Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação é a última meta do projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente” - Unijuí

Recentemente a Unijuí recebeu o repasse de R$ 2 milhões de emenda parlamentar para desenvolver o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. Este grande projeto tem, dentro dele, seis objetivos específicos, com o intuito de implantar, modernizar e melhorar a infraestrutura de ambientes inovadores na Universidade. Uma série de reportagens está mostrando mais detalhes de cada um destes seis itens. Confira a última Metas, de número 6 do Projeto,  "Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação".

Imagem ilustrativa.

A Meta 6 do Projeto: "Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação", pretende garantir a aquisição e implementação de toda a estrutura de apoio aos laboratórios e suporte aos equipamentos adquiridos para as demais metas do projeto.

Nesta meta serão instalados equipamentos para interconexão de rede cabeada e de Fibra Ótica, para acesso a rede de alta velocidade nos espaços dos laboratórios, a fim de garantir a qualidade na transmissão de dados. Ainda, serão instalados equipamentos para acesso a Rede sem Fio para todos os espaços internos e externos dos laboratórios previstos. A infraestrutura garantirá, também, a monitoria de segurança dos espaços dos laboratórios, com a implementação de um Sistema de Videomonitoramento IP, integrado a estrutura de segurança da Instituição para atender as metas do Projeto.

O gerente de TI da Unijuí, Dionei Fábio Buske, comenta a importância desta meta: “a implementação da Infraestrutura de apoio aos ambientes de Inovação permitirá que a realização das atividades das demais metas possa ser feita de maneira segura e com garantia de alta velocidade, confiabilidade e alta disponibilidade dos serviços necessários”, complementa o gerente.

Saiba mais sobre o Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”

O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento voltados à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.

Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.

Confira todas as metas previstas:

- META 1: Estruturação do Laboratório de Desenvolvimento de Iot: clique no link e confira

- META 2: Estruturação do Laboratório de Smart Grid. Acesse aqui

- META 3: Estruturação do Espaço de Ideação. Acesse aqui.

-  META 4: Estruturação do Espaço Coworking. Acesse aqui.

-  META 5: Estruturação da Sala de realidade aumentada. Acesse aqui.

- META 6: Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação.