Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unijuí. Até o dia 07 de julho, os candidatos deverão se inscrever em www.unijui.edu.br/vestibularmedicina para concorrer às 20 vagas ofertadas para o segundo semestre de 2019.
Conforme o edital, publicado nesta segunda-feira, 03, para garantir uma das 20 vagas, os candidatos serão avaliados pela nota obtida na prova do Vestibular, aplicado pela Universidade, e pela nota global do Enem, do ano de 2016, 2017 ou 2018, ou seja, será realizada uma média dessas duas notas para determinar a classificação final. Além disso, candidatos que cursaram todo o ensino médio e o concluíram em escolas – públicas ou particulares – de cinco Coredes da região Noroeste (Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro e Alto Jacuí) terão cinco pontos somados à média final do processo seletivo.
De acordo com a professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, das 20 vagas ofertadas, sete (7) são vagas pelo Programa Universidade para Todos – Prouni. Dessas, seis (6) são 100% e uma (1) 50%. Para concorrer a uma dessas sete vagas, os candidatos devem inscrever-se no site do Prouni durante o período de inscrição.
Nesta edição, a prova do Vestibular será realizada no dia 14 de julho, à tarde, das 13h às 17h.
Os estudantes que participarem do processo seletivo para o EAD da Unijuí e realizarem sua matrícula, poderão escolher um entre três cursos de qualificação profissional de 40 horas. São eles: Gestão de Vendas, Marketing Estratégico e Pesquisa de Marketing. A oferta desses cursos é gratuita, 100% online e certifica os estudantes que concluírem e forem aprovados.
Para acessar essa vantagem, os interessados podem entrar em contato com o Polo da sua região e solicitar a melhor forma de ingresso para realizar sua matrícula no curso escolhido. O estudante terá 60 dias para concluí-lo, independente de ter iniciado ou não as aulas.
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador da oferta a distância na Universidade, essa é uma novidade do Vestibular EAD e possibilita que estudantes qualifiquem o seu currículo profissional. O professor conversou com a Rádio Unijuí FM sobre os três cursos ofertados. Confira como foi a conversa e quais as características de cada curso.
Quais as características do Curso de Pesquisa de Marketing?
Luciano: um dos cursos disponíveis é o curso de Pesquisa de Marketing. Com esse curso ele [o estudante] pode se capacitar para fazer pesquisa, que é uma área muito carente na região. Esse é um curso que prepara o profissional para realização de tipos de pesquisa. Ele pode identificar diferentes tipos, ou seja, identificação de problemas ou solução de problemas e aí poder decidir sobre o principal método de pesquisa. Ele vai aprender como se faz pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, como calcular o tamanho da amostra, como fazer pesquisa para observação, pesquisa experimental, como elaborar questionário, como aplicar, como tabular e como analisar os dados. É um curso completo que dá condições do indivíduo já produzir e desenvolver pesquisas por conta.
Quais as características do Curso de Marketing Estratégico?
Luciano: o curso de Marketing Estratégico vai habilitar o estudante a como planejar o marketing de uma empresa, que vai desde a análise de mercado, identificação de perfil de consumidor, de segmentos de mercado, de posicionamento estratégico, passando por um marketing mais tático com decisões de produto, marca, embalagem de produto, de serviço, passando por estratégias de precificação, de distribuição e de comunicação, propaganda, publicidade, marketing digital, enfim, e desembocando lá no plano de ação, no que ele vai fazer no dia a dia para poder implantar essas estratégias. É um curso que habilita o participante a levar isso de uma forma prática para as empresas a condução de um processo de planejamento estratégico de marketing.
Quais as características do curso de Gestão de Vendas?
Luciano: além de planejar estrategicamente o marketing, resultados vem com vendas. E esse curso de Gestão de Vendas dá chance ao estudante de poder identificar tudo o que é preciso para poder organizar uma equipe de vendas, para poder gerenciar estrategicamente a área e produzir resultados. Ele discute aspectos de gestão de relacionamento com o cliente e todo o processo de vendas, como prospectar clientes, como se faz uma pré-aproximação, como se aborda o cliente, como se apresenta um produto, como se contornam possíveis objeções, como se trabalha o fechamento de uma venda e como fazer o acompanhamento, ou seja, o pós-venda.
As inscrições para o Vestibular EAD da Unijuí poderão ser feitas pelo Portal da Unijuí, em www.unijui.edu.br/ead. Confira as possibilidades e inscreva-se.
O MBA em Gestão de Cooperativas da Unijuí iniciou as atividades da 10ª edição, no Campus Santa Rosa, na noite de hoje, 31. A abertura do encontro, possibilitou aos estudantes conhecerem as lideranças envolvidas na concretização da especialização.
A primeira aula do MBA teve a participação do professor Argemiro Luís Brum, que trabalhou a conjuntura econômica no âmbito nacional, local e os desafios que o cooperativismo vem enfrentando no mundo econômico.
Para o coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas, professor Pedro Luís Büttenbender, o curso oportuniza a formação e desenvolvimento de competências para a gestão de cooperativas, em seus diversos segmentos, orientadas pelos fundamentos e princípios do cooperativismo, dos métodos de gestão e governança cooperativa, controladoria e referências jurídico-legais e os aportes aos processos de desenvolvimento econômico, social e sustentável dos seus membros e da sociedade.
A especialização é uma oferta da Unidade de Educação Continuada da Unijuí, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e cooperativas locais. A parceria garante bolsa de 70% aos pós-graduandos matriculados.





















Município de Chiapetta-RS criou uma incubadora de empresas no município para proporcionar estrutura e abrigar empresas, oferecendo suporte para que elas se desenvolvam e vençam as dificuldades da fase inicial.
A Incubadora de Empresas de Tecnologia da Unijuí, a Criatec, participa de uma iniciativa inovadora do município de Chiapetta, próximo a Ijuí. O objetivo é prestar assessoria técnica e dar suporte gerencial para o planejamento da futura incubadora, que terá vaga para quatro novos empreendimentos do município.
Nesta terça-feira, 28/05, o Prefeito Eder Both e a equipe envolvida com a assessoria técnica estiveram reunidos na Criatec em Ijuí – RS para acertar os últimos detalhes do trabalho. Através de suporte gerencial, técnico e viabilidade para parcerias e transições comerciais, os empreendimentos incubados representarão a possibilidade de ampliar investimentos em diferentes áreas do município.
Este trabalho será executado por meio do envolvimento do público-alvo em atividades complexas que exigem tomada de decisão e avaliação de resultado, ou seja, atividades que os oportunizem demonstrar capacidade inovadora, correndo riscos e aprendendo pela descoberta.
A inauguração oficial da Incubadora de Chiapetta aconteceu nesta sexta-feira, dia 31/05. Na oportunidade foi lançado edital para seleção de quatro empreendimentos a serem incubados. A atividade contou com a participação do Vice-Reitor de Administração, Dieter Rugard Siedemberg.
O trabalho da Unijuí é ofertar todo o suporte para a estruturação desta incubadora por meio da elaboração de um plano de negócios. Para isso, será elencado, em um primeiro momento, quais os fatores críticos para o desenvolvimento de uma incubadora de empresas. Após a administração municipal selecionar quatro empreendimentos a serem incubados, serão realizadas as consultorias individuais nos quatro eixos temáticos: mercado, gestão e modelagem de negócios, tecnologia e capital. Estas consultorias possibilitarão a inserção dos empreendimentos no mercado/segmento escolhidos, e a criação de uma identidade visual. Estas consultorias serão executadas com a parceria do Sebrae.
Atualmente, a FIDENE/UNIJUÍ oferece um conjunto de serviços visando atender as mais diversas necessidades da comunidade. Municípios, empresas e entidades que tiverem interesse em contratar os serviços da Universidade podem entrar em contato através do telefone: (55) 3332 – 0368 ou pelo e-mail comunidade@unijui.edu.br .









O período de avaliação de disciplinas deste primeiro semestre de 2019 já está ocorrendo. Por meio do Portal do Aluno, os estudantes de Graduação podem avaliar e contribuir ativamente com os processos de melhoria da Instituição.
O formulário pode ser preenchido pela internet, ao se efetuar login no site da Universidade. O processo é rápido e sigiloso, ou seja, o estudante não é identificado, é considerada apenas a sua opinião. Este formulário está disponível sempre que o estudante concluir 70% da disciplina, encerrando ao chegar aos 90%. Assim, a avaliação ocorre de forma contínua.
Realizando a avaliação, o estudante contribui diretamente para a melhoria do curso em que está matriculado. O objetivo é avaliar a interação do estudante com a disciplina, o professor e aspectos gerais da instituição. Dessa forma é possível fazer um diagnóstico das disciplinas, por meio da visão do estudante e, com isso, aprimorar o projeto pedagógico dos cursos. Os resultados deste processo avaliativo contribuem para a definição de temas abordados no Programa de Formação Docente UNIJUÍ visando a atualização e constante qualificação do quadro de professores da instituição.
No último sábado,25/05, os professores de História e Sociologia da EFA, Gian Ruschel e Sandra Nunes Rosa, propuseram uma atividade diferenciada, visando a questão do consumismo e os problemas acarretados pelo mesmo fenômeno. Os alunos do Ensino Médio assistiriam ao documentário “Obsolescência Programada” e “O fazedor de montanhas. Já o Ensino Fundamental assistiu os documentários “História das coisas”, “História da água engarrafada” e “Ilha das Flores”. Ambos os ambientes tiveram um momento de reflexão prévia, para apresentar a ideia que seria trabalhada após os documentários.
No final dos documentários os professores retornaram as salas de aula com as turmas para dar continuidade ao trabalho. Dessa forma discutiram e sistematizaram as ideias trazidas pelos documentários, apresentando releituras artísticas, propostas de intervenção e projetos para dar continuidade à atividade. Esse segundo momento baseou-se no seguinte questionamento: O que posso fazer para colaborar com o meio ambiente e a vida à minha volta?
Segundo o Professor Gian, cabe retomar que o fenômeno do consumismo foi e é estudado por diversos estudiosos e a proposta do trabalho encontra-se em, a partir do embasamento teórico, pensar propostas e alternativas ao cenário atual no que se refere aos problemas do consumo desenfreado, sendo que esses podem ser evidenciados em vários âmbitos. Dessa forma, os alunos são instigados a se situar como sujeitos pensantes e protagonistas da história e da sociedade, capazes de pensar e mudar o mundo.
A professora Sandra conta que a partir da modernidade, com o desenvolvimento da técnica, tecnologia da informação e a globalização novos desafios têm sido apresentados às sociedades. A produção em massa, de quase tudo, tem favorecido e facilitado o consumo, principalmente naqueles países privilegiados economicamente. Essas mudanças de comportamento tem sido pauta de incansáveis estudos, tendo em vista que a produção de lixo e resíduos poluentes cresce de forma perturbadora causando um desequilíbrio na natureza, dificultando a vida e levando muitas espécies à extinção. Segundo ela a discussão e reflexão toma como base, principalmente, o autor contemporâneo Hans Jonas, o qual defende que as mudanças de atitude e comportamento com relação a proteção do meio ambiente passam, principalmente, pela consciência ética e pelo entendimento de que não é direito daquelas gerações que habitam o mundo condená-lo privando as futuras gerações de usufruírem do mesmo espaço. Sendo assim, ela entende que o consumo consciente passa pela responsabilidade Socioambiental. Por esse viés a reflexão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente é mais do que a conscientização ética do sujeito, torna-se um imperativo moral e jurídico para todos os povos que por um breve momento habitam o planeta terra, finaliza a professora.
Com o objetivo de debater o desenvolvimento regional, foi realizada, na tarde desta quinta-feira, dia 30, Assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Noroeste Colonial, no Centro de Eventos do Campus Ijuí. Na programação, os participantes ouviram uma palestra do professor Sérgio Allebrandt.
Allebrandt observa que o objetivo da fala foi mostrar aspectos importantes no processo de planejamento regional. “É necessário que se olhe para os indicadores, que dão uma ideia do que está acontecendo na região em termos de PIB e principalmente na questão sociais, que tentam mensurar questões vinculadas com a pobreza, IDH e Idese, por exemplo. Temos municípios com indicadores representando baixo desenvolvimento e outros com indicadores elevados, considerando alto desenvolvimento. Precisamos, dessa forma, olhar para o desenvolvimento da região como um todo”, observa.
Segundo o professor, atualmente é fundamental se olhar para as questões de urbanização. “Existe uma discussão no mundo sobre a necessidade de se estabelecer política públicas para resolver problemas decorrentes da urbanização, já que a maioria da população nos próximos anos estará vivendo em cidades”, complementa.
O encontro, que foi conduzido pelo presidente do Corede Noroeste Colonial, professor Nelson Thesing, que também atua como Pró-Reitor da Unijuí no Campus Panambi, contou com a participação de membros dos conselhos municipais de desenvolvimento, administrações municipais e entidades da região.
O Corede Noroeste Colonial promove espaços de deliberação entre organizações e sociedade civil para o enfrentamento das desigualdades regionais. Abrange os municípios de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Coronel Barros, Condor, Catuípe, Jóia, Panambi, Pejuçara e Nova Ramada.







O tradicional festival de danças e expressões da EFA já tem temática definida para a edição 2019. No mês de agosto o Festidance abordará a cultura Espanhola, em espetáculo intitulado “La Cultura Española: El Cuerpo En Movimiento". Segundo as organizadoras do evento, professoras Eliana Biolchi, Eduarda Burckardt e Silvana Marchioro, o objetivo é resgatar a cultura de diferentes países e seus pontos turísticos, enfatizando a linguagem da dança e da expressão corporal.
O lançamento foi realizado na manhã de terça feira, 28. Para apresentar às turmas a temática, a professora de Espanhol Eliana entrou nas salas de aula interpretando o poema La reina, de Pablo Neruda, acompanhada pelo professor de música Oseias Machado, que tocou alguns trechos de músicas espanholas. Também acompanhou o lançamento a professora Eduarda, que explicou como se dará esta edição do Festidance, assim como a Coordenadora Vivian Lunardi.
Além disso, foi enfatizado para as turmas que, no ano em que a Jornada de Pesquisa na EFA é pautada pelo debate da cultura e do lazer, com o tema EFA PELA CULTURA- REVITALIZAR E CONSTRUIR, a proposta é pensar espaços de cultura como formação dos povos junto ao turismo, a fim de estimular, além da expressão corporal, uma pesquisa mais consistente de cada lugar/país.
Segundo a professora Eliana, no Espanhol, o propósito é resgatar a cultura hispano-americana, destacando pontos turísticos e sendo representada através da música e da dança; promovendo a pesquisa e incentivando o estudo da língua estrangeira. Já na Educação Física, as professoras Silvana e Eduarda contam que a intenção é a criação de uma dança, perpassando pelos conhecimentos coreologicos que estruturam uma coreografia por meio de um tema, que gera o debate, constrói sentidos e significados no grupo que são representados por meio do movimento corporal.
A preparação das turmas já iniciou e culminará nas apresentações, no dia 28 de agosto, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí, em evento aberto para toda a comunidade Escolar.
A Unijuí Campus Santa Rosa sediou na noite de quarta-feira (29), um importante debate sobre as Políticas Públicas Educacionais. A atividade envolveu professores e estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física e também foram convidados a participarem do encontro professores e alunos do Curso Normal Aproveitamento de Estudos do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu.
Na oportunidade participaram do debate o secretário de Educação do município de Tuparendi, Arno Roque Reginatto, representando a Secretaria de Educação de Santa Rosa, Themis Helena Patias, secretária de Educação do município de Boa Vista do Buricá, Márcia Inês Scheidt Eckert, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Cândido Godói, Beatriz Inês Habitzreuter Hermann e como mediadora dos trabalhos a acadêmica do Curso de Pedagogia Kelly Borges de Oliveira
De acordo com a professora de Pedagogia Claudia Seger, “as políticas públicas de educação são programas ou ações que são criadas pelos governos para colocar em prática medidas que garantam o acesso à educação para todos os cidadãos. Sabemos que essas ações são imprescindíveis para a qualidade do ensino, buscando sempre o melhor para todos”, destaca.











Os estudantes do curso de Educação Física da Unijuí Santa Rosa, Alexsander Patrick de Oliveira Dumke e Alisson Mateus Fabricio, que atuam como estagiários e residentes do Programa da Residência Pedagógica no Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, organizaram uma palestra na manhã de quarta-feira, 29, para 220 alunos da escola.
Na oportunidade, o egresso da licenciatura e bacharelado em Educação Física da Unijuí Marcelo Baron Polanczyk, realizou uma palestra para os alunos do Ensino Médio da Escola Cairu. O profissional, que é renomado no Brasil e exterior, destacou, a partir de sua trajetória de vida esportiva, as atividades desempenhadas como atleta profissional no Japão por 10 anos como treinador de futebol de campo e interprete da equipe feminina de basquetebol do Japão nas Olimpíadas do Rio em 2016.
A atividade, que faz parte das unidades didáticas, teve o modelo Sport Education com ênfase no ensino do Futsal e Práticas Corporais e Sociedade, aplicado nas práticas de Educação Física para os alunos do Ensino Médio.
De acordo com a professora de Educação Física, Cléia Rigon Dorneles, a temática das unidades didáticas tem como objetivo proporcionar uma visão mais abrangente sobre as práticas corporais sistematizadas e as suas representações, possibilitando, assim, aprendizagem e significados destes temas na vida de adolescentes para além da prática.
Para os estudantes envolvidos na organização foi uma atividade muito gratificante que contou com a participação efetiva dos alunos da escola, através de questionamentos, registros fotográficos e conversas individuais após a palestra.
“A Unijuí e a escola Cairú agradecem a disponibilidade e competência do professor e bacharel Marcelo Baron Polanczyk”, ressaltam Alexsander e Alisson.










Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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