
A Clínica-Escola de Psicologia da Unijuí, em Ijuí, encerra o ano de 2025 com uma avaliação altamente positiva, marcada pela intensa atuação junto à comunidade regional e pelo fortalecimento da formação prática dos acadêmicos do curso de Psicologia. Vinculada ao curso, a Clínica oferece atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos e idosos de Ijuí e região.
Ao longo de 2025, a Clínica acolheu 42 estagiários do curso de Psicologia, que, sob a supervisão individual de professores psicólogos, realizaram aproximadamente 4.019 atendimentos psicológicos, atendendo em torno de 330 pacientes. Os números refletem a relevância do serviço prestado e o compromisso da Unujuí com o cuidado em saúde mental e com a formação qualificada de futuros profissionais.
Para além dos atendimentos clínicos, o ano foi marcado por importantes ações formativas e de integração acadêmica. Entre os destaques está a Jornada Clínica, que abordou o tema “Se o psicólogo não é meu amigo, o que ele é? Reflexões sobre ética e transferência na clínica”. Organizado pelos estagiários da Clínica, o evento contou com a participação de egressos do curso, estudantes de Psicologia e professores, promovendo reflexões fundamentais sobre a prática profissional.
A Clínica também se destacou pelas atividades formativas continuadas, como seminários, grupos de estudos e estudos de caso, além do Falas da Clínica, evento que marca o encerramento das atividades do ano e realiza o acolhimento do novo grupo de estagiários, fortalecendo o vínculo entre ensino, prática e reflexão ética. “Destacamos as atividades formativas que a clínica possibilita aos estagiários e também a importante parceria que a clínica tem construído com a rede de saúde pública, principalmente no que diz respeito ao acolhimento de pacientes”, diz a coordenadora da clínica, profª Elisiane Costantin.
Para 2026, segundo a coordenadora, a expectativa é receber uma nova turma de estagiários e dar continuidade ao trabalho desenvolvido, com a ampliação dos serviços oferecidos, a intensificação das parcerias com as redes pública e privada de saúde e a consolidação da Clínica de Psicologia da Unujuí em Ijuí como uma das referências em atendimento psicológico no município.
A Clínica-Escola de Psicologia está localizada na Rua São Francisco, nº 510, Bairro São Geraldo, em Ijuí. O contato pode ser feito pelo telefone (55) 3332-0227 (WhatsApp). Para agendar atendimento psicológico, basta entrar em contato com a Clínica e verificar a disponibilidade de horários.

A Clínica-Escola de Psicologia da Unijuí, no campus Santa Rosa, encerrou o ano de 2025 com uma avaliação extremamente positiva, marcada pelo fortalecimento do atendimento à comunidade e pela qualificação da formação acadêmica dos estudantes do curso de Psicologia. O espaço, que oferece atendimentos psicológicos a crianças, adolescentes e adultos, consolidou-se como referência regional em cuidado com a saúde mental.
Ao longo do ano, foram realizados 1.807 atendimentos psicológicos, beneficiando cerca de 130 pacientes da comunidade, com a atuação de 19 acadêmicos estagiários, clínicos em formação, sempre sob a supervisão direta de professores psicólogos. A coordenadora da Clínica de Psicologia, professora Simoni Antunes, destaca que o trabalho desenvolvido ao longo de 2025 reforça o compromisso institucional com o cuidado, a formação e o acolhimento das diferentes demandas da comunidade. “Além dos atendimentos clínicos, também desenvolvemos ações extensionistas e projetos em parceria, como o Projeto 60+, reforçando nosso compromisso com o cuidado, a formação qualificada dos estudantes e o acolhimento das diferentes demandas da comunidade”, afirma a coordenadora.
Uma acadêmica extensionista, orientada pela professora Simoni Antunes, desenvolveu uma intervenção de acolhimento e avaliação multidimensional de idosos no âmbito do Projeto 60+, realizado em parceria com o Laboratório de Atividades Físicas e Promoção da Saúde da Unijuí. A iniciativa evidencia a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com foco no cuidado integral, especialmente da população idosa.
Outro marco importante de 2025 foi a organização de um evento aberto à comunidade, que promoveu o debate sobre o Psicodiagnóstico na contemporaneidade, reunindo professores e psicólogos egressos da Unijuí. A atividade contribuiu para a atualização profissional, o diálogo com a comunidade e a valorização da trajetória dos egressos da Universidade.
Para 2026, a expectativa é receber uma nova turma de estagiários e extensionistas, ampliando ainda mais as possibilidades de atendimento e intervenção. A Clínica de Psicologia do campus Santa Rosa pretende seguir como referência regional em psicoterapia, fortalecendo projetos que acolham os sujeitos em seus diferentes sofrimentos e demandas.
Em Santa Rosa, a Clínica de Psicologia está localizada na RS 344, km 39, nº 1100, Bairro Timbaúva, sala 101, bloco B, no campus da Unijuí. O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 13h às 19h, e sexta-feira, das 7h45 às 14h.
Para informações e agendamentos, o contato pode ser feito pelo telefone (55) 3511-5295 ou pelo WhatsApp (55) 3511-5201.

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, data em que se celebra o Dia do Psicólogo, o curso de Psicologia da Unijuí promoveu sua aula inaugural com o tema “Psicologia Clínica na Saúde Pública: desafios institucionais da profissão”. O encontro aconteceu no auditório da EFA e reuniu professores e estudantes.
“Que este dia seja importante para pensarmos na nossa formação, no nosso fazer e na nossa ética. Que possamos refletir sobre o nosso comprometimento com os sujeitos que chegam até nós, independentemente da abordagem escolhida”, destacou a coordenadora do curso, professora Sônia Fengler, que na ocasião foi homenageada como paraninfa da turma de formandos.
O evento contou com a participação do psicólogo Marcos Juliano Hübner, mestre em Educação, especialista em Gestão de Pessoas e pós-graduando em Psicanálise e Análise do Contemporâneo, que trouxe sua experiência para debater o tema junto aos estudantes.
.png)
O curso de Psicologia da Unijuí realizará nesta quarta-feira, 27 de agosto, sua aula inaugural, que terá como tema “Psicologia Clínica na Saúde Pública: desafios institucionais da profissão”. O evento acontecerá no auditório da EFA, a partir das 19h30.
Para o debate, foi convidado o psicólogo Marcos Juliano Hübner, mestre em Educação, especialista em Gestão de Pessoas e pós-graduando em Psicanálise e Análise do Contemporâneo.

O curso de Psicologia da Unijuí, por meio do Estágio de Ênfase em Psicologia e Processos de Desenvolvimento Humano e Social, está oferecendo às comunidades de Ijuí e região o Grupo Laços de Vida. O grupo oferece apoio gratuito e aberto a todas as pessoas que tenham ou já tenham tido diagnóstico de câncer, estejam em tratamento, remissão ou acompanhamento, bem como seus familiares.
Os encontros, neste semestre, vão acontecer todas às quartas-feiras, em novo horário, a partir das 14h, no Prédio 60 do Campus da Unijuí (prédio da Biblioteca), Sala 242 C. Eles acontecem no formato de roda de conversa e tem como objetivo criar espaços de escuta, acolhimento e compartilhamento de histórias, promovendo laços que fortalecem a vida.
A proposta do Grupo Laços de Vida é de ser um espaço de acolhimento sem julgamentos, com sigilo, empatia e respeito, independentemente da idade, gênero, tipo de câncer ou condição financeira. Mais informações podem ser buscadas por meio do Instagram @grupolacosdevida, ou pelos contatos 98454-2286 e 99719-2003.

O curso de Psicologia da Unijuí, por meio do Estágio de Ênfase em Psicologia e Processos de Desenvolvimento Humano e Social, está oferecendo às comunidades de Ijuí e região o Grupo Laços de Vida — um grupo de apoio gratuito e aberto a todas as pessoas que tenham ou já tenham tido diagnóstico de câncer, estejam em tratamento, remissão ou acompanhamento, bem como seus familiares.
O grupo tem como objetivo criar espaços de escuta, acolhimento e compartilhamento de histórias, promovendo laços que fortalecem a vida.
Receber um diagnóstico de câncer é um momento desafiador: surgem incertezas, preconceitos, mitos, e o enfrentamento dos tratamentos, muitas vezes longos e dolorosos, afeta não só o corpo, mas também o emocional. Mesmo após o término do tratamento, durante o período de remissão, ainda é necessário lidar com o medo, a ansiedade frente aos exames e a possibilidade de recidivas.
Diante disso, o Grupo Laços de Vida propõe um espaço de acolhimento sem julgamentos, com sigilo, empatia e respeito, independentemente da idade, gênero, tipo de câncer ou condição financeira.
Se você está passando por esse momento, participe. E se conhece alguém que esteja em tratamento ou pós-tratamento oncológico, incentive essa pessoa a procurar o grupo.
Os encontros acontecem em formato de roda de conversa, promovendo trocas de experiências entre pacientes e familiares, todas as quartas-feiras, às 19h30, no Prédio 60 do Campus da Unijuí (prédio da Biblioteca), Sala 242 C — em frente à parada de ônibus. O local é de fácil acesso e não é necessária inscrição prévia. Basta chegar — todos são bem-vindos!
Mais informações pelos telefones (55) 98454-2286 e (55) 99719-2003.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.