Fisioterapia: o trabalho pela melhoria da qualidade de vida - Unijuí

Fisioterapia: o trabalho pela melhoria da qualidade de vida

A Fisioterapia registra um crescimento constante no mercado de trabalho devido à grande necessidade de prevenção de doenças e a busca pela qualidade de vida.

O Fisioterapeuta é um profissional capacitado para atuar na promoção e manutenção da saúde, reabilitação, prevenção de doenças e agravos. Como principais áreas de atuação estão a pneumologia, intensivismo, cardiologia, ortopedia, traumatologia, desportiva, reumatologia, neurologia, geriatria, pediatria, urologia, ginecologia, oncologia, dermato funcional e saúde coletiva.

A UNIJUÍ oferece uma qualificada infraestrutura de laboratórios e uma Clínica-Escola de Fisioterapia, amplamente equipada, proporcionando aos acadêmicos aulas práticas e estágios com atendimento de pacientes. O acadêmico realiza estágios curriculares em hospitais, APAE, Lar de Idosos, na Clínica-escola de Fisioterapia da UNIJUÍ e em Unidades Básicas de Saúde. O curso também oportuniza a participação em projetos de pesquisa e extensão, com possibilidade de realização de intercâmbios em universidades no exterior.

Outro destaque é a Unidade de Reabilitação Física de Nível Intermediário do Município de Ijuí (UNIR), que funciona mediante convênio entre a UNIJUÍ, Poder Público Municipal e Secretaria Estadual da Saúde, que recebe pacientes para avaliação, reabilitação e dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para portadores de deficiência física. A UNIR é outro importante espaço para a prática acadêmica.

Mercado de trabalho

Atualmente o mercado de trabalho exige um profissional cada vez mais conhecedor do estilo de vida moderno, sendo a saúde um fator essencial para o desenvolvimento humano. A manutenção, promoção e reabilitação, associadas às tecnologias contribuem com qualidade de vida da população. Desta forma o mercado de trabalho para o Fisioterapeuta vem sendo ampliado. O Fisioterapeuta pode atuar em hospitais, prefeituras, empresas (saúde do trabalhador), academias, spas, lar de idosos, escolas e em clubes desportivos, docência e pesquisa ou com atendimento domiciliar. Pode, ainda, ser proprietário de sua clínica ou consultório.