
Durante o último semestre, estudantes do quarto módulo do curso de Psicologia da Unijuí desenvolveram um importante trabalho junto à Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed), com a proposta de desenvolver intervenções baseadas nas diretrizes do “Fazer do psicólogo educacional/escolar, tendo como base o ODS 4 - Educação de Qualidade, que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
O trabalho foi desenvolvido em sete escolas municipais e teve a proposta de criar espaços de acolhimento e escuta com o objetivo de valorização do trabalho do professor. Além disso, buscou criar dispositivos de interação entre pares e desenvolver atividades lúdicas para a inclusão.
Entre os principais desafios encontrados no desenvolvimento do trabalho, os estudantes identificaram a necessidade de pensar as relações entre os estudantes em diferentes etapas de ensino, além do envolvimento dos estudantes com o processo de ensino e aprendizagem. Os processos de inclusão, bem como a relação entre os professores também foram desafios trabalhados.
Conforma a professora que coordenou e orientou os grupos, Betina Beltrame, o trabalho foi importante pois colocou os acadêmicos de volta ao contexto escolar, mas desta vez próximos do campo de atuação da Psicologia. “Este é um dos possíveis locais de atuação, onde os estudantes passam a não mais olhar como quem já passou pelo ambiente escolar, mas sim como um futuro profissional, onde ele consegue ver a diversidade e a complexidade dos desafios encontrados, o que é muito importante.”