e melhor goleira de cada categoria. No feminino livre a premiação de primeiro lugar será de R$1.000,00, para o segundo lugar, R$500,00 e para o terceiro lugar, R$300,00. O valor de inscrição para essa categoria é de RS$250,00 por equipe. Já na categoria sub-18, a premiação será de R$300,00 para a equipe campeã e R$100,00 para a segunda colocada. E o valor da inscrição para essa categoria é de R$100,00 por equipe.
Segundo a idealizadora, Graciela Bidinha, o Projeto Social Muleke Modelo acontece todos os sábados, no turno da tarde, a partir das 13h30, no Ginásio do bairro Modelo, em Ijuí. Ela ressalta que a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. “O Projeto Social, sem fins lucrativos, é uma iniciativa que gera respeito e amor ao próximo, tendo em vista a solidariedade como exercício de cidadania”, observa.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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