Unijuí abre inscrições para o Programa de Aprimoramento Integrado em Medicina Veterinária - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Aprimoramento Integrado em Medicina Veterinária da Unijuí, que será realizado de março de 2026 a abril de 2027. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de fevereiro, por meio do site unijui.edu.br/educacao-continuada.

O Programa de Aprimoramento tem como objetivo qualificar e aprofundar a formação dos médicos veterinários para o exercício profissional, ampliando competências relacionadas à elaboração de diagnósticos, condutas terapêuticas, técnicas anestésicas, controle e profilaxia de doenças que acometem animais. Além disso, visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, para a manutenção da saúde pública e para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região.

Para concorrer às vagas, é necessário ser graduado em Medicina Veterinária e residir no Brasil. Serão aceitos apenas profissionais graduados há, no máximo, três anos, por instituições oficiais ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Também poderão participar médicos veterinários formados em instituições estrangeiras, desde que atendam à legislação vigente e apresentem a devida revalidação e reconhecimento do diploma, conforme estabelece o § 2º do art. 48 da Lei nº 9.394/1996. Estudantes que estejam cursando o último período da graduação também podem se inscrever, porém, o ingresso será condicionado à conclusão integral das atividades curriculares.

O Programa de Aprimoramento Integrado em Medicina Veterinária possui carga horária total de 3.168 horas, distribuídas ao longo de 13 meses entre atividades teóricas e práticas. Ao concluir a formação, o profissional recebe o título de Especialista Lato Sensu, na área correspondente à especialização cursada.

O Programa oferece vagas nas seguintes áreas: três em Clínica Médica de Pequenos Animais, duas em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, duas em Anestesiologia Veterinária, uma em Diagnóstico por Imagem, uma em Análises Clínicas Laboratoriais e uma em Patologia Veterinária. Os aprovados recebem uma bolsa-trabalho correspondente a 80% do valor da bolsa de mestrado da Capes, atualmente equivalente a R$ 1.680,00.

O processo seletivo é composto por quatro etapas: prova escrita, análise de títulos (Curriculum Lattes), avaliação da carta de interesse e entrevista. Mais informações podem ser consultadas no edital disponível na página do programa.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.