
Para a produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o recém-graduado no curso de Design da Unijuí, Diego Mouser Pinto, decidiu unir as suas paixões — música, bateria e gestão da produção — aos desafios da profissão. Orientado pela professora Simone Lehnhart Vargas, ele desenvolveu o projeto intitulado “Desenvolvimento de uma linha de pad de estudos musicais”, no qual propôs uma solução inovadora para uma lacuna existente no mercado.
O pad de estudos é um acessório fundamental para bateristas de todos os níveis, sendo utilizado para aprimorar a técnica, ritmo e coordenação de forma silenciosa e eficiente, e foi justamente nesse segmento que Diego viu uma oportunidade de inovação.
Utilizando o Design Thinking como metodologia central, Diego aplicou diversas ferramentas ao longo do processo, como pesquisas (exploratória e desk), entrevistas com sensibilização e cocriação, além de mapas conceituais, mapas de empatia e construção de personas.
“O trabalho foi estruturado em três etapas: imersão, ideação e prototipação. Iniciei com ferramentas imersivas para compreender empaticamente o universo do público-alvo. Em seguida, elaborei ideias de produtos que respondessem a essas necessidades reais, ajustando-as tecnicamente para possibilitar sua produção em pequena ou grande escala. Por fim, desenvolvi os protótipos, desde moldes em papel até versões tridimensionais com composições finais”, explica o egresso.
Os resultados confirmaram a viabilidade e eficiência da linha de pads criada. Cada componente foi projetado com foco na funcionalidade, estética e otimização de recursos, resultando em produtos que, segundo Diego, atendem tanto às necessidades técnicas de músicos quanto às demandas do mercado musical.
Graduado, Diego já deu os primeiros passos para o lançamento da sua marca, voltada ao desenvolvimento e fabricação de produtos.
