Comunicação a serviço da causa: Projeto Integrador amplia diálogo sobre o autismo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda desenvolveram um conjunto de ações para a Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), para qualificar a comunicação sobre o autismo e desmistificar conceitos ainda pouco compreendidos pela sociedade. A demanda chegou aos acadêmicos por meio da plataforma Sou Mais e foi trabalhada no componente curricular, na disciplina Projeto Integrador: Criação de conteúdo e narrativas, com a orientação da professora Rúbia Schwanke, e que envolveu também outras disciplinas do módulo 3 da Comunicação.

O trabalho incluiu desde a criação de uma nova marca, planejamento de comunicação digital e desenvolvimento de site www.teamorautismo.com.br  até a produção de conteúdos educativos para redes sociais, vídeos em formato storytelling e até mesmo mascotes personalizados, pensados para representar diferentes características do espectro autista. A proposta foi oferecer não apenas materiais prontos, mas também orientações para que a associação pudesse seguir produzindo e compartilhando informações de qualidade  por iniciativa dos próprios acadêmicos.

Segundo a professora Rúbia, a experiência foi marcante justamente por unir propósito social e prática profissional: “Quando a gente trabalha em nome de causas sociais, contribuindo e agregando o nosso conhecimento da área da comunicação para somar na vida das pessoas, esse sempre é o maior aprendizado. Cada causa social, cada problema ou dor que a gente consegue auxiliar a resolver é sempre muito valoroso e um novo aprendizado. E ver o brilho nos olhos dos alunos ao desenvolver esse trabalho e o orgulho que eles sentiram do resultado final é maravilhoso. É um trabalho maravilhoso, que me encheu de orgulho como professora”.

Além de atender necessidades imediatas da associação, o projeto impactou os estudantes ao proporcionar contato direto com famílias atípicas, especialistas e realidades até então pouco conhecidas. Essa vivência prática somou técnica, empatia e reflexão sobre como a comunicação pode transformar realidades.

Para Laura Dornelles Farias Coracini, uma das alunas participantes, a vivência trouxe aprendizado técnico e sensível. “A gente acaba aprendendo muita coisa na prática, mas também aplicou bastante conteúdo de aula. Também aprendemos a trabalhar com cliente real, com prazo apertado, com trabalho em grupo,  que nem sempre é fácil, com produção de conteúdo de verdade. Mas um momento marcante foi a apresentação final, ver tudo pronto e a reação do demandante, dava pra ver que eles ficaram tocados, fez todo esforço valer a pena”.

O projeto se destacou não apenas pelo volume e qualidade das entregas, mas pela forma integrada como uniu diferentes áreas do conhecimento, alinhando estratégia, criação e tecnologia. O resultado foi um conjunto consistente de soluções que fortalece a comunicação da TEAmor e contribui para qualificar o debate público sobre o autismo,  ampliando alcance, clareza e impacto social.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.