Curso de Direito promove júri simulado com estudantes da Escola Pedro Meinerz, em Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O curso de Direito da Unijuí - campus Santa Rosa, promoveu na última semana, a partir da turma de Prática Jurídica Penal, uma simulação de um julgamento pelo Tribunal do Júri com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz. A atividade foi coordenada pelo professor da disciplina, Thiago Silva, e teve o objetivo de ser uma ação imersiva para os estudantes da escola sobre a prática jurídica. 

O júri simulado foi composto pelos estudantes do curso, que participaram como réu, juiz, vítima, advogados e promotores de Justiça, e pelos alunos da escola, que formaram o corpo de jurados do caso exposto, o qual era baseado em um caso de crime verdadeiro, adaptado com nomes e locais fictícios dos envolvidos. 

O júri simulado abordou um homicídio qualificado por motivo fútil em que o réu foi acusado de matar a tiros a vítima, o qual mantinha uma relação extraconjugal com a esposa do réu. A Acusação foi realizada pelas promotoras de justiça, as estudantes Fabiane Finger e Giulia Andolhe, que pleiteou pela condenação do réu, postulando que a razão do crime foi por ciúmes da traição da vítima com sua esposa.

A Defesa, feita pelos advogados, os estudantes Felipe dos Santos e Matheus Schmitt, trouxe a tese defensiva da legítima defesa. O Conselho de Sentença, formado pelos alunos da escola, decidiu condenar o réu. A juíza do caso foi a estudante Alessandra Mainardi.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.