Vem aí o Vestibular de Verão 2021 Unijuí com a reinvenção dos cursos presenciais de Graduação - Unijuí

Em breve todos os detalhes do processo vão estar disponíveis no site do Vestibular Unijuí.

A Unijuí prepara um Vestibular de Verão 2021 especial, com um formato novo e adaptado para os novos tempos nos cursos de Graduação. As datas já estão definidas: no dia 21 de outubro abre o período de inscrições ao processo seletivo. Para os cursos presenciais a prova está prevista para ocorrer no dia 06 de dezembro deste ano. Tendo em vista o cenário provocado pela pandemia da covid-19, a Universidade está preparada para realizar o processo de forma presencial ou totalmente online.

Os estudantes que ingressarem nos cursos presenciais em 2021 terão uma oportunidade nova em termos de Graduação, com inovações que estão se consolidando no cenário da educação superior brasileira e internacional, como os currículos por competência, modulares, projetos integrados e formação pessoal e profissional. Será a única proposta de formação universitária desta forma em toda a região Noroeste do Estado.

Os currículos da graduação - que estão sendo desenvolvidos intensamente (confira neste link) - serão estruturados para o desenvolvimento de competências. Este desafio consiste em construir arranjos curriculares, metodológicos e tecnológicos propiciadores de experiências de aprendizagem orientadas ao desenvolvimento e construção/aprendizagem de habilidades, conhecimentos e atitudes para responder a situações, conflitos e problemas característicos da vida profissional. No modelo por competências, os estudantes passam a ter aulas em módulos integrados, os quais permitem que o conhecimento seja construído em interação com os desafios próprios do campo profissional. Nessa perspectiva, envolvem um conjunto de componentes curriculares fortemente relacionados e articulados, perpassados pela necessidade de enfrentar desafios das profissões. Um site explicativo foi desenvolvido para detalhar as propostas e delinear o formato dos novos currículos de Graduação da Universidade. Acesse neste link e confira.

Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia, a formação está sendo construída visando o fortalecimento da relação com as nossas comunidades. "Os estudantes passarão a ocupar um papel ainda maior de protagonismo no processo de aprendizagem, qualificando sua formação profissional. Temos muito trabalho pela frente, mas em prol de um objetivo comum: mantermos a pertinência e a grandeza de nossa UNIJUÍ, na vida de nossa região e de nossos jovens que acreditam no papel fundamental da Educação”, observa.

O processo da nova Graduação está sendo efetivado para os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o curso de Medicina e os tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade, que seguem na lógica em que já são ofertados pela Unijuí.

Medicina

Para o Curso de Medicina, mantém-se um processo seletivo específico, com prova no dia 13 de dezembro e abertura das inscrições no dia 21 de outubro. Este processo será diferente, pois o candidato poderá realizar a prova da UNIJUÍ ou utilizar a nota do ENEM de anos anteriores, considerando que este ano, em função da pandemia, o ENEM será realizado somente no mês de janeiro de 2021. Para o candidato utilizar a nota do ENEM, ele deve ter concluído o ensino médio. Nos anos em que ele está cursando essa etapa, não valerão para a seleção ao curso de Medicina. Em breve o Edital será publicado com todos os detalhes do processo.

Modalidade EaD

Para os cursos da Modalidade EaD a Universidade mantém a organização já em andamento: o ensino é 100% online. A organização do estudo ocorre em módulos, com  três disciplinas cada, duas de 80 horas e uma de 40 horas, no entanto, alguns módulos podem possuir quatro disciplinas, sendo três de 40 horas e uma de 80 horas, totalizando 200 horas a cada módulo concluído. Uma das disciplinas tem o objetivo de integrar todos os conhecimentos trabalhados a cada módulo. Esses Projetos Integradores trabalharão a pesquisa por meio da interdisciplinaridade, proporcionando ao estudante um perfil profissional conectado com a realidade. O processo seletivo nos cursos da modalidade EaD, consideram esta flexibilidade da modalidade, ou seja, você agenda o dia e o local para realizar sua prova, totalmente online. Saiba tudo sobre o processo EaD pelo site: www.unijui.edu.br/ead