Acadêmicos de Direito da Unijuí realizam viagem de estudos a Porto Alegre - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nos dias 6 e 7 de novembro, os alunos do curso de Direito da Unijuí campus Santa Rosa participaram de uma viagem de estudos a Porto Alegre, com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento de importantes instituições do sistema de justiça e dos poderes públicos do Estado.

A programação iniciou com uma visita à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS), onde os estudantes foram recepcionados pelo defensor público Doutor Renato Munhoz. Ele apresentou as principais áreas de atuação da Defensoria e destacou o papel essencial do órgão na garantia do acesso à justiça e na promoção dos direitos humanos.

Em seguida, o grupo visitou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A recepção foi conduzida pela equipe de cerimonial do Tribunal, que apresentou a estrutura e a organização judiciária da Justiça Federal. Os alunos também puderam acompanhar sessões de julgamento, observando na prática o funcionamento do tribunal e o trabalho dos desembargadores.

No segundo dia da viagem, os acadêmicos conheceram o Memorial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde tiveram contato com uma linha do tempo que retrata a história e o desenvolvimento do Poder Legislativo gaúcho. Logo após, visitaram o plenário da Assembleia Legislativa, compreendendo melhor a estrutura física e o funcionamento do espaço onde atuam os deputados estaduais.

À tarde, o grupo participou de uma visita técnica ao Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS). A acolhida foi conduzida pela juíza auxiliar da Presidência, Viviane Pereira, e pela coordenadora da Escola Judicial Militar, Francine Feldens, que apresentaram a competência, a estrutura e as especificidades da Justiça Militar Estadual. O coordenador de comunicação do TJMRS, Marcelo Nepomuceno, explicou as ações do Tribunal na área de comunicação e redes sociais.

Durante a visita, os estudantes também foram recebidos pela desembargadora militar Gabriela John, que os recebeu em seu gabinete. No memorial do Tribunal, puderam conhecer casos emblemáticos julgados ao longo da história, além de visualizar processos físicos, provas e documentos históricos.

Para a coordenadora do curso de Direito, professora Fernanda Serrer, a atividade representa um importante complemento à formação dos acadêmicos. “Essas visitas técnicas integram as práticas realizadas no curso e proporcionam ao estudante informações e contato direto com os órgãos que compõem os poderes do Estado, em especial os tribunais que integram o sistema de justiça do país”, destacou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.