
Visando a preparação dos docentes que atuarão na Graduação Mais no primeiro semestre de 2022, acontecerá no dia 1º de dezembro, às 13h45, o lançamento da formação para professores dos Módulos 1 e 3. O evento acontecerá de forma presencial, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, e é organizado pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) e Vice-Reitoria de Graduação. Para o evento são esperadas mais de 150 pessoas, entre professores, técnicos-administrativos, tutores e técnicos do NIP.
Durante a tarde serão lançadas duas formações que pertencem à implementação da nova Graduação: “As transformações no contexto da formação superior e o currículo por competência” e “Planejamento Reverso”. As capacitações acontecerão a distância, a cargo dos professores do NIP, Ester Eliana Hauser, Isabel Koltermann Battisti e Luciano Zamberlan, e da coordenadora Mariane Denise Martins.
Conforme explica a coordenadora do NIP, Mariane Martins, estas formações são imprescindíveis para atuação dos professores na Graduação Mais. “Hoje, o grande desafio é implementar este currículo. É necessário que o professor mude sua prática, sendo coerente com o novo projeto de curso. Para isso ele precisa compreender qual é a concepção de competência que a Unijuí adotou para, então, construir um planejamento. Assim o Planejamento Reverso é apresentado como um referencial conceitual que ajuda o professor a pensar o seu planejamento em sala de aula, visando o desenvolvimento de competências dos estudantes”, explica.
Para realizar estas formações, o Núcleo trabalhou intensamente, estudando e visitando universidades comunitárias, buscando construir um planejamento baseado nos desafios institucionais, como a implementação da Graduação Mais. Neste planejamento, a formação foi dividida em dois grandes Grupos: Formação Geral e Formação Específica, que se subdividem em Formação para Iniciantes; Formação para disciplinas EaD e Ferramentas para a educação; Implementação da nova graduação; Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa; e Grupo de estudos dos coordenadores.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, de forma híbrida

Presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, durante a abertura. Fotos: Claudia Velho
Teve início nesta quinta-feira, 25 de novembro, o 9º Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O evento, que segue até esta sexta-feira, 26, acontece de forma híbrida, com atividades online e também na sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pela Unijuí, participam de forma presencial a reitora, professora Cátia Maria Nehring; a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González; e o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg.
Com o tema “A universidade comunitária inovadora: fortalecendo o DNA do Ensino Superior”, o Fórum busca socializar experiências nacionais e internacionais que envolvam as novas tecnologias educacionais, a formação empreendedora, as adaptações no período de pandemia e a relação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ICES) com a sociedade e a inovação. O evento também procura disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo com base em alianças estratégicas.
Nesta quinta-feira, o Fórum contou com uma reunião entre reitores e com o lançamento do Startup Plus University, antecedendo a abertura oficial do evento. Em sua fala, o presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, destacou que o Comung está celebrando 25 anos de trajetória, marcada pela construção de uma cultura de inovação e de desenvolvimento nas comunidades. “Diante da comoditização do Ensino Superior, mantemos nosso compromisso com a qualidade e com a excelência, através da produção do conhecimento que colocamos à disposição da sociedade”, completou, lembrando que o Comung quer, cada vez mais, conectar todos os atores - setor produtivo, empresas, governos e sociedade civil ao conhecimento que é produzido nas universidades.
A palestra da noite ficou a cargo o sociólogo e doutor em Economia, professor Luiz Roberto Liza Curi, que falou sobre os “Desafios e oportunidades da Educação Superior no Brasil”. “Mais do que falar sobre as oportunidades, meu objetivo é falar sobre as relevâncias e irrelevâncias que marcaram a trajetória da Educação Superior no Brasil. Sendo que muitas destas relevâncias foram construídas a partir de um procedimento, de um estímulo feito pela universidade à sociedade, para que ela enfrentasse os problemas conjunturais e participasse do processo de resolução." Ele completa que a universidade é uma entidade mobilizadora da sociedade, e não apenas "ofertadora" de cursos. "São fortalezas da sociedade brasileira", disse.

.jpeg)
Neste ano, a campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata, completa 10 anos. A iniciativa tornou-se uma importante ferramenta em busca da sensibilização dos homens para uma doença que teve uma estimativa de novos casos acima de 65 mil em 2020, e que matou 16 mil em 2019, apenas no Brasil.
Para debater o tema “Novembro Azul: desmistificando preconceitos sobre a saúde do homem”, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 25 de novembro, teve como convidados o médico urologista do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) de Ijuí, Leonardo Bandeira; a médica oncologista do Hospital Unimed Noroeste/RS, Letícia Castro; e a neuropsicóloga do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual, CER III - Unir da Unijuí, Tainara Mello.
Conforme explicou a médica Letícia Castro, os homens morrem mais cedo e morrem mais por câncer, em comparação às mulheres. E esse fato está relacionado à falta de cuidados com a saúde. “Os homens procuram menos auxílio médico e acessam menos as unidades de saúde. Eles associam muito o ambiente de saúde a um ambiente feminilizado. Eles também não sabem quem procurar: as mulheres, desde cedo, têm como referência o ginecologista, e os homens não. Somado a isso, eles têm uma rotina de trabalho que acaba não sendo compatível com as unidades de saúde”, comentou a médica, lembrando que toda essa série de fatores faz com que diagnósticos de câncer de próstata, por exemplo, ocorram tardiamente.
Segundo a neuropsicóloga Tainara Mello, o senso de onipotência, de agente que precisa manter a família, que não pode demonstrar fragilidade, faz com que muitos homens não procurem ajuda médica com regularidade. “Infelizmente, todo ser humano acaba se preocupando com a saúde quando ela acaba. Tudo bem que existam piadas em torno do toque retal, mas isso não pode ser um limitador para que os homens cuidem da sua saúde", comenta a profissional, ao se referir ao exame realizado para analisar possíveis alterações na próstata, que podem ser indicativos de câncer.
Médico urologista, Leonardo Bandeira destacou que o cenário, aos poucos, está melhorando na região, e que utiliza o bom humor para tranquilizar seus pacientes. “O toque retal é um exame físico como qualquer outro. Depois que o homem realiza, percebe que aquilo que pensava não passava de fantasia, de preconceito”, completou.
Para conferir o programa na íntegra, acesse:

Na terça-feira, 23 de novembro, foi finalizada a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Same. A Unijuí foi escolhida pelos municípios de Ijuí, Bozano, Coronel Barros e Nova Ramada para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação que traçará um raio-x da educação nas redes municipais durante o período de pandemia: 2020 e 2021. O trabalho acontece por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade.
“Essa é uma avaliação diagnóstica, censitária, que envolve todos os alunos da rede municipal destes quatro municípios, desde o 2º até o 9º Ano do Ensino Fundamental. Aplicamos testes padronizados, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com o principal objetivo de avaliar e apontar elementos para o enfrentamento do processo pandêmico nos próximos anos”, explicou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que professores da Universidade, com experiência na Educação Básica e nestas áreas do conhecimento, estiveram à frente da organização da prova, elaborada a partir de matrizes conhecidas e validadas, como a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para além da prova, também foi aplicado um questionário socioeconômico aos mais de 4 mil estudantes que participaram da avaliação. “Com o retorno deste material à Universidade, nossos professores farão a análise, questão por questão, para que seja possível traçar um panorama de como foi a aprendizagem neste período. Este será um instrumento importante para os gestores municipais, para os diretores e, principalmente, para os professores, que terão informações sobre como os estudantes vão chegar em determinada série em 2022”, reforçou a reitora, lembrando que os primeiros resultados devem ser entregues no mês de fevereiro.
No dia 17 de novembro, a avaliação foi aplicada no município de Bozano, na Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber. “Na rede municipal de Bozano a aplicação foi bastante tranquila, apesar de as turmas estarem ansiosas. Estamos vivendo tempos difíceis, a educação tem sofrido muito e essa avaliação vai nos auxiliar no planejamento das ações dos próximos anos”, destacou a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Bozano, Mônica Ceccato Tonel.
Também no dia 17, as provas foram aplicadas em Nova Ramada, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I. Esse diagnóstico trará subsídios para o planejamento da Educação Básica nos próximos anos, conforme explicou o prefeito, Marcus Bandeira. “Conversamos com pais, alunos e professores e destacamos a importância de participar desta avaliação. Queremos informações sobre como estão nossos estudantes, turmas, e toda a nossa rede, para podermos corrigir os prejuízos destes 20 meses de pandemia”, apontou.
Já no dia 18 de novembro, a aplicação aconteceu em Coronel Barros, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier, onde ocorreram poucas faltas. “Os alunos estavam entusiasmados para serem avaliados. Os resultados desta prova vão ser balizadores do planejamento da educação municipal. É importante que tenhamos dados científicos para saber o que teremos que priorizar no âmbito da educação. Precisamos de políticas públicas sérias. Temos um novo professor, um novo aluno e uma nova realidade na escola”, apontou o secretário de Educação de Coronel Barros, Odilar de Vargas.
Fechando o ciclo, foram aplicadas nesta terça-feira, 23, em Ijuí, os últimos questionários do Same. Segundo o secretário de Educação, Cláudio de Souza, o Dia D, como foi chamado, será muito importante para que o município tenha uma radiografia destes dois anos de pandemia e quais as principais deficiências existentes. “Nos preparamos para esta data, para esta avaliação, e tivemos uma participação massiva dos estudantes. Teremos, com esta prova, a possibilidade de avaliar as habilidades dos nossos alunos, nestas duas áreas: Língua Portuguesa e Matemática, traçando as melhores estratégias para corrigir possíveis falhas a partir do próximo ano”, comentou.
Em Ijuí, as provas foram aplicadas nas Escolas Anita Garibaldi, Davi Canabarro, Ruy Ramos, Estado do Amazonas, Joaquim Nabuco, 15 de Novembro, Thomé de Souza, Soares de Barros, Dona Leopoldina, Deolinda Barufaldi, Eugênio Ernesto Storch, João Goulart, Joaquim Porto Villanova e Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab).
O Same atende à Resolução nº 6 do Conselho Nacional de Educação, que trouxe a orientação para que as redes municipal, estadual e federal de ensino realizassem avaliações diagnósticas para medir a aprendizagem nestes dois anos de pandemia.

De origem estadunidense, a Black Friday é um evento anual que tem se popularizado no Brasil e que busca movimentar o comércio, oportunizando aos compradores descontos especiais e facilidades no pagamento. Mas, apesar de ofertar produtos por preços acessíveis, o evento também carrega incertezas entre os consumidores, que questionam a veracidade das ofertas e os direitos que possuem, no caso do arrependimento ou de problemas na compra.
Coordenador do Balcão do Consumidor de Ijuí, o professor Joaquim Henrique Gatto chama a atenção para as compras realizadas pela internet. “O cliente precisa prestar atenção nas compras, principalmente em lojas online, para se certificar de que são sites verdadeiros e com histórico de cumprimento das ofertas”, comenta.
Segundo Joaquim, existem algumas formas para se evitar fraudes: primeiro, analisar se de fato o produto está com valor reduzido. Em caso de pagamento parcelado, realizar o cálculo do valor total a ser pago e, em caso de pagamento por boleto bancário, conferir se o beneficiário do pagamento é o mesmo que consta no boleto.
Além disso, para compras pela internet, há o direito do arrependimento - algo que nem sempre se aplica para compras realizadas em lojas físicas. “O consumidor tem direito de desistir da compra, porém, somente quando a mesma é realizada fora do estabelecimento, ou seja, pela internet, pelo telefone, a domicílio. Já quando a compra é feita em loja física, a possibilidade de devolver o produto depende da política da empresa”, explica.
O professor frisa que os consumidores ijuienses podem buscar atendimento no Balcão do Consumidor. O local também pode ser procurado por consumidores de outros municípios, desde que a compra ou contratação do serviço tenha sido feita com fornecedor de Ijuí. “Lembrando que em localidades onde não há Procon, o atendimento é feito pelo site procon.rs.gov.br”, complementa o coordenador.
Realizado como parte das atividades de extensão universitária na Unijuí, o Balcão do Consumidor está presente em Ijuí desde 2013, em Três Passos desde 2015 e em Santa Rosa desde 2018. As três unidades estão vinculadas ao projeto do curso de Direito que leva o nome de “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”.
O Balcão do Consumidor pode ser contatado pelos telefones 55 3333-0725 (Ijuí), 55 3511-5296 (Santa Rosa) e 55 3522-2122 (Três Passos).
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Na manhã desta terça-feira, 23 de novembro, o Projeto de Extensão Diálogos: Tecendo vidas sem violência de gênero, da Unijuí, retomou suas atividades presenciais. Duas oficinas foram realizadas na Escola Estadual Antônio Padilha, para cerca de 60 alunos do Ensino Médio, sobre o tema “Como construir relacionamentos sem violência”.
Conforme explica a coordenadora, professora doutora Joice Graciele Nielsson, o projeto também participa das atividades alusivas aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. Nesta quinta-feira, dia 25, às 9h, acontece uma live em parceria com a Coordenadoria da Mulher de Ijuí, com transmissão pela página da Coordenadoria no Facebook. Na terça-feira, dia 30, serão realizadas oficinas com alunos e funcionários do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab); e no dia 2 de novembro, novas oficinas acontecem na Escola Estadual Antônio Padilha.
“Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, o Projeto de Extensão Diálogos visa aproximar os estudos realizados pelo PPG da comunidade, intensificando os impactos das pesquisas realizadas na melhoria da qualidade de vida da população local”, destacou a professora, lembrando que, além de atividades de formação e prevenção à violência de gênero, também são realizadas ações junto à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em parceria com órgãos públicos e entidades, redes pública e privada de educação, na promoção de ações e projetos que buscam auxiliar na superação de todas as formas de violência de gênero.
Sob a coordenação da professora Joice, o projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Unijuí.

Até a próxima terça-feira, 30 de novembro, permanecem abertas as inscrições para os candidatos estrangeiros que desejam ingressar como estudantes regulares em cursos de Mestrado ou Doutorado na Unijuí. O prazo foi prorrogado, conforme consta no Aditivo ao Edital nº 21/2021, disponível aqui.
O edital tem o objetivo de elevar o número de acadêmicos de países com os quais a Unijuí mantém relações de cooperação, além de ampliar a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiar a formação de recursos humanos de alto nível.
Contam com duas vagas para o Mestrado e uma para o Doutorado, para ingresso em 2022, os Programas de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos. Também são ofertadas duas vagas nos cursos de Mestrado em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.
Os requisitos para inscrição são: ser cidadão de país com o qual o Brasil mantenha acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica ou relações diplomáticas; ter curso de graduação ou mestrado completo em uma das áreas de conhecimento compatíveis com o curso pretendido; compreender e ter conhecimento da Língua Portuguesa em nível suficiente para acompanhar os estudos; e ser financeiramente responsável por todas as despesas de viagem e de manutenção durante toda a estada no Brasil.
Em caso de dúvida, contate o Escritório de Relações Internacionais pelo e-mail eri@unijui.edu.br ou pelo WhatsApp 55 9 8146-1888.

Encerra-se no domingo, dia 28 de novembro, as inscrições para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, ofertada pela Unijuí e pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar). A Especialização Lato Sensu oferece 11 vagas, destinadas a profissionais das áreas de Educação Física - bacharelado (1 vaga), Enfermagem (4 vagas), Farmácia (1 vaga), Nutrição (1 vaga), Odontologia (2 vagas), Psicologia (1 vaga) e Serviço Social (1 vaga). Os selecionados irão atuar no período letivo de 2022/2024.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, neste link. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir as informações sobre sua inscrição e o boleto bancário. A taxa de inscrição é de R$ 200 e deve ser paga até o dia 29 de novembro.
A listagem com a homologação das inscrições será divulgada no dia 2 de dezembro. O processo de seleção conta com quatro etapas distintas: no dia 4 de dezembro, será realizada a prova escrita na Unijuí - campus Santa Rosa; deve ser apresentada a carta de interesse na sala da Coordenação do Processo Seletivo; e entregues as cópias dos documentos a serem pontuados na etapa de análise de títulos. A última etapa é a entrevista, que será realizada no dia 16 de dezembro.
O resultado final da seleção será divulgado até o dia 21 de dezembro. Acesse mais informações e o edital na íntegra neste link.

Foto ilustrativa: Divulgação do Vestibular Unijuí
A UNIJUÍ, através de seu processo formativo na Graduação, das pesquisas institucionais e dos projetos de extensão universitária, tem tornado os acadêmicos mais próximos da comunidade, acompanhando as mudanças e buscando desenvolver soluções para problemas ou desafios da sociedade.
No contexto da pandemia, a área da saúde tem realizado inúmeras ações que resultam em intervenções junto à comunidade, como é o caso dos projetos vinculados à pesquisa institucional “Atenção Integral à Saúde do Idoso”.
Trata-se de um estudo que acompanha idosos usuários da atenção primária, nos bairros Thomé de Souza e Pindorama, em Ijuí e que tem como objetivo avaliar as condições de saúde da população idosa e propor medidas de promoção à saúde, prevenção de doenças, assistência e reabilitação, na busca da manutenção das capacidades físicas, funcionais e cognitivas na perspectiva de uma velhice com dignidade.
Natália Carvalho, acadêmica do 10º semestre do curso de Fisioterapia, da Unijuí, desenvolve um dos trabalhos, avaliando os fatores de risco ambientais para quedas em idosos. Ela explica que as quedas são uma grande ameaça ao bem-estar deste público e podem ocasionar consequências temporárias ou permanentes, influenciando na qualidade de vida, independência e autonomia. “Nossa pesquisa conta com uma visita na residência dos idosos para uma breve avaliação na moradia, para identificar fatores de riscos ambientais para quedas. Acreditamos ser muito relevante identificar, avaliar e reconhecer esses fatores e com esse conhecimento as quedas podem diminuir, sendo esse nosso principal objetivo”, divulga, lembrando que a partir deste dados será produzida uma cartilha digital voltada aos cuidados domiciliares para prevenção.
Ainda focando na saúde dos idosos e que são usuários da atenção primária em saúde de Ijuí, o projeto denominado “Avaliação do risco de fratura por fragilidade óssea em idosos residentes na comunidade” está sendo desenvolvida pela estudante de Fisioterapia, Bruna Meiger, que também é bolsista de Iniciação Científica CNPQ. Através de um instrumento de coleta de dados que visa abordar questões quanto à presença dos fatores de risco para fraturas em idosos, a pesquisa foca no planejamento de ações de prevenção e estratégias de cuidado, conforme explica a estudante. “Com o envelhecimento ocorre a perda de massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem mais frágeis e porosos, aumentado o risco de fraturas. Estima-se que essa situação possa piorar nos próximos anos devido à tendência global de envelhecimento da população e pelo aumento da expectativa de vida. Por isso é essencial projetar estratégias e medidas terapêuticas para limitar essas consequências”.
Já a pesquisa sobre o “Programa Inovador de Exercício Multicomponente para Idosos no Espaço Domiciliar”, que integra o Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica em Fisioterapia Rúbia de Oliveira Henicka também vai auxiliar na saúde dos idosos ao oferecer uma diretriz para prescrição de exercícios físicos. Segundo ela, o programa utilizado aborda treinamentos voltados ao exercício de força, equilíbrio, marcha, flexibilidade e resistência aeróbica, por meio de exercícios cardiovasculares. “Esse tipo de intervenção tem por objetivo manter constante a capacidade funcional durante o envelhecimento e também possui eficiência para retardar o declínio cognitivo e a depressão, que é bastante frequente nessa população”, resume Rúbia.
Para saber mais sobre estes projetos que tem intervenção junto à comunidade local, ouça as entrevistas com as acadêmicas, dando o play na playlist abaixo:

Para quem desejar realizar um curso de Mestrado ou Doutorado, a hora é agora: a Unijuí está finalizando o período de inscrições para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Interessados podem acessar o endereço unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado para se inscrever ou ter acesso aos editais.
Para quem é ligado aos temas da educação escolar e superior e educação em sentido amplo, a Unijuí conta com o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, que busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação, que contribuam para a formação de educadores, desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de novembro. Há 25 vagas no curso de Mestrado e 15 vagas para o Doutorado.
Com o objetivo de utilizar a modelagem matemática para a melhoria dos processos produtivos - em especial, no setor agroindustrial da região e do país, além da formação de profissionais para atuar no Ensino Superior e em empresas, o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional conta com 25 vagas para o curso de Mestrado e 10 vagas para o curso de Doutorado. As inscrições vão até o dia 26 de novembro.
A Unijuí também está com inscrições abertas, até o dia 26 de novembro, para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, que busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica, além de alternativas e soluções de intervenção nos progressos sociais de territórios coletivamente construídos. São 20 vagas para o Mestrado e 10 vagas para o Doutorado.
Para fechar, também estão abertas as inscrições para o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, até o dia 6 de dezembro. Contando com 25 vagas, o curso busca formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar, capazes de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participando de forma crítica e reflexiva do desenvolvimento regional.
A Universidade também conta com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e Direitos Humanos, com inscrições já encerradas.
Inscrições e informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.