Fapergs anuncia mais de R$ 45 milhões em editais de incentivo à pesquisa científica - Unijuí

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) irá disponibilizar mais de R$ 45 milhões em editais para incentivar a pesquisa científica no Estado. O anúncio foi feito na segunda-feira, dia 07, pelo governador Tarso Genro, ao abrir as festividades dos 50 anos da fundação, em cerimônia no Salão de Atos da UFRGS, que comemora 80 anos em 2014.

Entre 2011 e até o final deste ano, a Fapergs terá aplicado mais de R$ 320 milhões em pesquisa científica. O valor corresponde a R$ 178 milhões de recursos do Estado e R$ 146 milhões captados de agentes públicos e privados. O número de editais também aumentará para 58 em relação ao quadriênio 2007-2010, quando 33 seleções públicas foram divulgadas, representando aplicação de R$ 62,2 milhões.

Na opinião do secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, as comemorações representam simbolicamente o renascimento da Fapergs, vinculada à pasta. Segundo Prodanov, durante muito tempo a instituição ficou em um segundo e terceiro plano. “Conseguimos um novo plano de cargos e salários, aumentamos os investimentos, ganhamos uma nova sede e estamos cada vez mais articulados com as universidades. A Fapergs renasceu para continuar apoiando do jovem cientista ao pesquisador experiente."

Editais

Além de desenvolver a ciência e a inovação, os editais oferecem bolsas a estudantes de graduação e de escolas públicas para incentivar os novos talentos da pesquisa gaúcha. Os projetos também aumentam o intercâmbio de pós-graduação, investem em projetos de professores doutores e incentivam pesquisadores a participar e organizar eventos no Brasil e no exterior.

Do total, R$ 32,8 milhões correspondem a recursos do Estado, R$ 14 milhões são do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e R$ 1,7 milhão pertence à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes). Os editais estão disponíveis para consulta no site www.fapergs.rs.gov.br, clicando no menu Editais.

Conforme destaca a assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Mari Regina Schiavo, a UNIJUÍ poderá se inserir em todos os Editais. Com relação ao incremento de bolsas nos Programas de Bolsas de Iniciação Científica (BIC) e de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (BITI), a cada ano a Instituição é contemplada com uma ou duas bolsas a mais, mas esta confirmação, por parte da Fapergs, em geral acontece no mês de junho. “Quando lançamos os editais de seleção na UNIJUÍ, ficamos contando com o mesmo número de bolsas que nos foi concedido no período anterior, neste caso, de agosto de 2013 a julho de 2014”.

Texto: Gonçalo Valduga / Assessoria de Comunicação da Fapergs
Foto 3: Caco Argemi/Palácio Piratini