.jpeg)
Na última semana, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu a visita de duas turmas do Projeto Integrador do Módulo 4 do Curso de Direito da Unijuí, orientadas pelos professores Maiquel Wermuth e Marcelo Loeblein dos Santos. A atividade marcou a abertura das discussões sobre Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado, com foco inicial no tema gênero.
O grupo iniciou as atividades com uma visita guiada pelo professor Ivo Canabarro, explorando a exposição em cartaz e refletindo sobre os diálogos possíveis entre o acervo do Museu e as temáticas da disciplina. Em seguida, no auditório do Madp, os estudantes participaram de uma sessão do projeto Cinema e Direitos Humanos, com a exibição do filme O Dia de Jerusa, que foi acompanhada de debate e diálogos sobre a representação de gênero.
Segundo o professor Maiquel Wermuth, a proposta de trazer os estudantes ao Museu busca, além da discussão temática, valorizar o espaço universitário e suas possibilidades. “Queremos que eles compreendam a importância de estar em uma universidade, do quanto a nossa instituição oferece ambientes diferenciados, como o Museu, para o processo de formação. Esse contato amplia o olhar crítico e possibilita experiências que vão além da sala de aula”, destacou.
Para Iselda Sausen Feil, diretora do Museu, a presença das turmas do Direito reafirma o papel do Museu como espaço de conhecimento e de fortalecimento da relação com a universidade. “É uma alegria ver os estudantes aqui, redescobrindo o Museu como lugar de pesquisa e de reflexão. Cada visita renova em nós a esperança de que o conhecimento seja cada vez mais valorizado, e também nos desafia a pesquisar para oferecer sempre mais à comunidade. O Museu cumpre sua função quando recebe grupos como este”, afirmou.
O encontro evidenciou o compromisso do Museu em estar integrado ao meio acadêmico, reforçando sua missão de ser um espaço de diálogo, pesquisa e formação cidadã.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)