Vestibular Medicina: mais de 1990,86 m² destinados para a qualificação dos estudantes - Unijuí

Em 2020 uma nova turma do curso de Medicina iniciará os estudos na Unijuí. O próximo ano também será o início de uma fase do Curso. A estrutura da Universidade vai ganhar mais um elemento para qualificar ainda mais a formação dos estudantes.

As obras do prédio da Unijuí Saúde - Complexo 2 deverão ser entregues no próximo ano, momento em que se inicia também o quarto semestre da primeira turma. De acordo com a coordenadora pedagógica do Curso, professora Heloísa Meincke Eickhoff, é nesse período que se inicia a formação com o uso de laboratórios de habilidades específicas.

A estrutura do Complexo 2 será ampla e destinada ao aprendizado dos cursos da área da saúde da Unijuí, entre eles Medicina. Serão 1990,86 m² com laboratório de habilidades médicas, laboratório de simulação, salas de aula, salas de tutoria para utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, auditórios, salas de estudo e espaços para convivência, além de toda a estrutura de apoio.

Os laboratórios de habilidades contarão com instalação de recursos técnicos, tecnológicos e manequins de ensino para o uso em simulação realística e treino de habilidades. O complexo proporcionará o uso de tecnologias de informação de forma sistemática e atualizada.

Estrutura qualificada para uma formação diferenciada

Os espaços e toda estrutura planejada foram amplamente discutidos para uma formação médica qualificada. Eles contemplam os objetivos de formação propostos no projeto do Curso e são coerentes com as competências e habilidades médicas necessárias.

“O maior diferencial que vamos apresentar está nos Laboratórios de Simulação Realística e de Habilidades Médicas, onde os estudantes treinarão procedimentos médicos em manequins que simulam as reações humanas em diversas situações clínicas”, comenta a professora Heloísa. Esses manequins oferecerão realismo anatômico e funcional para o treinamento de manobras e exames.

Serão manequins de adultos e crianças para a simulação de procedimentos de urgência e emergência, intensivistas, e para exames clínicos, ginecológicos, urológicos, ressuscitação cardiorrespiratória, entubação, drenagem de tórax e pequenos procedimentos cirúrgicos. Esses laboratórios vão permitir que os estudantes desenvolvam suas capacidades técnicas e de raciocínio clínico em cenários seguros e realísticos, destacando-se o uso de metodologia de ensino específicas. O espaço está também planejado para consultas simuladas e trabalhos multiprofissionais.

Investimento em tecnologia

Ainda de acordo com Heloísa, o espaço também contará com tecnologia de ponta. “Estaremos investindo em um sistema de comunicação de alta tecnologia para viabilizar o aprendizado, possibilitando o “Debriefing”, condição em que os estudantes avaliam, orientados pelos professores, os procedimentos realizados, sendo possível analisar as dificuldades e aprimorar os conhecimentos”, comenta.

Apesar do Curso oferecer desde o início uma formação teórico-prática consistente, em laboratórios de anatomia, fisiologia, bioquímica e histologia, e experiências em locais de prática médica, a Unijuí Saúde - Complexo 2 será uma estrutura que proporcionará o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis ao exercício da profissão. “Todos os laboratórios e espaços projetados têm como objetivo traduzir uma fundamentação consistente aos estudantes, que se traduzirá em maior segurança quando estiverem em situações reais da prática médica”, finaliza a professora coordenadora pedagógica, Heloísa Meincke Eickhoff.

O curso de Medicina da Unijuí tem o compromisso com a formação de um médico com competência para atuar nos diferentes níveis de atenção, educação e gestão em saúde, com ética, capacidade crítica e reflexiva, e comprometido com a defesa da cidadania e da dignidade humana.

O vestibular

As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unijuí estão abertas até o dia 26 de janeiro de 2020. Acesse unijui.edu.br/vestibularmedicina e saiba mais sobre o processo seletivo.