Ijuí vai receber, a partir de segunda, dia 16, até a sexta-feira, dia 20, um projeto inédito para o Estado: o Workshop de Ideação e Intervenção Urbana Binacional (WIIU), que será realizado por professores e estudantes da Unijuí e da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina, vai movimentar a cidade nos próximos dias. Na noite de segunda-feira será realizada a abertura oficial do Workshop, na Estação da Cultura de Ijuí. Nos dias seguintes os estudantes dão continuidade ao trabalho de montagem das estruturas, culminando com a instalação, quando será realizado um ato de encerramento, na tarde do dia 20 de setembro, sexta-feira.
Fruto de uma parceria inédita para o Estado, reunindo a Unijuí, Universidade de Córdoba e Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, além da Ueti, representando o movimento étnico, os mobiliários urbanos que serão trabalhados pelos estudantes de ambas instituições serão instaladas em pontos da cidade, somando seis projetos no total, sendo eles: um no Parque de Exposições, um na Praça da República, três na Avenida Pinheiro Machado (canal) e um no Campus da Unijuí. Para a instalação das esculturas virão 10 professores e 50 alunos da Universidade de Córdoba que, em conjunto com os professores e estudantes dos cursos de Design, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, farão a produção e instalação na cidade. A expectativa é de que as estruturas permaneçam nesses locais, pelo menos até o fim da Expoijuí/Fenadi, para que os visitantes se sintam instigados a não apenas frequentar o Parque de Exposições, mas também conhecer a cidade.
O coordenador do evento pela Unijuí, professor Igor Soares, explicou, em entrevista para a rádio Unijuí FM, o objetivo do evento. “Costumo falar para os alunos que é um evento ímpar na vida de todos que participarem. Teremos muito para aprender, será uma troca de conhecimento muito importante”, salientou. Os estudantes da Unijuí também aguardam com ansiedade o início das atividades: “poder participar de um evento dessa escala será uma oportunidade única para nós, além da integração entre os cursos da nossa Universidade e com os alunos e professores de Córdoba, poderemos compartilhar conhecimento, ideias, experiências e isso só agregará mais para a nossa formação acadêmica”, projeta Willian Marques de Melo, estudante de Engenharia Civil.
Antes de virem para Ijuí, os estudantes de Córdoba analisaram os projetos que foram idealizados pelos estudantes da Unijuí. Segundo o professor Jonny Gallardo, um dos idealizadores da iniciativa, a ideia foi realizar ajustes técnicos e ergonômicos, além de cálculos de materiais e insumos necessários para as atividades. A expectativa é grande da Instituição argentina. “O Projeto tem como objetivo contribuir com a identidade regional, a cidade e sua tradição. Também é uma experiência pedagógica com uma pegada prática de alto impacto no território”, observa.






















É objetivo desta iniciativa pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades estão estudando o espaço urbano de Ijuí para projetar e posteriormente fabricar instalações em madeira. As peças estarão disponíveis para interação com a comunidade.
O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (Ueti) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias.
O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.




Na galeria de fotos, alguns registros das intervenções realizadas em 2018, em Córdoba.
As cortinas do cotidiano vão se abrir novamente para o debate nesta quinta-feira, 12 de setembro. O Rizoma, programa temático, volta a trazer convidados para “descortinar o universo do cotidiano”, como diz o seu slogan, abordando assuntos pertinentes para a sociedade. Mas, muito além da simples volta aos debates, o programa está cheio de novidades. Preocupada em promover discussões sobre temas importantes da atualidade, a Unijuí se soma, por meio da Coordenadoria de Marketing, estabelecendo uma parceria para a produção da atração.
Para a nova temporada o Rizoma ganha novo alcance, ocupando multiplataformas. O programa que vai ao ar nas quintas-feiras, das 10h às 11h, na Unijuí FM, aparecerá também em forma de podcast em plataformas de streaming da internet. A mudança, que não é a única, tem como objetivo dar uma abrangência maior, buscando a conexão com novos públicos. O tema de estreia será "Saúde do Planeta", com os convidados: professor Marco Akerman (USP) e professora Francesca Werner (Unijuí).
Ouça o primeiro episódio:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1IRioL1Czuj4EAaiagf2En
Deezer: https://www.deezer.com/br/show/516072
ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/rizoma/id1479888719?l=en
TuneIn: https://tunein.com/podcasts/Arts--Culture-Podcasts/Rizoma-p1250524/
No mesmo sentido, a partir de agora os convidados do programa também “saem” apenas da atuação em âmbito regional. Nomes que circulam no universo da internet, conhecidos e reconhecidos nas áreas em que atuam, se juntam aos convidados e professores da Unijuí. A proposta é deixar o Rizoma mais dinâmico com inserções de programetes, contando com a participação, por exemplo, do Projeto de Popularização da Ciência, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, além de novas vozes que se juntem aos apresentadores do programa.
Podcast é uma mídia de áudio por demanda. Ou seja, está disponível em plataformas de conteúdo por streaming na internet e o usuário tem a disponibilidade de consumir o conteúdo no momento que quiser e como achar melhor. Como está disponível para baixar, o ouvinte não precisa estar com o rádio ligado para ouvir, basta acessar um dos serviços disponíveis e ouvir. Muitos ouvintes fazem isso enquanto se exercitam, dirigem, usam serviços públicos de transporte ou limpam a casa, por exemplo.
No Brasil esta mídia vem ganhando espaço nos últimos anos, com diversos formatos e tipos de podcasts disponíveis, com temas variando entre: política, comportamento, cultura, tecnologia, negócios, meditação, entre outros. Segundo a revista Meio e Mensagem: “Considerado uma mídia de nicho, o podcast vem crescendo em atenção do público. O surgimento de novos agregadores, a comodidade do formato e a alta oferta de conteúdo de qualidade vêm fazendo com que cada vez mais pessoas sejam adeptas da podosfera”.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), divulgada em outubro de 2018, as principais características apontadas por ouvintes são:
Qualidade e diversidade do conteúdo
Liberdade para ouvir quando, como e onde quiser
Facilidade para acessar e baixar
Poder realizar outras atividades enquanto ouve
O mercado de trabalho tem se apresentado cada vez mais competitivo, exigindo profissionais qualificados, com aportes diferenciados e preparados para atender diferentes demandas. Neste contexto, a pesquisa científica se apresenta como um diferencial, rompendo as barreiras do tradicional e apresentando soluções inovadoras e criativas para os problemas apresentados por cada setor da sociedade. Com estas perspectivas, a Unijuí lançou, na tarde desta quarta-feira, 11, o projeto Ciência para Todos, no Centro de Eventos do Campus Ijuí.
O projeto é uma iniciativa da Fidene/Unijuí, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que visa a promoção de ações de divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação. A Mostra Científica Interativa, que acontece entre os dias 21 e 25 de outubro, no campus Ijuí, é uma ação aberta à toda comunidade e propõe a interação do público participante com a Universidade.
Para mostrar as atividades que serão desenvolvidas, a Unijuí convidou representantes de secretarias da educação de toda a região, além de professores que atuam em redes municipais e na rede estadual de ensino. O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, observou que é por meio da pesquisa que os estudantes fortalecem a capacidade de análise crítica, aliando a prática cotidiana aos conhecimentos adquiridos na formação, ampliando as habilidades e proporcionando um universo de oportunidades. “Foi com base nesse pensamento de busca incessante pela inovação, que nasceu o Projeto. Voltado para a popularização da ciência por meio dos diferentes projetos, a proposta se apresenta como uma ação aberta para toda a comunidade, proporcionando um espaço de interação para alunos do ensino básico, fundamental e médio com as diferentes áreas de conhecimento”, complementou.
Em sua fala no evento, a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, salientou que “certamente é a partir do desenvolvimento da tecnologia e inovação que os países desenvolvidos chegaram aonde estão. Desejo que tenhamos muitos frutos desta iniciativa”, salientou. Em seguida, o secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, abordou a parceria entre as instituições para a realização das atividades: “é muito importante que trabalhemos em conjunto para que eventos assim aconteçam”. O coordenador da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Cláudio de Cruz e Souza, também realizou pronunciamento. “Agradecemos a Unijuí, pois são muito os projetos que nós temos em parceria com a nossa Universidade, que acolhe os alunos da rede básica e diferentes redes. Sigamos em frente que o sucesso é garantido”, desejou.
O projeto também conta com o apoio do Demei, CNPq, Sociedade Brasileira de Computação e Sicredi, além de contar com a co-promoção da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação. O Projeto também recebeu recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Darcísio Perondi, totalizando R$ 500 mil.















Durante o evento, os coordenadores dos projetos envolvidos no Ciência para Todos realizaram uma apresentação das respectivas atividades. Confira a seguir mais detalhes:
Meninas Digitais: a computação está presente em praticamente todas as carreiras. Esta iniciativa da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e da Unijuí busca:
- Ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos;
- Divulgar os softwares desenvolvidos por estudantes na área da Computação;
- Despertar o interesse das estudantes para que conheçam melhor a área;
- Ensinar como as meninas podem ser futuras cientistas da Computação.
Feira de Matemática: é um processo educativo científico e cultural que alia vivências e experiências. Tem como princípios o caráter público não competitivo e um processo em rede e em movimento. Possibilita a promoção, o desenvolvimento, a socialização e o aperfeiçoamento de práticas educativas que favorecem a instituição de processos de aprendizagem em Matemática, contribuindo significativamente na formação e no desenvolvimento dos diferentes sujeitos envolvidos.
Física para Todos: na perspectiva de promover a difusão e a popularização da Ciência, em particular da Física, o projeto de extensão universitária “Física para Todos” desenvolve suas atividades em espaços formais e não formais de educação, através de um museu interativo itinerante de experimentos. Nessas exposições, o visitante é incentivado a interagir com os experimentos, sendo desafiado a explicitar suas próprias concepções sobre o fenômeno físico observado. Para esses eventos o projeto Física para Todos apresenta equipamentos/experimentos interativos envolvendo as áreas de Astronomia e Energias Renováveis.
MoEduCiTec: consiste num espaço interativo e formativo de estudantes e professores, pela socialização de aprendizagens produzidas em aulas, em todos os níveis, áreas de conhecimento e modalidades de práticas educativas. Objetiva fomentar a iniciação científica, pelo incentivo à divulgação de produções de estudantes e seus professores, com vista a promover criatividade, atitude investigativa e protagonismo estudantil, articulados ao desenvolvimento humano associado ao avanço do conhecimento.
Tech Day: destaca as ações de desenvolvimento tecnológico produzidas na Unijuí, apresentadas em uma Feira de Protótipos (destacando as cidades inteligentes e a internet das coisas), ações de eficiência energética, o Robô Day com a mostra de robótica, oficinas e, por fim, uma competição de sumô de robôs. Além disso, o evento vai contar com palestras e minicursos sobre os temas inovação, cultura digital, empreendedorismo e o Game Day que é basicamente uma feira de jogos eletrônicos e hardware, priorizando jogos e apps desenvolvidos no Brasil.
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Com o objetivo de reforçar este papel da Universidade, foi realizado, nesta terça feira, 10, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o lançamento da marca oficial das ações de Extensão da Instituição. Na oportunidade, os Rondonistas da Universidade também receberam certificado por participação nas operações Parnaíba e João de Barro, ocorridas respectivamente no meses de janeiro e julho deste ano.
Participaram do evento professores e estudantes envolvidos com a extensão na Universidade, além da Reitora, professora Cátia Nehring e do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González. A marca foi apresentada pelo gerente da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Giancarlo Dari Bottega. "A marca tem o objetivo de integrar todos os projetos de extensão, dos quatro Campi, pois é um dos pilares da Unijuí enquanto Universidade. É um compromisso com o desenvolvimento da sociedade", salientou Gian.
Para o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González: “quem tem a oportunidade de se envolver genuinamente em um projeto de extensão passa por uma transformação. Cada uma das experiências dentro da Universidade, na inovação, na pesquisa, na extensão e na cultura, fornece possibilidades de experiência que enriquecem o estudante. É um compromisso oportunizar essa formação e aprimoramento”, defendeu.
A professora Marcia Formentini, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), integrante do Comitê de Extensão e Cultura, observou a importância da relação comunitária. “Sempre foi muito gratificante trabalhar com a extensão e ter contato com o outro. Identifico uma demanda crescente na sociedade para o desenvolvimento de ações de extensão”, salientou.
Também convidada a falar, a estudante de Jornalismo e bolsista do projeto de extensão Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola e Projeto Rondon, Juliana Andretta, contou sobre a experiência vivida nas duas iniciativas. “Nas atividades aprendo a trabalhar em grupo, dar atenção às pessoas e proporcionar ajuda para quem vive numa realidade diferente, também aprendo a observar esses aspectos como cidadã”, salientou.
A Reitora da Unijuí, Cátia Maria Nehring, finalizou o evento observando: “durante o processo de se constituir um profissional, a extensão precisa fazer desse caráter, precisa entender realidades, identificar problemas, trazer o que a pesquisa faz em termos de inovação, em termos de produção de conhecimento, como uma relação de diálogo entre diferentes instituições” e acrescentou: “não é à toa que brigamos tanto por essas três palavras que são muito caras para nós: “Viver, Aprender e Transformar”. Isso tem tudo a ver com “ensino, pesquisa e extensão” que marca o “ser e fazer” na Unijuí”, frisou.


























Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí
A Unijuí tem como propósito a integração e o desenvolvimento regional pela educação. Desta forma, a Universidade aposta e incentiva diferentes ações educativas, como o projeto Conecta Educação, que, desde o seu surgimento, é apoiado pela Instituição. O Projeto disponibiliza estrutura de laboratórios e de salas de aula para a realização das atividades, assim professores de escolas municipais, estaduais e particulares recebem treinamentos com a Google Innovator, com Maidi Dalri, por meio de metodologias ativas, utilizando Google for Education.
Na manhã desta terça-feira, dia 10, no Hotel Imigrantes em Santa Rosa, ocorreu mais um importante passo do Programa Conecta Educação: a integração do Sebrae como parceiro nas atividades. O objetivo dessa parceria é promover a expansão do Programa, trabalhando competências tecnológicas em sala de aula, atribuições sociais e emocionais, além do empreendedorismo para toda a rede de ensino de Santa Rosa.
O Pró-Reitor do campus Santa Rosa, Marcos Paulo Scherer, em sua manifestação de abertura durante o evento, também como presidente da Agência de Desenvolvimento, realizou um agradecimento especial à Unijuí pela parceria desde o início do Conecta. “A Unijuí sempre apoiou o projeto, cedendo salas e laboratórios para as capacitações. Caso precisássemos locar esses espaços a um custo de mercado, não seria possível viabilizar Programa”, afirma.
O Conecta Educação já capacitou cerca de 300 professores e impactou mais de 3 mil alunos das escolas de Santa Rosa.
O Programa Conecta Educação tem como objetivo capacitar professores e gestores para tornarem-se replicadores do conhecimento em tecnologia colaborativa, por meio de ferramentas do Google, apontando caminhos para melhorar a educação utilizando a tecnologia. O programa é um movimento promovido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa.















A Pró-Reitoria da Unijuí recepcionou na tarde de segunda-feira, dia 09, a diretora do Senac Santa Rosa, Cristiane Perosa e a professora Betyna Faccin Preischardt no Campus Santa Rosa. O objetivo do encontro foi estreitar relações entre a Universidade e o Senac por meio de futuras ações integradas.
Durante a reunião foram discutidos possíveis projetos e um deles seria a possibilidade de oferta de cursos de língua inglesa para estudantes, técnicos e professores da Unijuí no Campus. Também na ocasião o Pró-Reitor realizou o convite para os estudantes dos cursos técnicos do Senac participarem do Profissional do Futuro da Unijuí que acontecerá no dia 08 de outubro no Campus Santa Rosa.
Para o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer o encontro foi extremamente positivo para contribuir com o fortalecimento do setor da educação bem como para estreitar laços e compartilhar projetos em prol do desenvolvimento e excelência acadêmica dos estudantes da Unijuí.
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. Uma série de matérias está destacando os projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. Confira os Projetos desenvolvidos pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE).
Texto: Natália Langer, bolsista de Popularização da Ciência da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
O Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da Unijuí, que abrange as áreas de Educação Física, História, Letras, Pedagogia e Psicologia, desenvolve diversos projetos de Extensão, entre eles, se destacam três: “Traços Digitais”, “Pibid” e “Residência Pedagógica”.
A professora coordenadora de Extensão no Departamento, Julieta Ida Dallepiane, em entrevista à Unijuí FM, explicou a realização dos projetos no DHE. Segundo a professora, o projeto de extensão ligado à ação comunitária atual é o “Traços Digitais”. Iniciado em 2019, ele disponibiliza áudio-livros gravados, “possibilitando trabalhar com todos os alunos dos anos iniciais e finais, incluindo os alunos que possuem deficiências visuais. Quem participa desses projetos são os alunos de duas escolas parceiras (Centro de Educação Básica Francisco de Assis e a Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha - Ciep Ijuí). O projeto visa ter uma visão tecnológica ligada à educação e à necessidade de atender a diversidade dos sujeitos, uma forma de inclusão social”, observa.
Também são desenvolvidas ações ligadas aos cursos de graduação, como o PIBID, que é o Programa Institucional de Iniciação à Docência, pertencente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que procura unir bolsistas dos cursos de licenciatura em fase inicial, até metade do curso, possibilitando encontros de estudo na Universidade, também oportunizando a atuação em escolas. “Observando, ajudando e acompanhando, dando um melhor preparo para o estágio final do curso. Neste programa, fazem parte duas escolas da rede estadual: Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz e a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, além de uma escola da rede municipal, a Escola Municipal Fundamental Estado do Amazonas”.
O Programa de Residência Pedagógica também pertencente à fundação CAPES e possibilita a atuação de estudantes na metade final de curso, contando com a participação de 72 alunos bolsistas. Tem como objetivo aperfeiçoar a formação destes estudantes dos cursos de licenciatura, fortalecendo o campo da prática e possibilitando o envolvimento com a comunidade, destacando a importância de mostrar o que a Universidade está fazendo nos seus cursos.
Ainda de acordo com a professora, “dentro das ações de extensão, é importante se evidenciar as ações comunitárias e prestações de serviço, que ocorrem quando somos procurados para a realização de formações e palestras em escolas e instituições educativas, por exemplo. Também são realizados cursos de curta duração, dependendo da necessidade, além disso, temos os laboratórios de ensino abertos à comunidade”, salienta.
A coordenadora Julieta Ida Dallepiane acrescenta: “O departamento está articulado para ser um espaço de qualificação, de acolhimento à comunidade, de referência e sempre articulando a pesquisa e a extensão, gestão na graduação e no pós-graduação”.









A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, participou, nesta quinta e sexta-feira, em Curitiba, do II Encontro Nacional de Dirigentes de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das IES Particulares, evento promovido pela Funadesp juntamente com a Rede Nacional de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares.
Com o tema “Oportunidades e Desafios para o Ensino Superior Brasileiro", o encontro teve o objetivo de analisar alternativas e estratégias para implantação, integração, consolidação e expansão da pesquisa, da pós-graduação e da extensão; estimular a importância da pós-graduação, pesquisa e extensão como fontes de inclusão das Instituições de Educação Superior (IES) particulares na sociedade e oferecer um ambiente propício para análises e debates de assuntos que mais interessam ao conjunto dos dirigentes de IES particulares. O encontro contou com a presença de dirigentes do Ministério da Educação e do Inep.
O evento também contou com a presença de dirigentes de Graduação e de Pós-Graduação de IES particulares de todo o Brasil. Além da Unijuí, o RS teve representantes da Univates e da Unilasalle. “Considero que este encontro atingiu plenamente seus objetivos, por se constituir em espaço de divulgação, diálogo e discussão de temáticas afeitas a realidade das IES não públicas, trazendo as perspectivas de futuro, sob o olhar de palestrantes que representam os órgãos e instituições governamentais com os quais nos relacionamos a partir do nosso fazer (ensino, pesquisa e extensão), dentre os quais estão MEC, Capes e Inep”, observa a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí.


O Curso de Direito da Unijuí Campus Santa Rosa esteve participando de dois importantes eventos com a apresentação de trabalhados científicos decorrentes de projetos desenvolvidos por professores, estudantes e egressos.
Dentre os trabalhos apresentados destacam-se os vinculados ao Projeto de Extensão “Conflitos sociais e direitos humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”, ao projeto de pesquisa “O Direito ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado no Contexto da Sociedade de Risco: em Busca da Justiça Ambiental e da Sustentabilidade”, e aos Grupos de Pesquisa “Biopolítica e Direitos Humanos” e "Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade”.
Trabalhos apresentados na UNAE
O V ENCUENTRO DE INVESTIGACIÓN DE CIENCIAS JURÍDICAS HUMANAS Y SOCIALES Cuestiones Sociales: causas y consecuencias desde el enfoque jurídico, social y educativo, da UNAE em Encarnación, no Paraguai, teve participação do curso nos dias 23 e 24 de setembro, apresentando os seguintes trabalhos:
Trabalhos apresentados na UFSM
No 5º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede, realizado nos dias 02 a 04 de setembro, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM (Mestrado em Direito), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet – CEPEDI/UFSM, pelo Núcleo de Direito Informacional – NUDI/UFSM e pelo Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria-RS, foram apresentados os seguintes trabalhos:




Na tarde da última quarta-feira, dia 4, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, recebeu visita de uma comitiva de representantes do município de Santo Augusto, no Campus Santa Rosa.
O objetivo da visita técnica foi conhecer o processo e o funcionamento da incubadora. A comitiva recebeu informações sobre os programas, ações, iniciativas e serviços oferecidos pela Criatec. Também conheceram as salas das empresas incubadas, a infraestrutura disponibilizada aos empreendedores, espaço coworking e o Fab Lab (Laboratório de Prototipagem e Testes).
Na mesma oportunidade puderam interagir com algumas das empresas incubadas e visualizar o impacto que a incubadora gera ao desenvolvimento da região, com empresas voltadas à inovação, tecnologia e criatividade, além da geração de empregos e recursos financeiros.
O Analista de Negócios da Criatec Santa Rosa, Lucas Escher recebeu a comitiva e destacou a importância da troca de ideias e experiências, destacando as possibilidades de uma incubadora de empresas e seus processos.
Na comitiva estavam presentes o Vice-Prefeito de Santo Augusto, Marcelo Both, a coordenadora da Indústria e Comércio do município, Camila Liberato Schossler, a presidente da Associação Comercial de Santo Augusto (Acisa), Lilian Fontoura Depiere, o Diretor da Acisa, Renato Marodin, o coordenador do NIT do IFFar – Campus Santo Augusto, Elisandro João de Vargas, e os assistentes em administração Osmar Bencke e Cristiano Rossoni.
Durante o encontro a comitiva apresentou a ideia de criação de uma incubadora no município de Santo Augusto, através de uma parceria entre a prefeitura municipal, da Acisa e do IFFar – Campus Santo Augusto. As iniciativas e a infraestrutura da incubadora Criatec foram muito elogiadas pelo grupo.




Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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