A recém graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Betina Gruetzmann Fenner, desenvolveu em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um complexo poliesportivo e nutricional para gerar mais qualidade de vida à população e reduzir os índices de obesidade em Ijuí. O TCC recebeu o título de “Complexo Poliesportivo e Nutricional Zenith para Ijuí, RS: Mais qualidade de vida e redução dos índices de obesidade".
Conforme a egressa, a escolha do tema surgiu a partir da preocupação com o aumento nos índices de obesidade e a busca pelo emagrecimento a qualquer custo. “Tendo em vista que a redução do percentual de gordura corporal consiste em um processo lento e que exige diversos cuidados, boa parte da população acaba desistindo por não apresentar resultados imediatos, e recorrendo dessa forma, a dietas altamente restritivas, medicamentos e procedimentos estéticos, que prometem a redução de medidas e o emagrecimento de forma rápida e fácil, no entanto, colocam em risco a própria vida”, ressalta.
Betina comenta que o projeto tem como propósito o incentivo à prática de exercícios físicos e o emagrecimento de forma saudável, por meio da mudança de hábitos, disponibilizando suporte psicológico e nutricional, além de opções de alimentação saudável.
Para o desenvolvimento do projeto, a arquiteta utilizou pesquisas bibliográficas, como artigos, livros, vídeos e reportagens. Também fez o uso de relatos a partir da convivência com amigos e pessoas que sofrem com a obesidade. “Ter essa convivência foi fundamental para a compreensão das dificuldades e anseios do público alvo, e auxiliaram na tomada de decisões e nas estratégias adotadas no projeto”, detalha.
Já o processo de produção, de acordo com Betina, exigiu bastante tempo e dedicação, mas o resultado final foi gratificante. “A Arquitetura vai muito além da simples elaboração de um projeto, ela tem o poder de influenciar no comportamento e nas emoções do ser humano, através das estratégias utilizadas, da disposição dos ambientes, das cores e da iluminação. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através do desenvolvimento de espaços funcionais e acolhedores, que visam atender as necessidades dos usuários, é uma experiência recompensadora”, destaca.
Como resultados, o projeto apresentou a ideia de complexo, que possui quase 37 mil m², e localiza-se na Rua Carlos Zimpel, no bairro Universitário, em Ijuí, próximo ao Parque da Pedreira e da Unijuí. Com uma área de aproximadamente 16 mil m², distribuídos em três pavimentos, o projeto é composto por uma volumetria curva, a qual busca evidenciar o movimento das ondas, pois assim como elas movimentam o mar, o projeto tem como propósito, promover o emagrecimento, a partir do movimento do corpo humano.
O espaço possui âmbito público/privado e oferece 16 modalidades diferentes de atividades físicas, como musculação, crossfit, dança, aulas funcionais, spinning, artes marciais, pilates, ginásio de natação e futsal, uma pista para corridas e caminhadas, academia ao ar livre, além de quadras de futsal, padel, basquete, voleibol e beach tennis, todas integradas a um setor de saúde, que disponibiliza suporte físico, psicológico e nutricional e a espaços de alimentação saudáveis.
Além disso, o projeto foi desenvolvido a partir de estratégias voltadas para a sustentabilidade, como captação de água da chuva, uso de iluminação e ventilação naturais, espaço de estacionamento exclusivo para bicicletas, distribuição dos ambientes de acordo com a orientação solar e a utilização de brises que auxiliam no conforto térmico e no bem-estar dos usuários.
Após a formatura, a egressa, que durante o seu processo de formação, atuou como estagiária, tanto na elaboração de projetos, modelagem 3D e renderização quanto no acompanhamento de obras, onde colocou em prática os conhecimentos obtidos no decorrer do curso, está atuando como arquiteta e urbanista na Construtora Realize, onde estagiou por aproximadamente um ano. “Durante esse período, recebi todo o suporte necessário para meu desenvolvimento acadêmico e profissional, além de ter vivenciado experiências essenciais para o exercício da minha profissão.”
“Todo o esforço está sendo recompensado. Concluí a minha graduação com o mérito de melhor média da turma, só tenho a agradecer aos professores, em especial ao meu orientador, professor Matheus Cargnelutti, por todo o conhecimento e experiências compartilhadas, a minha família, que não mediu esforços para que esse sonho fosse concretizado, a toda equipe da Construtora Realize e a todas as pessoas que de alguma forma me auxiliaram”, completa a egressa.