Em meio à declaração de pandemia provocada pelo novo coronavírus, a educação precisou se reinventar. Como a principal medida de contenção do vírus adotada até o momento é o distanciamento social, a educação superior migrou suas atividades presenciais para o online, com atividades síncronas (mesmo horário, mesmo professor).
Com essa mudança temporária, nas últimas semanas mais de 50 projetos de lei foram protocolados em todo país nas esferas municipal, estadual e federal com propostas de redução das mensalidades dos estabelecimentos de ensino. As informações são do Departamento de Estudos Econômicos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (DEE/CADE), que divulgou na última sexta-feira (24), uma nota técnica na qual alerta para potenciais efeitos negativos desses projetos de lei.
Segundo a análise do DEE/CADE, apesar deste tipo de interferência à primeira vista ser bem intencionada, é possível que, dependendo do modo como for implantada, haja mais efeitos maléficos do que benéficos. O estudo aponta que a diminuição da mensalidade educacional pode significar, na situação mais otimista, uma diminuição temporária de custos (para os estudantes) e a redução dos salários de alguns professores (e técnicos).
Por outro lado, em um cenário mais pessimista, poderia ocorrer a falência de várias instituições de ensino privado (e comunitário) causando, por consequência, desemprego e dificuldades de realocação dos profissionais no mercado de trabalho, aumento dos gastos públicos com educação e comprometimento do orçamento destinado à saúde, bem como uma infinidade de contratempos de ordem acadêmica aos próprios estudantes.
Além dessas preocupações, o estudo ainda aponta para os riscos decorrentes de uma possível concentração de mercado no ensino superior, uma vez que estabelecimentos privados com fins lucrativos possuem maior poder de barganha.
Diante do exposto e considerando os impactos que ainda se farão sentir pelos efeitos da Covid-19, a Unijuí, a exemplo das demais universidades comunitárias do Rio Grande do Sul, reafirma sua política de procurar atender individualmente aos estudantes que comprovem dificuldades efetivas na manutenção do pagamento de suas mensalidades. Também é necessário considerar todo o esforço que a instituição vem fazendo ao longo dos últimos anos, no sentido de reduzir custos e apresentar mensalidades e possibilidades de financiamento em condições mais favoráveis aos estudantes.
A nota técnica do Conselho Administrativo de Defesa Econômica está disponível, na íntegra, neste link.
Quem é?
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, que tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência.
Quais são as suas competências?
Preventiva: analisar e posteriormente decidir sobre as fusões, aquisições de controle, incorporações e outros atos de concentração econômica entre grandes empresas que possam colocar em risco a livre concorrência.
Repressiva: investigar, em todo o território nacional, e posteriormente julgar cartéis e outras condutas nocivas à livre concorrência.
Educativa: instruir o público em geral sobre as diversas condutas que possam prejudicar a livre concorrência; incentivar e estimular estudos e pesquisas acadêmicas sobre o tema, firmando parcerias com universidades, institutos de pesquisa, associações e órgãos do governo; realizar ou apoiar cursos, palestras, seminários e eventos relacionados ao assunto.
Fonte: http://www.cade.gov.br/
No fim de semana, dias 25 e 26 de abril, uma equipe de pesquisa da Unijuí esteve a campo para dar continuidade ao estudo sobre o avanço do Coronavírus no Rio Grande do Sul, realizando a segunda etapa do estudo. O resultado oficial será divulgado pelo Governo do Estado durante esta semana.
Nesta segunda etapa do estudo foram visitados 500 domicílios em todas as regiões da cidade e realizado um teste por família, por meio de sorteio, além de questionário para o levantamento de dados complementares ao trabalho. Os resultados desta segunda etapa serão divulgados primeiramente pelo Governo Estadual e pela Universidade Federal de Pelotas, que coordenam a pesquisa.
Uma equipe de 26 pesquisadores voluntários, estudantes ligados aos cursos da área da Saúde, orientados por professores da Unijuí (DCVida) e pelo Instituto de Pesquisa e Opinião de Pelotas, realizaram as visitas. Todos os participantes foram testados nesta sexta-feira antes da ida a campo do fim de semana. Para esta rodada, ainda, os pesquisadores ganharam um reforço de segurança, por meio de doação da Criatec e empresa incubada Doled, que produziu máscaras de acrílico, as face shields. Segundo a professora Evelise Berlezi, que coordena as atividades em Ijuí, tudo transcorreu normalmente.
A pesquisa é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do RS, da Vigilância Epidemiológica e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com universidades gaúchas. O estudo será realizado em Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Grande Porto Alegre simultaneamente, com a coordenação da UFPel. Trata-se de um estudo inédito, a partir de amostragens epidemiológicas sequenciais, e que permitirá identificar a prevalência da doença por regiões, o contingente de pessoas atingidas pelo novo coronavírus, mas que não apresentam sintomas e projetar a incidência de casos mais graves e até o grau de letalidade da doença. Os professores envolvidos neste estudo pela Unijuí são: Evelise Berlezi, Matias Frizzo, Lígia Franz, Thiago Heck do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e Carlos François, do curso de Medicina.











O teste rápido aplicado pelos pesquisadores detecta a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus. Em caso de resultado positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde local.
A população das cidades pesquisadas equivale a 31% da população gaúcha. Pesquisadores foram até as casas sorteadas e coletaram uma gota de sangue de um dos moradores para realizar o teste. As próximas fases ocorrerão entre os dias 9 e 11 de maio e entre os dias 23 e 25 de maio. Serão testadas 4500 pessoas em cada fase da pesquisa.
São parceiras do projeto a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a Universidade de Santa Maria, a Universidade Federal do Pampa, a Universidade Federal do Rio Grane do Sul, A Universidade do Vale dos Sinos, a Universidade de Caxias do Sul, a Imed, a Universidade Federal da Fronteira Sul, a Universidade de Passo Fundo, a Universidade de Santa Cruz do Sul e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
O estudo tem apoio do Ministério da Saúde, da UNIMED de Porto Alegre, do Instituto Floresta e do Instituto Serrapilheira.
O ensino a distância da Unijuí oferece aos estudantes o diploma da melhor Universidade da região com excelência acadêmica comprovada pelas avaliações do Ministério da Educação. A Universidade possui conceito 4, o que é considerado muito bom.
Apesar dos cursos serem ofertados 100% de forma online, os estudantes têm acesso a mesma infraestrutura que os estudantes da modalidade presencial. Ambientes de ensino e pesquisa, laboratórios, possibilidades de intercâmbio, participação em eventos, incubação na Criatec, entre outras possibilidades.
São experiências como essas que qualificam o estudantes para o mercado de trabalho e para o mundo. De acordo com o Coordenador da modalidade de ensino a distância, professor Luciano Zamberlan, uma universidade constrói a sua marca a partir de um intenso trabalho de planejamento, oferta e desenvolvimento de cursos diferenciados.
“Um diploma da marca Unijuí representa a excelência na educação superior a partir de uma trajetória de mais de 60 anos de compromisso com a formação de profissionais com competência técnica e consciência social crítica. A presença da marca Unijuí no diploma faz uma grande diferença no mercado de trabalho, pois atesta que os profissionais que o possuem estão aptos a colocarem os seus talentos e competências a serviço das organizações e da sociedade”, comenta o professor.
A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão realizou na quarta-feira, dia 22 de abril, um novo Ciclo de Formação para a Pesquisa e a Extensão. O evento foi direcionado a estudantes envolvidos com projetos de pesquisa e de extensão, com ou sem bolsa de iniciação científica, tecnológica ou de extensão, abordando temáticas gerais de formação necessárias para o desenvolvimento de suas atividades. Nesta edição, em razão da pandemia, o ciclo foi realizado de forma online, pelo plataforma Google Meet, reunindo mais de 160 pessoas simultaneamente.
Foram trabalhadas as seguintes temáticas: “Introdução a captação de recursos através de editais”, ministrada pelo Núcleo de Assessoramento a Projetos da Unijuí e também “Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos”, pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Universidade - Criatec. Na formação, os bolsistas conheceram melhor o trabalho do Núcleo de Assessoramento de Projetos, bem como da Incubadora, no trabalho de captar recursos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação na região Noroeste.
A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local. A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Essas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada. Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.
Assumindo um papel ativo como agente de inovação, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), buscando alavancar o empreendedorismo e a inovação nas regiões onde atua, disponibiliza à comunidade acadêmica e demais pessoas interessadas em empreender o Programa “Viver Empreendedor”. O programa teve início no dia 09 de abril, quando a coordenadora da Incubadora, Maria Odete Santos Garcia Palharini, apresentou os objetivos do Programa, bem como passou orientações gerais sobre o funcionamento da Criatec. Nesse momento, salientou-se que o programa tem como foco negócios nas áreas de tecnologia, informação e comunicação, energias renováveis, automação residencial e industrial, eficiência e qualidade de energia, tecnologia de alimentos, saúde, economia criativa e agronegócio.
A partir desses objetivos serão realizados seis encontros de qualificação, com duração de duas horas cada, ministrados pela Dra. Gloria Charão Ferreira, pós-doutoranda em Desenvolvimento Regional da Unijuí. Em decorrência da situação de pandemia, os encontros estão sendo realizados via Plataforma Google Hangouts Meet, com término previsto para o mês de junho, quando os participantes inscritos já estarão aptos para o processo de incubação ou de criação do próprio negócio fora da Incubadora. Sua metodologia está assentada em encontros quinzenais, com exposição oral de conteúdos sobre o universo das startups, apresentação de cases e atividades práticas. “Ao cumprir seus objetivos, espera-se como resultado que ideias de negócio possam ser identificadas e, posteriormente, transformadas em novas empresas, cujo impacto contribua de forma ativa para a valorização do conhecimento gerado na Universidade e para o desenvolvimento socioeconômico da região Noroeste do Brasil”, observa Maria Odete.
Desenvolver ideias inovadoras e criativas é o objetivo do evento Ideathon Covid-19 promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. O evento será online e deve reunir ideias para melhorar a qualidade de vida em meio à Pandemia da Covid-19.
A maratona online para geração de ideias está com as inscrições abertas até o dia 27 de abril, segunda-feira. As inscrições são gratuitas e com foco nas categorias de Gestão e Marketing, Arquitetura e Design, Saúde e Bem-estar e Educação, para integrantes a partir dos 15 anos de idade. Há também a categoria kids.
Serão nove fases: inscrições individuais: geração de ideias, formação de equipes, mapeamento do problema, detalhamento da solução, modelagem sustentável, protipação (produto mínimo viável), testes de validações finais, apresentação final e premiações. Cada fase deve acontecer durante uma semana. A primeira acontece de 28 de abril a 05 de maio. A final irá acontecer no dia 7 de junho. Todas as equipes que apresentarem seus projetos receberão certificado de participação, e serão destacadas com certificado de premiação as 4 melhores equipes de cada categoria.
Saiba mais sobre a maratona online Ideathon Covid-19 e como fazer a inscrição neste link.
A Unijuí, desde o início da disseminação da Covid-19 no Brasil, segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde para fortalecer o enfrentamento à pandemia. Nas últimas semanas, a Universidade, por meio do Programa Sinergia e da Coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado (Sinteep), desenvolveu uma ação de solidariedade para a produção voluntária de máscaras para proteção dos técnicos-administrativos e de apoio.
A produção acontecia, inicialmente, na casa dos voluntários com materiais organizados e fornecidos pela Instituição por meio do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Posteriormente, o Sinteep realizou a contratação da mão de obra para a confecção de 200 máscaras que serão distribuídas aos colaboradores dos campi de Ijuí e Santa Rosa. No campus de Três Passos também foram entregues máscaras para os funcionários, no campus Panambi as máscaras permanecem sendo confeccionadas por colaboradores e seus familiares.
A expectativa é fornecer máscaras para atender todos os colaboradores da Instituição. A primeira produção está sendo entregue àqueles que estão exercendo suas atividades presenciais e que estão fazendo atendimento direto ao público. Gradativamente, os demais técnicos-administrativos serão contemplados.







Neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de abril, uma equipe de pesquisa da Unijuí sairá a campo, em Ijuí, para dar continuidade ao estudo sobre o avanço do Coronavírus no Rio Grande do Sul. A equipe reforça o pedido para que a comunidade atenda os voluntários e participe do estudo, que será realizado com todos os cuidados sanitários necessários.
No final de semana, na segunda etapa do estudo, serão visitados 500 domicílios e realizado um teste por família, por meio de sorteio. Este teste é rápido e demora cerca de 15 minutos para apontar o resultado. Além disso, será aplicado um questionário para o levantamento de dados complementares ao trabalho de pesquisa. Todos os pesquisadores estarão devidamente identificados e utilizando todos os equipamentos de proteção individual necessários para se realizar a coleta com segurança e tranquilidade.
Nesta sexta-feira, dia 24 de abril, no campus da Unijuí, a equipe realizou uma capacitação, coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Opinião de Pelotas. Composta por professores pesquisadores vinculados ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida), o trabalho também contará com a participação de 25 estudantes dos cursos de Graduação da área da saúde da Universidade. Todos os participantes foram testados nesta sexta-feira antes da ida a campo do fim de semana. E, para reforçar a segurança, a equipe de pesquisa recebeu uma doação da Criatec e empresa incubada Doled, que produziu máscaras de acrílico, as face shields.
A pesquisa é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do RS, da Vigilância Epidemiológica e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com universidades gaúchas. O estudo será realizado em Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Grande Porto Alegre simultaneamente, com a coordenação da UFPel. Trata-se de um estudo inédito, a partir de amostragens epidemiológicas sequenciais, e que permitirá identificar a prevalência da doença por regiões, o contingente de pessoas atingidas pelo novo coronavírus, mas que não apresentam sintomas e projetar a incidência de casos mais graves e até o grau de letalidade da doença.
Os professores envolvidos neste estudo pela Unijuí são: Evelise Berlezi, Matias Frizzo, Lígia Franz, Thiago Heck do Mestrado em Atenção Integral à Saúde e Carlos François, do curso de Medicina.













Confira como foi a primeira etapa do estudo neste link.
O Rizoma podcast também detalhou a pesquisa, confira o programa na íntegra:
Confira como foi a adaptação da Universidade neste momento de isolamento social.
A Unijuí possui um Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai), que tem como objetivo atender estudantes com diversas necessidades educacionais especiais, como transtorno do espectro do autismo, distúrbios de aprendizagem, deficiências, altas habilidades e alunos que necessitam de escuta psicológica sobre problemas acadêmicos. Com a necessidade de isolamento social e a migração das aulas para o ambiente digital, o Naai precisou também encontrar alternativas para auxiliar os estudantes a acompanhar as aulas de forma online.
A intérprete de Libras da Unijuí, Vivian Claudy Pires, explica como atualmente são atendidos cinco estudantes surdos, dos cursos de Educação Física, Design e Arquitetura e Urbanismo: “as aulas pelo Google Meet estão sendo gravadas pelos professores e enviadas para os intérpretes, fazemos a tradução, inserimos a janela de Libras no vídeo e encaminhamos para os alunos”. Segundo ela, quando há atividades de orientação ou assessoramento é utilizada uma sala "paralela" à aula, ou seja, os estudantes acessam as duas salas, e numa delas é feita a interpretação e a mediação entre professor e aluno.
“No início tentamos fazer isso diretamente, na mesma sala de aula com todos os alunos, mas com a alteração das janelas e por vezes a instabilidade na rede, vimos que ocorria a perda de conteúdos e a dificuldade em comunicarmos entre todos. Cada caso é um caso, cada aula ou atividade é única, por isso estamos sempre avaliando o andamento das aulas e adaptando a forma de proceder, dependendo da dinâmica adotada pelo professor e das atividades que serão desenvolvidas no dia”, destaca. Como os demais colegas, eles também tiram dúvidas com os professores usando whatsapp e e-mail, às vezes nesses momentos também recebem auxílio com a interpretação de vídeos e de questionamentos e respostas entre um e outro.
A intérprete relata que no início foi um pouco complicado para todos, mas os desafios foram sendo superados. “Buscamos por programas que tivessem essa ferramenta de edição (sobreposição da janela de Libras) e aprendemos como utilizá-los. Nas aulas com atividades mais práticas fazemos a interpretação simultaneamente em outra sala do Google Meet, já que nesses momentos geralmente as explicações são mais sucintas e assim podemos interpretar mais devagar, para os alunos poderem ter uma melhor visualização. Além disso, foram realizadas reuniões online também com os professores desses estudantes e a coordenação do Naai para fazer os ajustes necessários e alinhar as ações”, relata.
O período tem sido de experiências e aprendizados. “Foi preciso adaptação para trabalhar em outra modalidade, para aprendermos a utilizar ferramentas novas e, como todos que estão em home office, empregar um pouco mais de tempo para conseguir atender toda a demanda. Estamos nos dedicando para que esse momento seja de aprendizado para todos e para que a acessibilidade linguística seja garantida nos espaços da Universidade (também no online). Estamos contando com a colaboração e a consciência coletiva de que a acessibilidade não é uma opção, mas uma necessidade e um dever, cremos que aos poucos vamos construindo esse ambiente nas diversas áreas da Unijuí. Ainda temos muitos aspectos que precisam ser trabalhados, mas esse é nosso objetivo enquanto Naai, de que os espaços, tanto físicos quanto online, sejam acessíveis a todas as pessoas, para que com autonomia elas possam também viver, aprender e transformar, tendo suas especificidades respeitadas e atendidas”, defende.
Descortinando o universo do cotidiano. Este é o lema do podcast da Unijuí e Unijuí FM, o Rizoma, que traz convidados para debater temas importantes da atualidade. E como não poderia deixar de ser, desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, o programa tem acompanhando as principais questões do tema, trazendo informações relevantes e debates sobre a temática e temáticas tangentes.
Nesta quinta-feira, o mais recente debate foi ao ar, ao vivo na Unijuí FM e já disponível nas plataformas de streaming, tratando sobre a situação da Pandemia na América Latina:
Resumo deste episódio: o Coronavírus se espalha pelo mundo em uma velocidade assustadora. Na América Latina não é diferente e todos os países da região já possuem casos, alguns já se encontram em situação grave. Para além dos efeitos nefastos em termos sanitários, o Coronavírus provoca também um estrago econômico e social, acentuado em razão da profunda desigualdade na maioria dos países do continente. Segundo a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), a pandemia impacta as economias por meio de fatores externos e internos, cujo efeito conjunto levará a pior contração que a região sofreu desde 1914 e 1930. Segundo as últimas estimativas, está prevista uma contração regional média de -5,3% para 2020.
Para debater a situação da América Latina foram convidados os professores da Unijuí, Enio Waldir da Silva, doutor em sociologia, com atuação no Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e Jaeme Callai, docente no curso de História. Este episódio também conta com depoimentos vindos da Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e Paraguai.
A pesquisa que mapeia o avanço do Coronavírus
A pandemia de Coronavírus tem mudado radicalmente nossas vidas. Para evitar novas infecções, medidas sanitárias mais rígidas e isolamento social ditam o cotidiano em grande parte do planeta, enquanto cientistas e governos ganham tempo para ampliar estruturas de saúde e buscar um tratamento aos doentes. E, para guiar as decisões neste cenário perigoso e nebuloso, uma pesquisa com a população está em desenvolvimento no Rio Grande do Sul por diversas universidades, públicas e privadas. O objetivo é mapear o avanço da doença.
Evolução do cenário da pandemia, aulas online e regras que alteram questões trabalhistas
Neste episódio mostramos a situação da pandemia de Coronavírus na região noroeste do Rio Grande do Sul, que tem os primeiros casos já confirmados. Que cenário se projeta a partir disto? Nesta edição, mostramos um pouco como estão as aulas na Unijuí, que seguem de forma online. Além disso, discutimos pontos sobre as Medidas Provisórias 927 e 936, que alteram emergencialmente uma série de questões na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Como a ciência e a sociedade encontram-se em tempos de pandemia
Seguindo a programação especial em função da pandemia do Coronavírus, o Rizoma traz a participação do professor do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí, Thiago Heck, que também é um dos coordenadores do Programa de Mestrado em Atenção Integral em Saúde. Ele faz um apanhado das pesquisas que estão sendo realizadas sobre pandemias, inclusive do Coronavírus. Participa do programa também o prefeito de Ijuí Valdir Heck que fala do decreto de flexibilização das restrições do comércio, e do posicionamento do presidente Jair Bolsonaro frente à pandemia. Além disso, o Rizoma da quarta-feira, 1º de abril, traz relatos de estudantes da Unijuí de outros países, que enfrentam aqui, em Ijuí, longe de sua terra natal e famílias, as angústias e restrições impostas pelo Covid19.
Coronavírus: relatos da vida em tempos de pandemia mundo afora
Estudantes e egressos da Unijuí que estão realizando atividades acadêmicas e profissionais em diversos países relatam a situação do Coronavírus mundo afora. Relatos da quarentena, como os governos estão agindo diante da pandemia. Confira!
Coronavírus: dúvidas e orientações!
Há 15 dias, o Rizoma colocou no ar uma edição sobre o Coronavírus. De lá para cá já temos um cenário completamente diferente, com um grande aumento no número de casos, medidas graves e urgentes para conter a contaminação em todo o país, e até mortes confirmadas. O momento exige cuidado, responsabilidade e senso de coletividade. É hora de todos, juntos, enfrentarmos este grave problema de saúde pública. A Unijuí e a Unijuí FM abrem novamente espaço para a divulgação de informações sobre este novo Coronavírus. O que devemos fazer? E principalmente o que não fazer?
Coronavírus: a situação no Brasil
O Coronavírus chegou ao Brasil. Com diversos casos já confirmados no país, existe apreensão sobre a possibilidade do novo vírus se espalhar pelo resto do país, afinal, as distâncias entre diferentes lugares se encurtaram muito nas últimas décadas. E, para além das questões que preocupam na área da saúde, inclusive com óbitos, o Coronavírus também já afeta economicamente o mundo, causando perdas enormes, principalmente no setor industrial, que é muito dependente da China.
Encontre o programa nestas e outras plataformas:
Anchor: https://anchor.fm/unijui
Spotify: https://open.spotify.com/show/1IRioL1Czuj4EAaiagf2En
Deezer: https://www.deezer.com/br/show/516072
ITunes: https://podcasts.apple.com/br/podcast/rizoma/id1479888719?l=en
TuneIn: https://tunein.com/podcasts/Arts--Culture-Podcasts/Rizoma-p1250524/
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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