Atividades acontecem online e se estendem até sexta-feira, dia 19

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí é um dos organizadores do “I Seminário Internacional sobre Zygmunt Bauman e as humanidades: solidariedade e cultura do diálogo em questão”, juntamente com outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. O evento iniciou na terça-feira, dia 16, e se estende até sexta-feira, dia 19, totalmente online e com transmissão pelo YouTube.
O objetivo do evento é estudar o pensamento de Bauman a partir de diferentes interpretações, desde a filosofia social e a sociologia hermenêutica pluralizadora. Também promove o lançamento do Dicionário Crítico Hermenêutico de Zygmunt Bauman, uma obra construída com diferentes reflexões, de diversas regiões do mundo.
Na primeira noite de evento, a primeira temática abordada foi “Pluralidade e contingência no pensamento de Zygmunt Bauman: possibilidades de inauguração do diálogo”, com o professor doutor Claudionei Vicente Cassol, da URI campus Frederico Westphalen. Já no segundo momento da noite, o professor doutor Altair Fávero, da UPF de Passo Fundo, falou sobre Bauman e a Dialética da Modernidade: perspectivas educacionais. A mediação dos dois momentos foi realizada pelo professor doutor Fábio Roberto Pillatt. A transmissão pode ser acessada clicando neste link.
Nesta quarta-feira, dia 17, o professor doutor Paulo Evaldo Fensterseifer mediou duas palestras: “La esperanza en un mundo que sobrevivió la muerte de su humanidade”, com a professora doutora Maya Aguiluz Ibargüen, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e “Vida e a obra de Zygmunt Bauman: como se construiu a Sociologia Hermenêutica”, conduzida pelo professor doutor João Nicodemos Martins Manfio, da UNISOCIESC, de Joinville, Santa Catarina.
Confira também a programação para os dois últimos dias de evento, que podem ser acompanhadas neste link:
- 18 de novembro, quinta-feira, com mediação do professor doutor Arnaldo Nogaro:
19h: Bauman, Teoria Crítica e Educação, com o professor doutor Felipe Almeida, da UFES, de Vitória - ES;
19h40: Zygmunt Bauman: epistemologia (crítica da modernidade) e ética da responsabilidade, com o professor doutor Lívio Osvaldo Arenhart, da UFFS, de Chapecó - SC.
- 19 de novembro, sexta-feira, com mediação do professor doutor Claudir Miguel Zuchi e da professora doutora Cláudia Ilgenfritz:
19h: Incertidumbre neoliberal e incerteza democrática, em busca de uma política alternativa, com o professor doutor Emiliano Gambarotta, da Universidad Nacional de La Plata e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET);
19h40: Sociedade em mudanças: reflexões sobre nosso tempo, com o mestre Riccardo Mazzeo, editor e tradutor de obras de filosofía para a Erickson, da Itália;
20h20: Cultura e democracia na modernidade líquida: Zygmunt Bauman e a Teoria Crítica, com o professor doutor Sidinei Pithan da Silva, da Unijuí.

A proximidade com a comunidade e atividades que buscam o desenvolvimento local e regional sempre estão em pauta na Unijuí. O Laboratório de Gestão e Negócios, do campus Santa Rosa, disponibilizou serviços de assistência contábil gratuita a duas entidades sem fins lucrativos. Para conhecer um pouco mais sobre a proposta, a contadora responsável pelo Laboratório, Thaís Teixeira Pinto, e o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, receberam alguns representantes de associações: Mauro Carvalho e Jonas da Cruz, vice-presidente e tesoureiro da Associação Vila Agrícola; José Luiz Ferreira Lopes e Enio Ditz, presidente e tesoureiro da Associação do Bairro Timbaúva.
As duas Associações ainda devem confirmar a parceria com a Unijuí. Serão oferecidos serviços desde a escrituração de atos e fatos até a elaboração das demonstrações contábeis, emissão de certidões negativas junto às Fazendas Estaduais, Municipais e da União, obrigações acessórias (como sped ECF, ECD, DCTF, Rais, Dirf, E-social e DEISS). Todos os serviços serão prestados por estudantes voluntários e bolsistas, monitorados pela contadora responsável pelo Laboratório.
José Luiz Ferreira Lopes relata que essa já era uma solicitação de serviço que vinha sendo cobrada do poder público e a iniciativa da Unijuí certamente poderá beneficiar as Associações. "Parabenizo a Unijuí por esta ação, pelo trabalho gratuito colocado à disposição das Associações. Isso é uma questão que vínhamos debatendo há muito tempo, porque muitas das Associações não têm condições de pagar um contador para fazer a contabilidade", afirma o presidente da Associação do Bairro Timbaúva.
Benefício à população e aprendizado prático e teórico aos estudantes, que terão a oportunidade de participar desta ação. Thaís explica que os acadêmicos, além de todo aprendizado do curso, também são capacitados por meio de cursos disponibilizados na plataforma do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que são elaborados pela Receita Federal e Sebrae. “Com esses cursos de capacitação e as atividades que serão realizadas no Laboratório, os estudantes conseguem adquirir experiência, o que os diferencia no mercado de trabalho, já que se inserem com mais conhecimentos e vivências práticas”, destaca a contadora responsável pelo Laboratório.
Devido à capacidade do Laboratório, no momento estão sendo selecionadas apenas duas entidades do município de Santa Rosa, mas o objetivo é ampliar os atendimentos.

Na noite desta terça-feira, 16 de novembro, teve início a segunda edição da AUD Week - Semana de Arquitetura, Urbanismo e Design da Unijuí, que terá sequência até a sexta-feira, dia 19. O evento é online e acontece em paralelo ao II Painel de Pesquisas em Design (Pades) e IV Painel de Pesquisas em Arquitetura e Urbanismo (Parq).
“Esse evento foi pensado com muito carinho a todos os estudantes. Agradecemos aos palestrantes, que vão compartilhar suas experiências ao longo da semana, e também aos professores que nos ajudaram na organização”, destacou a coordenadora de ambos os cursos, professora Diane Johann, lembrando que, desde que os cursos “uniram esforços” para a realização de uma única semana acadêmica, foi possível trabalhar em uma programação ainda mais interessante.
“Temos interesses que podem complementar o conhecimento de ambas as graduações. Para além disso, temos um espaço importante de socialização dos trabalhos, o Painel, que já existia no curso de Arquitetura e Urbanismo e que foi também para o Design”, explicou.
A programação do evento inclui palestras com professores e profissionais da Argentina, México, Paraná e Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, ocorreram os painéis sobre “Arquitetura e Design, futuras fronteiras disciplinares”, com o arquiteto argentino Jonny Gallardo; e “Desenho Paramétrico”, a cargo do arquiteto de Santa Maria, Cristian Fagundes.
Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o professor Fernando Jaime González falou sobre a satisfação de ver a interação entre os cursos, lembrando que essa integração tem tudo a ver com a proposta trabalhada pela Universidade. A presença de convidados de fora do País também reforça o movimento que acontece na Instituição, de olhar para dentro, para os problemas locais, e contribuir com soluções; mas sem se descuidar com o que acontece “lá fora”. Essa troca de experiências, propiciada pela internacionalização, colabora para a construção da Universidade e para qualificação dos cursos.
Para conferir a programação completa, que acontece com transmissão pelo Google Meet e pelo canal da Unijuí no Youtube, acesse unijui.edu.br/eventos.

A pandemia de covid-19 tornou ainda mais urgente a discussão sobre o papel da tecnologia na educação. Forçados a permanecer em casa, estudantes e professores tiveram que se reinventar, por trás das telas, e encontrar formas de manter as aulas interativas e dinâmicas, desde a Educação Básica até a Pós-Graduação. O cenário mostrou que a transformação digital deve acompanhar de perto a área de ensino e estar atrelada à formação dos profissionais.
“Creio que, no futuro, a nossa educação será extremamente espontânea, ágil e com quase 100% de auxílio da tecnologia. Com isso, pretendo ser um professor bem aberto ao novo, sem oferecer resistência às mudanças, seguindo a lei da adaptação. O que não significa que a figura do professor estará ultrapassada. Teremos que sempre ter uma pessoa para ensinar”, opinou o estudante do curso de História da Unijuí, na modalidade Ensino a Distância, Stéfano da Silva Diehl, que já sonha em atuar como professor. “A graduação na Unijuí é de muita qualidade e com certeza estarei pronto para atuar. E me aguardem para o mestrado, porque um professor nunca pode parar”, adianta.
Embora tenha aulas a distância, Stéfano consegue colocar em prática o que aprende por meio da participação em dois projetos: como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Projeto de Extensão Traças Digitais, que acompanha de perto o avanço da tecnologia.
Originário da necessidade de construir práticas inovadoras para o desenvolvimento da leitura, o Projeto de Extensão consiste na produção de audiolivros e envolve a participação de acadêmicos da Universidade, professores e alunos da Educação Básica, além de membros da comunidade. “Hoje, nosso carro-chefe é a produção de áudios para divulgação no canal do Youtube. Temos podcast, audiolivros e dicionários de conceitos, por exemplo”, explicou o coordenador do projeto de extensão, professor Anderson Amaral de Oliveira, que conta com a ajuda de voluntários e bolsistas para condução de atividades, que já se ampliaram. Recentemente, o grupo esteve compartilhando um pouco do conhecimento na produção de podcasts com os professores da EFA, no Espaço Mais Inovação da Unijuí. A ideia é que os educadores utilizem essa ferramenta como uma aliada na educação.
“Para os acadêmicos, é muito importante poder fazer a relação entre as teorias e os conhecimentos acadêmicos, colocando-os em prática. O Traças Digitais estimula que os estudantes desenvolvam conhecimentos e reflitam sobre as práticas de seus cursos”, reforçou o professor.
Carreira na licenciatura: conheça os cursos na Unijuí
De forma presencial, a Unijuí oferta os cursos de licenciatura em Educação Física, Letras: Português e Inglês, Matemática e Pedagogia. Todos estes contam com vagas no Vestibular de Verão, cujas inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de novembro, pelo endereço unijui.edu.br/vestibular. Na modalidade Ensino a Distância (EaD), há os cursos de Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia. Para este processo seletivo, as inscrições são contínuas e podem ser realizadas em unijui.edu.br/ead.
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Estudantes dos cursos de Pedagogia, Matemática e Letras da Unijuí, cursando a disciplina de Projeto Integrador Educação, Diversidade e Movimento, realizaram uma visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Girassol, em Catuípe, para complementar as atividades e a solução do desafio proposto em sala de aula. Os Projetos Integradores ou PIs, como são conhecidos, são componentes curriculares onde os estudantes recebem desafios reais, encaminhados pela comunidade, e trabalham em soluções ao longo do semestre.
Por meio deste projeto, as acadêmicas, juntamente com mentores e professores, estão trabalhando em torno do desafio que envolve dificuldades de aprendizagem, com foco nas disciplinas de Português e Matemática para alunos do Ensino Fundamental I.
Com o retorno às aulas presenciais, depois do período de isolamento em decorrência da pandemia de covid-19, as crianças têm demonstrado muitas dificuldades e também certa desmotivação para aprender. Diante desse desafio complexo, as acadêmicas têm pensado soluções para o problema, buscando alternativas metodológicas para auxiliar no estímulo e novas dinâmicas de ensino e aprendizagem.


Até esta quarta-feira, 17 de novembro, estão abertas as inscrições para o MetalOn, o desafio que visa buscar soluções inovadoras para o setor eletrometalmecânico nas regiões Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e será realizado de forma híbrida, entre os dias 19 e 27 de novembro. Interessados podem acessar o formulário para se inscrever.
Contando com oficinas, mentorias e apresentação de Pitch, além de outras atrações, o MetalOn conta com a participação da Unijuí na organização e de outras outras Instituições de Ensino Superior (IES), Fahor e URI, Sebrae, Fapergs e Inova RS. Também participam entidades ligadas à inovação e ao empreendedorismo, como a Criatec.
O desafio é voltado aos estudantes do Ensino Superior, com 18 anos ou mais, startups, especialistas e demais interessados na temática. Tem como objetivo estimular soluções inovadoras para o setor eletrometalmecânico, desenvolver negócios e ideias promissoras.
Como premiação, os quatro melhores projetos receberão uma gratificação para ser usada exclusivamente no desenvolvimento do negócio proposto: o 1º colocado receberá R$ 10 mil; o 2º, R$ 6 mil; o 3º colocado, R$ 4 mil; e o 4º colocado, R$ 2 mil. As equipes vencedoras também terão uma vaga de pré-incubação em uma das incubadoras das entidades organizadoras.
Mais informações em https://linktr.ee/MetalOn.
Na primeira edição do programa foram 16 estudantes selecionados, destes, quatro já foram contratados e mais sete devem ser efetivados ainda no mês de novembro
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Parceria renovada entre os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí e a Compasso UOL, uma das maiores empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) da América Latina. O programa de bolsas tem duração de três meses e os estudantes recebem uma bolsa no valor de R$500. Nesta edição são oferecidas 50 vagas, também disputadas com estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, divididas nas áreas de: chatbot take, java e spring boot, java e oracle atg, react e oracle commerce cloud e java e springboot.
As inscrições iniciam nesta sexta-feira, dia 12, já o início da seleção será no dia 19 de novembro e as aulas no dia 20 de dezembro. Na primeira edição do programa, realizada entre os meses de julho e outubro, foram selecionados 16 acadêmicos, destes, quatro já foram contratados pela Compasso UOL e mais sete devem ser contratados ainda no mês de novembro.
Entre os objetivos do convênio, reforçar e ampliar a proximidade com o meio acadêmico, além de buscar novos talentos para ampliar e qualificar ainda mais o quadro de colaboradores da empresa estão entre os focos. Natália Krein está no 2º semestre do curso de Engenharia de Software e foi uma das selecionadas na 1ª edição do programa de bolsas. Ela é uma das contratadas pela empresa e iniciou no dia 8 de novembro como trainee em desenvolvimento front-end, em atividades home office.
Nos três meses de bolsa, a acadêmica estudou e colocou em prática os conhecimentos adquiridos. Natália afirma que hoje domina ferramentas que estão em alta na área da tecnologia. “Muito do que eu vi nesse programa de bolsa, consegui relacionar com disciplinas do curso de Engenharia de Software, principalmente com relação a modelagem e estruturação de um software, além de utilizar os conceitos de algoritmos já vistos durante o curso”, acrescenta a estudante.
O professor doutor Edson Luiz Padoin, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí e responsável pelo convênio, lembra de informações importantes. “A área de Tecnologia da Informação está muito aquecida e já se fala em apagão de profissionais. A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) destaca que teremos uma falta de 260 mil profissionais em 2024 o que, com certeza mudará o mercado nesta área. É muito bom para os nossos cursos ter o reconhecimento por uma grande empresa, que está confiando no potencial dos nossos estudantes”, finaliza o docente.

Na manhã desta sexta-feira, dia 12 de novembro, a Unijuí realizou a entrega de livros e jogos infantojuvenis à biblioteca da Estação Cidadania, Cultura e Esporte do Parque da Pedreira. A campanha foi proposta pelos Projetos de Extensão da Unijuí e organizada internamente por meio do Programa Sinergia.
A coordenadora da Estação Cidadania, como é popularmente chamada, Simone Batezini Friederichs, aproveitou a oportunidade para agradecer à Unijuí pela contribuição desde a abertura do espaço. “Somos muito gratos à Unijuí, pois houve momentos que as nossas ações só foram possíveis porque a Universidade estava conosco”, salientou.
Durante a entrega, a professora Marcia Formentini, integrante do Projeto de Extensão Gestão Social e Cidadania, frisou que os livros foram doados com muito carinho pela comunidade acadêmica. “É lendo e brincando que vocês vão conseguir alimentar a imaginação e, dessa forma, possibilitar outras crianças a brincar como vocês”, comentou.
Simone acrescentou ainda que a Estação está sempre de braços abertos para colaborar com a Universidade e seus projetos. “É com muito carinho que a gente recebe os Projetos de Extensão da Unijuí, então vamos estar à disposição sempre que for necessário, inclusive colocando a estrutura do complexo à disposição”, finaliza.
Atualmente, a Estação Cidadania, Cultura e Esporte do Parque da Pedreira recebe crianças no turno inverso às atividades escolares, sendo, por turno, aproximadamente 60 meninos e meninas dos bairros próximos. Na Estação, as crianças têm a oportunidade de participar de atividades recreativas como teatro, leitura e a prática de esportes.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Em vídeo, lideranças das Universitárias Comunitárias Gaúchas unem forças em nome da ampliação e da qualificação do Ensino Superior gaúcho

#meioporcentojá é o que pedem os reitores de 14 Universidades Comunitárias Gaúchas em vídeo lançado no Canal do Youtube do Comung, na manhã desta sexta-feira, dia 12 de novembro, às 10h. As lideranças do Ensino Superior do Rio Grande do Sul buscam alertar o governo estadual para a necessidade da aplicação de recursos definidos em lei (especificamente no art. 201, parágrafo 3º da Constituição Estadual do RS) de destinar 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a Educação Superior (pública e comunitária).
Nos últimos anos, de acordo com o balanço financeiro publicado pelo Estado, o percentual não está sendo totalmente destinado, impossibilitando o acesso de milhares de estudantes ao Ensino Superior. O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente 7 mil estudantes em Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES).
A proposta se baseia em um modelo adotado no estado de Santa Catarina, que agrega diferentes tipos de bolsas de estudo, pesquisa e extensão. Somados ao exemplo, dados indicam que 15% dos estudantes do Ensino Superior precisaram trancar ou cancelar matrículas durante a pandemia. No mesmo período, 57,9% dos domicílios com estudantes no Ensino Superior tiveram a renda diminuída pela metade ou, menos da metade.
Os reitores destacam que o Comung conta com universidades em todas as regiões do Estado e representa uma rede de educação, ciência e tecnologia de contribuição fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Docentes dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Unijuí falaram sobre alimentos da agricultura familiar e a saudabilidade

Na manhã de quarta-feira, dia 10, as professoras Tiana Krombauer Hintz e Eilamaria Libardoni Vieira, dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Unijuí, participaram da programação alusiva ao lançamento da 4ª edição do Festival de Pratos Derivados de Soja, da Fenasoja 2022. O evento foi realizado no Centro Cívico Cultural de Santa Rosa e reuniu centenas de lideranças, extensionistas rurais e agricultores, das regiões Fronteira Noroeste e Missões.
As docentes palestraram ao público presente e incentivaram a reflexão sobre diversas questões relacionadas ao uso da soja na alimentação humana, entre elas: a importância dos alimentos da agricultura familiar e sua saudabilidade; a valorização da cultura alimentar das famílias e comunidades; os saberes e sabores da comida e as lembranças; qual lembrança relacionada à comida será deixada aos familiares e enfatizaram que comida feita à mão tem sabor e amor.
A chef de cozinha Tiana destaca um detalhe importante: o fato de não utilizar a soja no dia a dia. “Nossa alimentação passa de geração para geração e estamos perdendo muito da nossa cultura com produtos industrializados e ultraprocessados, então, reforçamos a importância do nosso papel de produtores e cozinheiros na cultura local. Para introduzirmos ela na nossa alimentação e na alimentação das próximas gerações, precisamos começar a consumir mais e colocar em prática os conhecimentos que adquirimos”, reforça.
A proposta do Festival, segundo a organização do evento, é valorizar a soja produzida pela agricultura familiar, que faz parte da cultura regional; incentivar e divulgar o consumo do grão na alimentação humana e realizar um trabalho educativo para a produção de soja orgânica.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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